O que não tem manutenção vira capex

Antonio Cociolito Netto, da Temon Serviços, destaca sua trajetória de sucesso na engenharia de manutenção e operação de sistemas prediais.

O que não tem manutenção vira capex

Fundada em 2002, a Temon Serviços emergiu como um líder na engenharia de manutenção e operação de sistemas prediais de alta complexidade. Sua trajetória no mercado é caracterizada pela capacidade técnica e operacional, focando na satisfação dos clientes e na busca por inovação.

Recentemente, Antonio Cociolito Netto, Diretor Executivo da empresa, conversou com a InfraFM sobre a adaptabilidade da Temon Serviços em tempos de desafios, sobretudo durante a turbulência de 2020. Com a transição inesperada para o trabalho remoto e a incerteza global, muitos setores viram uma queda no mercado. No entanto, a Temon provou ser resiliente, especialmente nas regiões nobres de São Paulo. A empresa detém impressionantes 75% da ABL da região da Faria Lima e administra a manutenção de metade dos maiores prédios da metrópole, com presença também no Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Salvador.

2023 mostrou-se promissor com um crescimento de 23% nos primeiros sete meses, apesar das adversidades. Cociolito Netto atribui parte desse sucesso ao software proprietário da Temon, o “Sistemon”, do uso de Realidade Aumentada e do investimento contínuo em tecnologia. Projetado especificamente para a gestão de ordens de serviço, gestão de consumos e operações, o software é o resultado de feedbacks da equipe operacional, tornando-o não apenas intuitivo, mas também altamente funcional. Ele vem equipado com recursos de GPS, reconhecimento de voz e geração automática de relatórios mensais.

Com o software, a empresa proporciona uma experiência sem precedentes para seus clientes: solicitações em tempo real, acompanhamento de serviços e relatórios transparentes. Essa transparência, juntamente com a precisão dos dados, solidificou a reputação da Temon como uma das lideranças em seu setor.

Mas como toda empresa em expansão, a Temon enfrenta desafios. A busca por mão de obra qualificada é uma constante, por isso mantém uma área para treinar e capacitar a equipe da operação. Enquanto algumas empresas veem a formação de colaboradores como um custo, a empresa vê como um investimento. Além disso, a legislação rigorosa significa que a capacidade de treinar adequadamente muitas vezes é superada pela velocidade de crescimento da empresa.

A evolução do mercado imobiliário também trouxe novos desafios. Com a tendência de edifícios corporativos agora pertencendo a donos individuais ou fundos, a manutenção adequada nunca foi tão crítica.

Sabe-se que o que não tem manutenção adequada vira Capex. A falta de manutenção adequada se converte em gastos futuros substanciais para o proprietário. A negligência nos cuidados de hoje representa investimentos significativos no futuro, e essa conta recai unicamente sobre o dono do imóvel, e não sobre o condomínio. Portanto, priorizar uma manutenção de qualidade é uma abordagem estratégica para evitar despesas maiores no longo prazo.

Compreender essa perspectiva do proprietário é crucial. Eles desejam preservar seu patrimônio efetivamente. No diálogo com esses proprietários, ressaltamos nossa posição: a Temon possui um legado marcante no mercado, construído ao longo dos anos, o que nos confere grande credibilidade.

Em uma época de constante reinvenção, a Temon Serviços está à frente, adaptando-se e superando obstáculos. E com a determinação e visão de Antonio Cociolito Netto e sua equipe, o futuro parece brilhante para essa empresa pioneira.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Operações

Como Centro de Distribuição da Unilever conquistou LEED Platinum

Confira quatro práticas da multinacional e garanta insights sobre gestão sustentável.

UrbanFM

"São Paulo é uma máquina de geração de tempo perdido", afirma professora da USP

Entenda quais são os desafios para implementação de novos caminhos na capital paulista.

Mercado

Brasil ultrapassa os 2,5 milhões de sistemas solares fotovoltaicos em casas

Inversores híbridos são os mais indicados para as regiões Norte e Nordeste

Carreira

David Douek fala sobre pioneirismo na construção sustentável brasileira

Empresário percebeu mudança no setor imobiliário ao final dos anos 2000. Confira entrevista exclusiva sobre construção de carreira, especializações em Green Buildings e práticas sustentáveis.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Legado para os brasileiros e para o planeta

Diretor Executivo do Centro de Serviços Compartilhados da Globo compartilha insights sobre inovação.

Revista InfraFM

Center Norte investe em expansão, novas tecnologias e certificação ISO 41001

Em entrevista exclusiva, equipe de Facilities Management e de Projetos da Cidade Center Norte fala sobre desafios do processo de modernização.

Revista InfraFM

Por qual ângulo devemos enxergar as fazendas verticais?

Conceito chamou a atenção na metade da década passada, mas a empolgação vingou?

Revista InfraFM

Novo escritório da Sabesp aposta em espaços abertos e integrados

Saiba como o projeto atende novas demandas, com espaços para descompressão, reuniões rápidas e informais.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP