Expo 2025 - Credenciamento
 

Gestão profissional de instalações logísticas

Ricardo Mois Baracat, Head da Praxis Property/Haus Gerenciamento e a importância do gerenciamento de instalações logísticas e industriais.

Por Ricardo Baracat

Ricardo Mois Baracat

O setor de logística tem sido um dos mais estratégicos para o desenvolvimento econômico do país e as obras de expansão continuam com os grandes players do setor para atender, por exemplo, a demanda do e-commerce. Do outro lado, temos os demandantes a procura de galpões com melhor qualidade de instalação e com uma operação eficiente e que seja capaz de acomodar produtos secos, eletrônicos, alimentícios, farmacêuticos etc. com o melhor custo-benefício e com soluções diferenciadas para suas demandas, que atualmente incluem práticas de ESG para assim competir no mercado logístico.

Cientes dos desafios atuais, players do setor focam em estruturar estratégias para aprimorar as soluções e serviços prestados com frequentes investimentos em inovação tecnológica. E o gerenciamento profissional desses equipamentos logísticos complementam esse ecossistema.

Quero pontuar que sou um grande defensor de que os ocupantes/locatários de galpões logísticos devem exercer os benefícios financeiros e operacionais de locarem áreas em parques logísticos ao invés de galpões onde são monousuários, pois quanto maior o centro logístico, maior o volume de empresas para ratear os custos de tudo isso, diminuindo o tamanho da despesa para cada um. Isso porque, financeiramente, são diversos os serviços onde a contratação é rateada entre todos os ocupantes/ locatários do condomínio logístico, tais como os serviços de segurança, portaria, manutenção de sistemas de segurança, manutenção de sistemas de combate a incêndio, limpeza de reservatório de água, jardinagem, limpeza da área externa (comum), manutenção preventiva de cobertura, entre outros, além da própria administração condominial para gerenciar tudo isso. Claro que o galpão com perfil monousuário é uma opção para determinadas estratégias de negócio.

Enquanto administradores de espaços logísticos, acreditamos que os benefícios operacionais nos galpões condominiais são ainda mais impactantes que os financeiros, pois é necessário tranquilidade para ter um gerenciamento correto, que pode minimizar e muito as contingências com segurança, incêndio, limpeza e conservação, espaços adequados para carga e descarga de produtos etc. Enfim, na prática, isso significa garantir a boa gestão de todos os serviços condominiais, da área externa ou da área comum, para que os ocupantes/locatários se preocupem apenas com sua operação e com seu negócio.

Outro ponto importante que quero destacar é que a maioria dos gestores não fazem de fato um check-list de “move-in” e “move-out” quando da entrada e/ou devolução de seus galpões. Assim, destaco aqui nove caminhos que devem ser observados, para minimizar os riscos na hora da devolução do imóvel logístico: Conhecer o Laudo de Vistoria de Entrada (move in); Definir um responsável pela manutenção dos itens apresentados no Laudo; Criar um check-list de verificação Mensal; Contratar Vistoria Técnica Periódica; Desenvolver parceiros de qualidade para executar as manutenções; Se comunicar com o Proprietário pontuando as manutenções no decorrer do contrato; Iniciar reparos com antecedência de 6 meses da entrega do imóvel; Solicitar Vistoria de Entrega (move out) com 1 mês de antecedência da entrega do imóvel; e evidenciar formalmente a entrega da área.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
De pessoas para pessoas

Um espaço com gestão sustentável de suas instalações pode ser atrativo, organizado, inovador e, se bem gerido, responsável por atrair e manter talentos.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Congresso 2025 - Políticas de Aquisição

Mais lidas da semana

Operações

Carregamento de veículos elétricos em condomínios divide opiniões

Como equilibrar os custos e as preocupações dos condôminos de forma justa e transparente. Leia artigo exclusivo.

Carreira

Fábio Pace Adamo assume Real Estate Management da Volvo

Com mais de 20 anos de experiência, profissional assume gestão em nível nacional.

Mercado

Soluções de economia de água com o fim do desconto da Sabesp

Tecnologias e estratégias inovadoras tornam sustentável o consumo de água.

Workplace

Pinterest transforma escritório em oportunidade de novos negócios

Daiane Silva, Workplace Manager da multinacional, fala sobre gestão focada em clientes externos e cultura flexível.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Diversidade de ideias no 10º Fórum InfraFM Hospitais & Ambientes de Saúde

Evento abordou sustentabilidade, cases de sucesso, otimização de gestão e outros temas em voga no setor.

Revista InfraFM

Guardiões do movimento

Assegurando o bem-estar dos colaboradores ao longo dos 14 mil quilômetros de ferrovias, que cortam nove estados brasileiros.

Revista InfraFM

Oportunidades e inovações no World Workplace 2024 da IFMA

Transformando o setor de FM com foco em tecnologia e sustentabilidade

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP