NEOWRK
 

Como é possível reduzir os custos com limpeza em 40%?

Especialista em planejamento e desenvolvimento, Fabio Yamashita, compartilha case de sucesso e fala os desafios da profissionalização de serviços no Brasil.

Por Natalia Gonçalves

Como é possível reduzir os custos com limpeza em 40%?
A limpeza não pode ser tanto faz. Durante a pandemia de Covid-19, houve uma grande valorização do setor de limpeza profissional, onde foi possível compreender, por exemplo, a importância das técnicas e produtos específicos para a desinfecção de superfícies. Contudo, para Fabio Yamashita, head de planejamento e desenvolvimento o na GMO Facilities, essa mudança não foi o suficiente.

Embora o mercado de limpeza movimente bilhões de reais ao ano, a profissionalização ainda é uma realidade distante. De acordo com a última pesquisa realizada pela Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp), a indústria de limpeza movimenta R$100 bilhões ao ano. Ao mesmo tempo, são poucas as empresas de serviços que oferecem a limpeza profissional.

Segundo Fabio, atualmente qualquer um pode abrir uma empresa de limpeza, sendo ainda uma consequência do pouco entendimento da importância desse setor. “Hoje, qualquer pessoa com conhecimento em limpeza doméstica começa a empreender nesse mercado. Limpar o chão de uma fábrica ou escritório com um pano e rodo ainda é uma realidade”, afirma o especialista.

“O que se nota hoje no mercado é o foco no gerenciamento das pessoas e não das técnicas de limpeza. Infelizmente, a essência para qual as empresas são contratadas está se perdendo. Quando o cliente terceiriza uma atividade, ela busca uma empresa com expertise na área”, completa Yamashita.

Para essa realidade mudar, é necessário olhar para as culturas das empresas, tanto de contratantes quanto de prestadores de serviços. De um lado, conforme Fabio, as prestadoras de serviços devem buscar os conhecimentos tanto em gestão como na técnica – treinando e capacitando seus colaboradores operacionais, inclusive de executivos; e do outro, os tomadores de serviços, devem cobrar cada vez mais a profissionalização.

Em uma das empresas onde Yamashita analisou a limpeza, foi realizado um trabalho com o departamento de recursos humanos, como ele destaca. Na época, ele mesmo elaborou o material de conscientização de consumo de materiais de higiene. “A limpeza profissional proporciona, além de redução de custos, melhoria na performance do serviço, maior vantagem competitiva, diferenciação no mercado e inovação”, diz.

Neste sentido, Fabio aponta que a mudança de perspectiva sobre limpeza pode trazer benefícios para os profissionais envolvidos, mas também para as empresas, pois uma das consequências da limpeza profissional é a otimização de recursos. “Já fui em empresas em que o cliente estava usando 24 itens de materiais e produtos de limpeza, quando era possível usar apenas um”, lembra.

Como responsável por planejamento e desenvolvimento, Yamashita realiza o levantamento técnico junto as empresas contraentes. Nesse processo, é realizado o estudo de tempo padrão da limpeza e de consumo de materiais de higiene. Em um dos estudos realizados, ele percebeu o consumo elevado dos materiais com possibilidade de redução de 40%.

“O trabalho de conscientização ocorreu junto com o pessoal da fábrica, em vestiários, e do administrativo. Houve a colagem de algumas etiquetas no banheiro, então passou, justamente, para essa mudança de cultura”, lembra. A empresa citada contava com cerca de mil funcionários, mas gastava mais de R$261 mil com papel higiênico e toalha.

A área de planejamento e desenvolvimento atua tanto no comercial, em visitas técnicas, na inteligência de mercado e no desenvolvimento de novos negócios, quanto no operacional, na padronização de processos, na elaboração de projetos de inovação e na formação técnica dos colaboradores. 

Para Yamashita, é importante que as empresas de limpeza ao buscarem a melhor solução para o cliente: "primeiro entenda o negócio dele, sua atividade-fim, seu posicionamento de marca, o mercado que ele está inserido, seus valores e sua missão. E em segundo lugar, identifique que tipo de valor que a limpeza poderia agregar em seu negócio e, por fim, como especialistas na área, adotem as melhores práticas".


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


TEMON

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP