Por Léa Lobo
Nossas jornadas individuais e coletivas nos trouxeram até aqui, celebrando o tema do ano com entusiasmo. Fortalecemos o mercado e conquistamos feitos excepcionais em 2022 e 2023. Enfrentamos desafios, mas abraçamos oportunidades, orgulhosos das realizações notáveis. A Abrafac lançou a certificação profissional, seguindo padrões internacionais da Família de Normas NBR Piso 41.000, consolidando nosso compromisso com a excelência. Alcançamos a Classificação Brasileira de Ocupação (CBO), reconhecendo oficialmente os profissionais de Facilities Management. A mudança para Associação Brasileira de Property, Workplace e Facilities Management reflete nosso propósito de catalisar o desenvolvimento frente a mercados, governo e sociedade”, disse Irimar Palombo, Presidente da Abrafac ao dar boas-vindas aos congressistas.
Como entidade oficial do setor desde 2004, a ABRAFAC se dedica a promover o mercado por meio de eventos, premiações, debates e certificações, mantendo-se alinhada às normas NBR ISO 41.000.
A InfraFM marcou presença no evento, onde foram destacadas palestras sobre:
1. Sustentabilidade Corporativa: Exploração da comunicação e ESG nos ambientes corporativos e seus efeitos em escritórios.
2. Energia Eficiente: Estratégias para redução de custos elétricos e aumento da competitividade através do mercado livre de energia.
3. Visão Futura: Análise das tendências em Facility Management no setor público.
4. Avanço Profissional: Importância da Certificação Profissional ABRAFAC para o crescimento na carreira.
5. Benchmark Internacional: Experiências globais em modelos de contratação para Facility Management.
6. Reconhecimento Profissional: Discussão sobre a conquista do CBO e novas oportunidades para profissionais de Facility Management.
7. Desenvolvimento Técnico: O papel vital dos estudos técnicos para profissionais e mercado.
8. Padrões Globais: Caminho para a certificação ISO 41001:2020 em Facility Management.
9. IA no Facility Management: Impactos e tendências da Inteligência Artificial, com destaque para o Generative AI & ChatGPT.
10. Real Estate: Uma análise profunda de mercado, negociações e documentações.
11. Excelência Reconhecida: Apresentação dos vencedores dos prêmios “Melhores do Ano 2022” ABRAFAC e “Global FM Platinum 2023”.
12. Desafios do BIM: Exploração dos obstáculos enfrentados ao utilizar a Modelagem de Informação da Construção (BIM).
13. Mobilidade e Gestão: Transição da gestão tradicional de frotas para uma abordagem centrada na mobilidade.
14. Facilities em Indústrias: Discussão sobre gestão de facilities específica para ambientes industriais.
15. Vigilância Constante: Importância e técnicas de monitoramento contínuo.
16. No painel sobre “O Futuro da Profissão”, Marúsia Feitosa, Gerente de Real Estate & Workplace Solutions da Lenovo, e Moacyr E. A. da Graça, Professor Doutor da Escola Politécnica da USP, ofereceram valiosos insights.
Marúsia Feitosa: Seis meses de progresso ou 6 meses de desculpas
A gestão de facilities requer um vasto conjunto de habilidades. Globalmente, a International Facility Management Association (IFMA) lista 11 competências essenciais para os profissionais de FM, desde sustentabilidade até comunicação, performance e qualidade. A relevância destas competências é reforçada pelo programa de certificação CFM, voltado a profissionais que demonstram expertise em todas elas.
No Brasil, a Abrafac oferece uma certificação semelhante, a C11FM. Apesar de ambas as certificações compartilharem algumas competências, outras são específicas, refletindo a realidade do mercado brasileiro.
Marúsia destaca que, além das competências mencionadas, existem outras subcompetências que tornam a profissão mais complexa e diversificada, como gestão de contratos e saúde ocupacional. Além disso, o tipo de ambiente que um profissional gerencia influencia diretamente nas habilidades necessárias.
No entanto, a rápida evolução da tecnologia e a digitalização representam um novo desafio e oportunidade. Os avanços da inteligência artificial e ferramentas tecnológicas têm o potencial de revolucionar a gestão de facilities. Marúsia vê essas mudanças como chances de melhorar a gestão, monitoramento e controle de informações, tornando os processos mais ágeis e sustentáveis.
O Fórum Econômico Mundial prevê que 60% dos trabalhadores precisarão de requalificação até 2027, com 44% das habilidades sendo atualizadas. O relatório também indica que habilidades interpessoais, ou soft skills, como pensamento analítico e criativo, serão cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho.
Por fim, apresentou três sugestões para o profissional do futuro:
1. Saúde e Bem-estar: O profissional precisa manter-se saudável, equilibrando saúde física e mental.
2. Humanidade: Estabelecer relações de confiança e manter a sensibilidade. Pessoas estão no centro da gestão de FM e isso não deve mudar.
3. Curiosidade: O aprendizado constante é essencial, dadas as inovações tecnológicas e transformações do mercado.
A reflexão final da palestrante é clara: o futuro é construído com base nas ações presentes. Daqui a seis meses, os profissionais terão avançado ou apenas acumulado desculpas?
Prof. Dr. Moacyr E. A. da Graça: Gerenciar lugares que geram experiências significativas
A discussão central aborda a relevância de compreender a essência do Facility Management (FM) e seu papel no contexto atual e futuro. O foco primordial do FM é a relação entre pessoas e lugares, o que representa a sua essência. Qualquer desequilíbrio nesta relação pode levar a complicações na gestão de Facilities. Para compreender profundamente o FM, é necessário entender:
O Usuário: Saber quem são, o que querem e suas necessidades é crucial. A experiência do usuário é central e, muitas vezes, as suposições sobre o que o usuário quer podem ser erradas.
Psicologia do Espaço: É vital reconhecer como os espaços impactam as pessoas e como as pessoas interagem com eles. Existe a necessidade de identificar atividades, atributos físicos e concepções para garantir a eficácia de um espaço.
Usabilidade e Servibilidade: É importante assegurar que um espaço não apenas sirva às pessoas (servibilidade) mas também seja eficazmente utilizado por elas (usabilidade).
Tecnologia: A integração tecnológica é essencial, com uma ênfase no espaço físico, no comportamento das pessoas e no espaço digital.
Desenho de Serviços: Os serviços devem ser co-criados com os usuários, enfatizando a experiência deles e a influência nos comportamentos.
Normas e Desafios Futuros: Há uma antecipação para a norma ISO 41.015, que tratará da influência no comportamento. Esta norma pode ser um divisor de águas no FM.
Para Moacyr da Graça, para o sucesso contínuo no FM, é imperativo que os profissionais da área compreendam profundamente a relação entre pessoas e espaços e utilizem a tecnologia e as práticas mais recentes para otimizar essa relação.
É crucial manter-se atualizado e criativo no contexto do moderno Facilities Management. Conectar as pessoas e criar espaços de interação é fundamental, assim como o design do prédio da Apple, que foi criado para promover encontros entre os funcionários. A aprendizagem contínua, abrangendo hard skills e soft skills, é essencial para a evolução, assim como o ato de doar e realizar trabalhos voluntários.
A dinâmica do trabalho tem se alterado, com o Facilities Management passando de um local único para uma rede de lugares. Esses locais agora estão categorizados em espaços organizacionais, públicos e privados. A gestão adequada é vital para evitar o caos, considerando a variedade de ambientes de trabalho, como casas, praias e até veículos de transporte como trens e aviões.
A qualidade ambiental se tornou mais importante após a pandemia, com foco em prédios saudáveis. Mudanças nas terminologias, como de “conforto térmico” para “saúde térmica”, indicam essa mudança de perspectiva.
Um ponto central é a gestão de mudanças. Para os profissionais modernos de Facilities Management, é crucial entender e gerir as mudanças. O Facility Manager do futuro deve estar atualizado sobre pessoas, lugares, processos, normas, tecnologia e educação.
Tecnologia, embora fundamental, é apenas um meio para melhorar os processos. Porém, traz consigo desafios como sobrecarga de informações e obsolescência rápida.
O Facility Manager tem como principal responsabilidade gerir locais, assegurando que as interações das pessoas com o ambiente construído sejam experiências positivas. A importância dos lugares em nossas vidas é imensa, como evidenciado pelas memórias associadas a locais específicos.
Por fim, para ilustrar a importância intensa da relação das pessoas com os lugares que geram experiências significativas, o professor comentou o significado da letra da música “In My Life” dos Beatles, escrita por John Lennon e Paul McCartney. Essa canção reflete as memórias e pessoas que marcaram a vida de Lennon, mencionando vários locais e momentos que foram significativos para ele. “In My Life” é uma das músicas mais emblemáticas dos Beatles e frequentemente é considerada uma das melhores canções de todos os tempos.