PARTICIPE DA EDIÇÃO HISTÓRICA DO CONGRESSO INFRAFM
 

"O Facility Manager é o pai e a mãe da empresa", afirma Diego França

Com implementação de 10 filiais Brasil afora no currículo, profissional compartilha desafios de liderança e planejamento.

Por Natalia Gonçalves 

"O Facility Manager é o pai e a mãe da empresa", afirma Diego França

​Devido a trajetória no exército militar, uma das maiores dificuldades de Diego França era liderar no ambiente corporativo. No início da carreira como Facility Manager, ele compreendeu que a função demandava de habilidades muito diferentes de um auditor. Para o profissional, ocupar o cargo de liderança se assemelha a ser "um prefeito da empresa", pois é necessário liderar para todo mundo. Distante do ambiente militar, que é mais rígido e com mais regras, ele sentiu a necessidade de buscar uma especialização.

Diante da variedade de cursos para líderes, Diego escutou da gestora de Facilities do Grupo GPS, onde trabalhou entre 2007 e 2008, que cursar artes cênicas seria uma melhor opção. No teatro, ele melhorou como se expressava, pois compreendeu como as pessoas respondem de diferentes formas ao mesmo estímulo. "Algumas pessoas gostam de feedbacks mais firmes, outras não. Algumas gostam de feedback toda semana, outras uma vez ao mês. Aprendi no teatro a compreender o lado do outro", comenta.

Além disso, ele aprendeu a tomar decisões equilibradas. "O Facility Manager é o pai e a mãe da empresa. Se eu deixo um filho feliz e o outro triste, não estou sendo o melhor pai, então tenho que equilibrar essa questão. Acredito que as pessoas são o ativo mais importante dentro das empresas, por isso, até hoje, entendo a liderança como um dos maiores desafios da área", ressalta.

Mesmo com planejamento detalhado, imprevistos acontecem

"O Facility Manager é o pai e a mãe da empresa", afirma Diego França

Foto: Divulgação


​A experiência de quase vinte anos em FM, contribuiu para França perceber a área como um sistema integrado de serviços, sendo essencial para o profissional pensar no macro, desde o bem-estar no ambiente de trabalho até a contração de serviços. Desta forma, o planejamento se faz essencial no dia a dia, como um fator determinante para a realização de projetos simultâneos - uma realização que Diego destaca no currículo.

"Na MDS, implantei 10 filiais Brasil afora. A gente saiu de 600m² para 2000m², sempre com obras que duravam mais de 55 dias", lembra. Contudo, mesmo com o planejamento detalhado e com a estipulação de atrasos, imprevistos acontecem. Certa vez, o não cumprimento de prazo, levou Diego a utilizar a criatividade e "colocar a mão na massa".

"O fornecedor falou 'amanhã as luminárias estão aí para fazer a instalação'. Estava tudo certo, era só grampear a suspensa industrial. Um dia depois do combinado, quando questionado pelo atraso, o fornecedor respondeu que só poderia entregar quatro dias depois. A vontade era de sentar e chorar, mas liguei para o arquiteto responsável e disse que só tinha uma solução", conta. A única forma de atender ao prazo de entrega, encontrada por Diego, foi realizar a instalação das luminárias por conta própria.

"Pegamos o caminhãozinho da construtora, fomos ao depósito de material de construção e compramos barras em U vazadas na lateral. Compramos também o LED adequado, os arames de rosca e as fontes. No estacionamento, pintamos as barras de preto fosco, colamos os LEDs e o eletricista finalizou. Depois de entregue, informei que precisaríamos trocar, mas a diretoria gostou do resultado. Até hoje, elas estão no local", completa. O projeto aconteceu em 2018, mesmo ano em que Diego foi reconhecido como funcionário do ano, com apenas dois anos na empresa. 


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Afinal, onde estamos quando o assunto é workplace?

Mais lidas da semana

Workplace

Tem pingue-pongue, mas cadê o Wi-Fi?

A experiência do usuário é a nova rainha do escritório

Mercado

Minimercados autônomos ganham espaço no corporativo e oferecem vantagens para FM

A implantação dos minimercados não exige investimento por parte da empresa

Mercado

JF 300 traz arquitetura contemporânea, eficiência e bem-estar no coração do Itaim Bibi

Quando o terreno desafia, a arquitetura responde e entrega beleza e inteligência em cada metro quadrado

Carreira

Como pertencer ao presente e comandar sua história, afinal já somos tudo o que precisamos ser

Grupo de Mulheres de Facilities & Real Estate celebra o mês da Mulher com encontro inspirador e histórias de transformação

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP