PARTICIPE DA EDIÇÃO HISTÓRICA DO CONGRESSO INFRAFM
 

Como Hospital das Clínicas planeja ampliar a capacidade de atendimento?

Gestora de Facilities fala sobre o novo Centro de Controle Operacional e a estratégia para a otimização das operações da instituição.

Por Natalia Gonçalves

Hospital das Clínicas: qual foi a solução encontrada para atender mais de um milhão de pacientes por ano?

Foto: Divulgação/ Daniel Nascimento



Com soluções de ponta que contribuirão para uma gestão através de dados, o Centro de Controle Operacional (CCO) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) foi inaugurado recentemente. Planejado para permitir maior agilidade operacional na tomada de decisões, o CCO será utilizado para a otimização da gestão de manutenção e higiene hospitalar.

Segundo Rita de Cássia Peres, gestora de Facilities do hospital, o CCO permitirá a antecipação de problemas. Devido a possibilidade de monitoramento em tempo real, a equipe de Facilities conseguirá evitar interrupções ou falhas que comprometam o dia a dia da instituição.

Foto: Divulgação/ Daniel Nascimento 


Anualmente, o Hospital das Clínicas atende cerca de um milhão de pacientes, tendo como grande desafio a otimização de processos internos para ampliar a capacidade de atendimento e qualidade clínica. Com o novo CCO, as equipes de higiene hospitalar irão registrar, via dispositivo móvel, a execução de todas as atividades em cada ambiente, o que permitirá uma gestão digital online e trará mais eficiência e agilidade.

Através desta mudança, espera-se a otimização do fluxo de liberação de leitos, dos centros cirúrgicos e das demais áreas críticas. Em relação à operação de infraestrutura hospitalar, equipamentos ligados a missão crítica do Hospital serão monitorados remotamente através da coleta contínua de diversos parâmetros.

O CCO foi desenvolvido e estruturado pela Onet Brasil, empresa responsável pelo setor de higiene hospitalar e manutenção do Hospital das Clínicas. “Esse novo formato operacional trará agilidade e maior eficiência aos nossos times, além de promover uma sinergia ainda maior entre as equipes de higiene e manutenção, que possuem muita interação no dia a dia e devem caminhar lado a lado”, comenta Pedro Lyrio, CDO da Onet Brasil.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Afinal, onde estamos quando o assunto é workplace?

Mais lidas da semana

Workplace

Tem pingue-pongue, mas cadê o Wi-Fi?

A experiência do usuário é a nova rainha do escritório

Mercado

Minimercados autônomos ganham espaço no corporativo e oferecem vantagens para FM

A implantação dos minimercados não exige investimento por parte da empresa

Mercado

JF 300 traz arquitetura contemporânea, eficiência e bem-estar no coração do Itaim Bibi

Quando o terreno desafia, a arquitetura responde e entrega beleza e inteligência em cada metro quadrado

Carreira

Como pertencer ao presente e comandar sua história, afinal já somos tudo o que precisamos ser

Grupo de Mulheres de Facilities & Real Estate celebra o mês da Mulher com encontro inspirador e histórias de transformação

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP