19º Congresso InfraFM
 

Maior shopping de Londrina reduz emissão de carbono em mais de 200 toneladas, saiba como

Projeto também trouxe economia de mais de R$1 milhão para administradora.

Por Mateus Murozaki

Otimização no uso de energia em shopping centers

Foto: Divulgação

O Catuaí Shopping Londrina é o maior shopping center do município paranaense, com 57.350 m² de área bruta locável. É administrado pela Allos, administradora brasileira de shopping centers que conta com 62 empreendimentos nas 5 regiões do Brasil.

Parte essencial de sua estratégia é o compromisso com a sustentabilidade, com ações que contam com a contratação de energia limpa em 83% de seus edifícios, a recuperação de 27.663 toneladas de resíduos por meio de processos como reciclagem e compostagem e a utilização de mais de um sistema de captação de água em 77% dos shoppings.

Em 2020, com a pandemia e o menor fluxo de pessoas, a administração do Catuaí buscou maneiras de reduzir os custos operacionais, o que levou a um investimento em um projeto de redução de energia elétrica. O apoio veio por parte da Johnson Controls, que realizou um estudo de eficiência energética utilizando do sistema de climatização e dados históricos.

“As análises, fundamentadas no uso dos dados existentes, com nosso algoritmo de controle e otimização do sequenciamento de equipamentos na CAG, indicaram a possibilidade de redução do consumo, a princípio, em até 12%”, comenta Fernando Gonçalves, gerente de soluções digitais da Johnson Controls.

Otimização de energia elétrica em shopping centers 2

Foto: Divulgação

O projeto foi implementado em três fases. Inicialmente, foi feita a automação da central de água gelada. Em seguida, automação dos fancoils de áreas comuns do shopping, com instalação de controladores inteligentes e sensores de temperatura e CO2. Por fim, a implantação de Central de Operações Remota, responsável por mediações de performance e monitoramento remoto das principais variáveis. Em dois anos, redução no consumo de kWh atingiu uma média de 30%, o que se converteu em uma economia financeira de mais de R$1 milhão.

Em média, o novo projeto também representa uma redução de 106 toneladas de carbono por ano, assim como uma melhoria térmica para lojistas, público visitante e prestadores de serviço. Willian Freneda, gerente de operação da Allos, afirma que a Johnson Controls se mostrou uma das melhores parceiras e que sua tecnologia abarcada para automação foi um grande diferencial nos resultados.





Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Valdireni Crippa

Mais lidas da semana

Operações

Como a indústria pode se beneficiar das novas tecnologias?

Facility Managers da Bosch e Eurofarma compartilham cases de otimização e eficiência energética no RL Conecta.

Carreira

Nova especialista em FM da Raízen começou a carreira em alimentação

Conheça a trajetória de Aline Cardoso Amá e garanta insights sobre transição de carreira.

UrbanFM

Por que pensar na experiência do usuário? De biblioteca a planejamento urbano

Como arquitetura impacta o comportamento humano para além das paredes dos prédios. Garanta insights sobre projetos personalizados e criação de espaços urbanos de alta qualidade.

Operações

Como um pequeno dispositivo pode acabar com ruídos operacionais e prever afastamentos

Novas soluções podem revolucionar o mercado de Facilities Services.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

25 anos de inovação em FM e minha caminhada com a InfraFM

Aleksander Correa Gomes, Facility Manager na IBM, compartilha como entrou para o universo de FM.

Revista InfraFM

Um caminho gratificante e desafiador em 24 anos na CBRE

Alessandro do Carmo, General Director na CBRE, compartilha desafios da jornada de mais de duas décadas em multinacional.

Revista InfraFM

O Facilities Management como meio de cuidado e de segurança aos pacientes

Alexandre Abdo Agamme, gerente de Infraestrutura do Hospital Edmundo Vasconcelos, fala sobre experiência no segmento hospitalar.

Revista InfraFM

Como a escuta ativa das equipes eleva o desempenho de FM acima dos números

Ana Paula Cassago, especialista em Facility e Workplace Management na JLL, destaca importância da formação de lideranças no setor.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP