Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Experiência e networking é igual a resultados por colaboração empresarial

Grupo de empresários da ERN Negócios movimentou entre seus membros associados mais de R$ 2,13 milhões em 2022.

Experiência e networking é igual a resultados por colaboração empresarial

Foto: Divulgação

Por Léa Lobo

Cenário econômico adverso, aumento da concorrência, mudanças no comportamento do consumidor. Todas são variáveis que têm desafiado o dia a dia de empresários, independentemente do segmento em que atuam. Para superar esses e outros obstáculos, enquanto buscam o sucesso no desenvolvimento de seus negócios, um grupo de empresários de Alphaville, em Barueri-SP, aposta no networking.

Liderado pelo empresário, e presidente do grupo, Raphael Bello, o ERN Negócios (Endless Referral Network) conta com a participação de 21 companhias de diferentes setores, cujos líderes se reúnem semanalmente, todas às quintas-feiras, para viabilizar conexões. Além disso, recebem a participação de outros empresários convidados pelos membros do grupo -- só em 2022, foram 32 participações do tipo. Nas reuniões, muito mais do que negócios o grupo troca suas “dores de gestão”, comuns na vida quase sempre solitária de muitos empresários brasileiros.

Um esforço e dedicação que tem gerado bons números, inclusive em faturamento. Ao longo de 2022, o ERN foi responsável pela geração de 426 indicações de oportunidades para seus membros, que, juntas, resultaram em 264 negócios fechados. Ao todo, essas negociações movimentaram mais de R$ 2,13 milhões, no mesmo período. 
Os números registrados em 2022 pelo ERN, em termos de negócios fechados entre seus membros, representaram um aumento de cerca de 25% sobre a média dos volumes obtidos nos dois anos anteriores, marcados pela pandemia da COVID-19, o que representa uma tendência de recuperação gradual da economia, na opinião de Raphael Bello.

Para o executivo, o ano de 2023, com apenas dois meses, já aponta para um crescimento exponencial estimado acima de 100%, em função de novos negócios fortes que começaram a ser registrados no grupo neste curto período.

Segundo Raphael Bello, o segredo do grupo de empresários e empresárias (apenas, proprietários de empresas), está no “poder da reciprocidade genuína, dividir para multiplicar”. Para o presidente, é por meio do compartilhamento de ideias, estratégias, expectativas e experiências profissionais que os associados têm superado as dificuldades para crescer. “Conseguimos criar aqui um ambiente de cooperação, com foco no desenvolvimento coletivo”, ele explica.

E, para que tudo funcione, há uma metodologia na seleção para a inserção de novos empresários no ERN Negócios, cujo indicador do tempo de permanência no grupo é de uma média de 5 anos. Na gestão, Raphael conta com o apoio de um Conselho Consultivo, composto por: Roberto Geraldo, da Marcenaria São Pedro; Carol Coelho, arquiteta de interiores; Felipe Saul, da GoSIM; Eliézer Mota, da Genux Consulting e Luiz Cesar Giagio, da Estação Férias. Todos os profissionais que acreditam no poder do empreendedorismo e na capacidade da colaboração para o crescimento conjunto.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking