Black Friday - Congresso 2025
 

Novos projetos e entregas sustentáveis

Entregas de novos espaços da Agibank, Portobello Shop, Huawei e a recertificação do Centro de Pesquisa e Inovação da LOréal e Pinacoteca.

Por Léa Lobo

Agibank deve inaugurar 20 novas lojas ainda em 2023

Foto: Divulgação

Agibank deve inaugurar 20 novas lojas ainda em 2023

Fundado em Porto Alegre e, atualmente, com sede em Campinas/SP, o Agibank conta com quase 900 lojas no Brasil, distribuídas em todas as cidades com mais de 100 mil habitantes, pretende inaugurar 20 unidades em cidades menores nos próximos meses.

Totalmente cashless e paperless, as lojas do Agibank não seguem o padrão das agências dos bancos tradicionais. “Além de proporcionarem uma experiência totalmente digital e assistida, elas não possuem portas giratórias com detectores de metais e filas, por exemplo. Buscamos eliminar qualquer obstáculo de acesso e oferecemos um ambiente próximo e convidativo para facilitar o relacionamento com as pessoas”, explica Glauber Correa, CEO da companhia. As lojas contam com atendimentos específicos e uma abordagem mais próxima e humana, que permitem aos nossos consultores identificarem quais canais de atendimento fazem mais sentido para cada perfil de cliente.

Portobello shop inaugura loja sustentável modelo

Foto: Divulgação

Portobello shop inaugura loja sustentável modelo

A Portobello Shop dá mais um passo importante para a consolidação de suas práticas ESG, com a inauguração (15/2/23) da primeira loja construída com os critérios Leed Platinum, a Portobello Shop Jardim Social, em Curitiba. A unidade é um piloto do projeto Ser + Sustentável = Compromisso, que envolve os esforços do Portobello Grupo em torno de um ciclo mais sustentável, que vai desde a extração da matéria-prima até o varejo. 

As escolhas de arquitetura da loja tiveram impacto positivo no melhor aproveitamento dos recursos naturais. A construção foi limpa, utilizando materiais que possuem declaração ambiental e conteúdo reciclado, além do uso de madeiras certificadas com o selo FSC (Conselho de Manejo Florestal), certificação florestal que valida produtos oriundos de bom manejo ambiental. Para reduzir as ilhas de calor na unidade foram utilizados produtos de alta refletância nas áreas externas, como a pavimentação mais clara e o telhado branco. Além disso, 100% dos resíduos da obra foram desviados de aterros sanitários e reaproveitados corretamente.

O projeto, a obra e a operação seguiram premissas, parâmetros e critérios LEED Retail, para garantir o funcionamento sustentável da unidade, o que inclui diversas ações, como o uso eficiente de água, com ações como o duplo acionamento de descarga dos vasos sanitários e captação e reutilização de água da chuva - espera-se com isso uma redução de 76% do consumo de água potável na loja. Outra medida importante é a instalação de bicicletários para colaboradores e clientes, vagas para veículos eficientes e com carregador elétrico. Além disso, a unidade será um hub da rede para ações com foco em ESG também para a comunidade, como encontros e palestras.

Romael Soso, CEO da Portobello Shop, explica que a loja própria será referência para outras unidades da rede, que já conta com quase 150 lojas pelo Brasil, entre próprias e franquias. Para tornar toda a rede mais sustentável, estão previstas ações como a criação de manual para o franqueado com diretrizes alinhadas ao projeto. O objetivo é inspirar as lojas a seguirem protocolos de sustentabilidade, para serem adotadas no dia a dia, com ações como reutilização de água e economia de energia elétrica, entre outras. 

Prédio idealizado por Niemeyer recebe escritório da Huawei

Foto: Divulgação

Prédio idealizado por Oscar Niemeyer recebe escritório da Huawei

Com vista para a orla de botafogo, a Starq tirou partido do prédio idealizado por Oscar Niemeyer para projetar o novo escritório da gigante da tecnologia Huawei na cidade do Rio de Janeiro, que é uma multinacional Chinesa e líder global de soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), possui escritórios em mais de 170 países e regiões, além de diferentes estados do Brasil.

Para este projeto, os arquitetos aproveitaram o prédio, idealizado por Oscar Niemeyer, para criar espaços que pudessem ser aproveitados no escritório. Um dos destaques do projeto é a vista privilegiada que funcionários e clientes da Huawei têm do Cristo Redentor.  O escritório já possuía amplas áreas colaborativas e abertas, onde a iluminação natural e as belas paisagens já eram aproveitadas por todos. Seguindo curvas que foram inspiradas nas ondas do mar, criou-se espaços para realizar reuniões, em que é possível compartilhar a tecnologia Huawei com os clientes.

Em sua materialidade, o projeto mistura elementos de tons quentes (como a madeira e a vegetação) e frio (caso das pedras e metais). Essa solução deixa o ambiente aconchegante, mas sem perder a modernidade. Segue ainda as diretrizes da marca em cores, texturas e mobiliário, mas os arquitetos tiveram abertura para, em alguns lugares, criar soluções diferenciadas e mais “nacionais”. O maior desafio do escritório da Huawei, foi desenvolver um projeto original seguindo diretrizes tão restritas do manual do cliente. Além disso, era importante trazer interesse para área interna do imóvel, uma vez que a vista externa é muito atrativa.

centro de pesquisa e inovação da loréal no brasil obtém a recertificação

Foto: Divulgação

Centro de pesquisa e inovação da Loréal no Brasil obtém a recertificação

O Centro de Pesquisa e Inovação da LOréal, no Rio de Janeiro, Innova, conquistou a recertificação Leed Platinum. A empresa tinha sido certificada pela primeira vez, na categoria Operação e Manutenção em 2019. Além disso, ela também possui a certificação Leed Gold na categoria Building Design e Construction, alcançada em 2018. 

A recertificação reforça os compromissos da LOréal com o seu programa de sustentabilidade, o LOréal Para o Futuro, que possui metas ambiciosas até 2030. Mesmo já tendo obtido o reconhecimento anteriormente, a empresa avançou ainda mais em indicadores importantes, com foco em projetos de otimização da gestão de resíduos para aumento de reuso e reciclagem de materiais; redução do consumo de água; e indicadores de experiência dos colaboradores na unidade. 

“É muito gratificante podermos dizer que o local onde nascem boa parte dos nossos produtos e inovações também está focado na sustentabilidade, não apenas na concepção dos produtos em si, mas também em sua estrutura e em sua operação. Tudo só foi possível graças ao empenho e a cooperação de cada um dos nossos colaboradores. Isso mostra o alto nível de cultura de sustentabilidade de todos”, diz a gerente de Campus do Centro de Pesquisa e Inovação da LOréal, Maria Eduarda Figueiredo.

Os colaboradores estão no centro não só por sua importância para o negócio, mas também pela busca incansável da LOréal de promover cada vez mais seu bem-estar. Nesse sentido, os resultados também foram muito bons, dentro da certificação Leed. O Centro de Pesquisa obteve 19 dos 20 pontos possíveis dentro do indicador de “Experiência Humana”.

Em 2019, quando recebeu o Leed Platinum pela primeira vez, o prédio da LOréal foi o primeiro do Rio a conquistar essa certificação internacional. A unidade foi também o primeiro laboratório de pesquisas do Brasil — e o primeiro da empresa no mundo — a alcançar este reconhecimento mundial.

Reconhecido pelo organismo certificador com um importante benchmark de sustentabilidade e liderança na transformação para alcançar cada vez mais resultados em práticas na temática, a equipe de gestão de Campus do Centro de Pesquisa da LOréal foi convidada a participar de fóruns e publicações regionais e internacionais ligados à divulgação de empreendimentos sustentáveis.

O Centro de Pesquisa & Inovação fica na Ilha de Bom Jesus, ao lado do Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi construído levando em consideração diversos parâmetros de sustentabilidade, dentre eles toda a biodiversidade do entorno. Um exemplo é o Jardim Filtrante, responsável pelo tratamento das águas residuais dos laboratórios e centros de avaliação, e é composto por representantes da flora brasileira, em harmonia com a natureza da região.

Pinacoteca de São Paulo abre novo museu de arte

Foto: Divulgação

Pinacoteca de São Paulo abre novo museu de arte

A Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, celebrou a abertura da Pinacoteca Contemporânea para o público, no dia 4 de março. A população ganhou um novo espaço sustentável e acolhedor, integrado aos outros dois edifícios do museu – a Pinacoteca Luz e a Pinacoteca Estação. Com o terceiro prédio, a Pinacoteca de São Paulo se torna um dos maiores museus de arte da América Latina, com um total de 22.041 m², e potencial para receber até 1 milhão de visitantes por ano.

O projeto, assinado pelo escritório Arquitetos Associados, foi pensado para ser integrado ao centenário Parque da Luz e aos bairros do Bom Retiro e da Luz. A construção da Pinacoteca Contemporânea foi possível graças a uma composição de recursos entre o Governo do Estado de São Paulo, que investiu R$ 55 milhões, e de patrocinadores privados captados pela Organização Social Associação Pinacoteca Arte e Cultura – APAC, que acompanharam as obras desde sua fase inicial. A Família Gouvêa Telles foi a investidora de R$ 30 milhões, sem uso de lei de incentivo.

“Localizado ao redor de uma grande praça, aberto ao parque e à livre circulação do público, o edifício promove o encontro e o diálogo, de forma acessível e inclusiva, fomentando a diversidade, a educação e a sustentabilidade. O novo espaço complementa os outros dois edifícios da Pinacoteca através de uma arquitetura permeável e acolhedora, e reflete o espírito de integração social presente em todos os programas desenvolvidos pelo museu, favorecendo a experimentação da arte contemporânea”, explica Jochen Volz, diretor geral do museu.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
4 day week: uma nova realidade?!

Cofundadores da 4 Day Week Global, Charlotte Lockhart e Andrew Barnes, trazem pesquisa sobre jornada de trabalho de 4 dias, ao invés de 5 dias por semana.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP