Black Friday - Congresso 2025
 

Jornada de 4 dias: nível de felicidade dos colaboradores aumentou em 43%

Com redução da semana, Vockan é a primeira empresa brasileira a se vincular à instituição 4 Day Week.

Por Vockan

O modelo de trabalhar quatro dias por semana, tendo a oportunidade de manter salário e benefícios, tem sido discutido globalmente e tem se tornado um exemplo de flexibilidade. A possibilidade de ter mais dias de descanso tem atraído o desejo dos colaboradores que buscam maior equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Antenada com esse movimento, a Vockan implantou esse novo modelo e já colhe bons resultados. De acordo com pesquisa realizada com os colaboradores participantes do projeto, o aumento geral da satisfação - que engloba gestão do tempo, saúde física e mental, realização de tarefas pessoais, entre outras - foi de 54%, antes do projeto piloto, para 70%. Com relação à percepção sobre a qualidade de vida, cresceu de 57% para 86%.  

O programa teve início em novembro do ano passado com a área de suporte, que presta atendimento aos clientes no Brasil e fora do país, além de dar apoio para toda a rede de consultores da empresa, representando 50% da equipe administrativa da companhia. O estudo ainda mostra que o índice sobre o nível de felicidade dos colaboradores aumentou em 43%, enquanto o de produtividade em 23%.

O projeto da semana de 4 dias nasceu a partir do desejo da liderança da Vockan, que implementou, desenvolveu e criou suas próprias metodologias. Para Fabrício Oliveira, CEO da empresa, o novo regime de trabalho foi tão bem-sucedido que o programa deve ser expandido até o final do ano para outras áreas. "A produtividade permaneceu alta com um aumento no bem-estar da equipe, foco do trabalho e comprometimento, mantendo o alto nível de entregas para os clientes", analisa o executivo. "Os funcionários relataram uma variedade de benefícios relacionados à qualidade de vida, níveis de estresse, vida pessoal e saúde mental", complementa. 

Jornada de trabalho de 4 dias: nível de felicidade dos colaboradores aumentou em 43%

Após a implantação da jornada de 4 dias de trabalho, a Vockan se filiou à 4 Day Week Global, organização sem fins lucrativos, sediada na Nova Zelândia. Assim, passou a ser a primeira empresa brasileira a se vincular à instituição global, que busca, principalmente, novas formas de trabalho, sem alterações de salário e benefícios. A primeira ação da Vockan junto a esta comunidade internacional acontece em abril, acompanhando a experiência de planejamento e implementação junto às empresas portuguesas que acabaram de iniciar o teste piloto.

Para Oliveira, essa filiação diz muito sobre o mindset da empresa e posicionamento sobre o futuro do trabalho. "Somos uma companhia jovem, recém-lançada no mercado, mas com vasta experiência no segmento de tecnologia. Por isso, sabemos da importância de um ambiente corporativo que prioriza a flexibilidade e valoriza o equilíbrio entre vida pessoal e profissional", enfatiza. Com o novo programa, o foco da empresa também está na retenção de talentos e atração de novos profissionais.

O sistema de trabalho na Vockan é híbrido, sendo recomendável um dia na semana no formato presencial para integração dos times. Para a equipe de suporte que já aderiu à semana de quatro dias, os finais de semana podem ser prolongados, podendo escolher entre a sexta-feira ou a segunda-feira como dia de descanso.  


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
Acertos no Workplace Satisfaction

3 grandes acertos quando falamos de workplace satisfaction, a exemplo de como avalia-se os app dando uma nota para o atendimento.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP