Por Léa Lobo
A maioria de nós que trabalhamos, temos objetivos educacionais, profissionais e familiares, que normalmente andam juntos e nos desdobramos para trilhar uma jornada que nos orgulhe, sem perder de vista a nossa saúde e o bem-estar. Sabemos que acomodar tudo isso traz desafios diários, mas a disciplina, a paixão e a gestão do tempo, com inteligência emocional, normalmente nos permitem conciliar e alcançar esses objetivos, priorizando o que precisa ser feito na hora certa.
E os profissionais de todos os gêneros que atuam em FM também, tem um desafio adicional na gestão do tempo, em função das características e particularidades da função para “equilibrar seus pratos”. E para conhecer um exemplo dessa jornada, convidamos Rogério Martins Pollauf, gerente de Facilities Corporativo da Votorantim Cimentos, que é uma empresa de materiais de construção e soluções sustentáveis com mais de 12 mil empregados. O portfólio de materiais de construção vai além de cimentos e inclui concretos, argamassas e agregados. A companhia também atua nas áreas de insumos agrícolas, gestão de resíduos e coprocessamento. As unidades da Votorantim Cimentos estão estrategicamente próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e presente em dez países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Luxemburgo, Marrocos, Tunísia, Turquia e Uruguai.
Rogério Martins Pollauf é formado em Arquitetura e Urbanismo e com MBA em Gestão de Projetos. Trabalha há mais de 20 anos, sendo 15 deles nas áreas de Facilities e Arquitetura. Iniciou carreira na área de FM na empresa DEDIC-GPTI. Ao longo dos anos subsequentes, trabalhou em três grandes empresas de diferentes setores: Telefônica, Accenture e há 07 anos está na Votorantim Cimentos. Em todas as empresas, onde desenvolveu sua jornada profissional, atuou liderando equipes na área de FM e tendo desafios diferentes, devido ao setor de negócio e sua complexidade. É casado há 20 anos com a Silviane e com dois filhos – Breno e Enzo que são PcD´s e a principal inspiração de vida do casal Pollauf, que tem como principal hobby passear e estar sempre juntos em família. Acompanhe nossa conversa:
Há 07 anos, quando chegou na empresa, quais eram os desafios?
Cheguei na Votorantim Cimentos em fevereiro de 2016. Meu desafio foi implementar a área de Facilities Management na companhia. O foco inicial foi levantar todas as informações relacionadas aos Facilities Services e criar um plano de três anos para que pudéssemos realizar e criar as frentes mais importantes para ter dados, mais controles e análise de custos mais detalhados para poder gerenciar a área frente as demandas da empresa.
Administram os sites de escritório e fábrica?
Atualmente administro os escritórios corporativos e também faço a governança das fábricas, acompanhando indicadores e apoiando no dia a dia dos processos. Aliado a isso, sou responsável pela gestão de frota e pela gestão de fornecedores da companhia.
Como está estruturada a área de FM na empresa?
Nossa área de FM está estrutura em algumas frentes de gestão importantes para a operação e outras ligadas ao negócio, que incluem limpeza e conservação, portaria e vigilância, fretados, refeitórios, gestão de terceiros (documentos trabalhistas e SSMA), manutenção predial, estacionamento, gestão de contratos, gestão de frota e de documentos.
Fale sobre a importância de liderar sua equipe neste contexto de gestão.
Os líderes têm papel fundamental no dia a dia da gestão, pois além de fazer gestão de pessoas, precisam fazer a gestão dos diversos contratos e modalidade de serviços presentes em sua operação. O líder, sobretudo é a pessoa que motiva e encoraja todo o time a alcançar seus resultados, trazendo para todos a integração dos processos e no tempo paraatingimento das metas.
A equipe está na modalidade híbrida?
Na Votorantim Cimentos, a área de FM é uma área muito atuante e sua presença é fundamental ao dia da operação. Desta forma, a equipe de FM está praticamente 100% presencial nas unidades, operando e fazendo gestão dos espaços e de seus contratos. Nossos escritórios mantem um modelo híbrido (presencial e home office).
Para manter a atratividade para a retomada, conte-nos sobre o novo projeto do escritório.
O maior desafio no modelo híbrido é fazer com que os empregados e empregadas retornem aos escritórios. Desta forma, juntamente com a área de comunicação, reforçamos em campanhas a importância do encontro presencial de equipes, do bate-papo, do momento em tomar um cafezinho com seu parceiro de trabalho e uma saída para o almoço em grupo de toda equipe. Atividades que remotamente não são possíveis.
Conte-nos como a área de FM ajuda na estratégia do negócio da empresa.
Ponto importante que o FM traz para a empresa é padronizar processos de diversos temas envolvendo a área, bem como trabalha de forma clara e direta nos processos para reduzir custos e trazer uma melhoria de qualidade nos serviços prestados, principalmente por empresas terceirizadas nos diversos setores de serviços. Outra questão importante é quanto aos processos e controles de Facilities Services, que nos permitem trazer para a companhia indicadores e KPIs claros que podem ajudar na tomada de certas decisões, não sendo uma área somente de despesas, mas que também pode agregar valor e trazer resultados financeiros para a organização.
Como é o rateio (centro de custo) para as áreas nos investimentos de FM?
Cada unidade de negócio possui seu Centro de Custo para utilizar com estas despesas e adotamos o modelo de OBZ (Orçamento Base Zero), onde temos um pacote que chamamos de Administrativo Predial, onde grande parte destas despesas são alocadas.
Como é ser pai dedicado aos PcD`s e como gerencia o seu tempo familiar e profissional?
Ser pai de PcD é uma experiência única, ainda mais quando falamos de 2 filhos PcD´s (*) : Enzo (13 anos) e Breno (15 anos), ambos com DMD - Distrofia Muscular de Duchenne (**) . Começamos a enxergar que aquilo que era falta de tempo somando aos problemas no dia a dia são temas fáceis de se resolver e que, o tempo que antes faltava, hoje é dedicado para os meus filhos e, olha que ainda sobra um tempinho. Atualmente, o modelo de trabalho híbrido ajuda muito no dia a dia que tenho com meus filhos, pois consigo levá-los e buscá-los na escola, bem como ajudar a minha esposa Silviane, no dia a dia em casa. A dedicação agora é total, posso dizer que 24 horas por dia, praticamente. O que é gratificante é ver alegria deles todos os dias. Nossos filhos são presentes de Deus que agradeço diariamente. Ponto importante, é que toda esta dedicação só é possível devido a flexibilidade no modelo de home office e o apoio das lideranças que a Votorantim Cimentos me proporciona.
1. (*) Na época da pandemia Enzo e Breno criariam um canal do YouTube, vale conferir cada vídeo, que traz insights de como podemos nos adequar a cada momento que a vida nos apresenta. Vídeos que são pura diversão, como as almas das crianças.
2. (**) Segundo a farmacêutica Pfizer a DMD - Distrofia Muscular de Duchenne, também conhecida como síndrome de Duchenne, é uma enfermidade que causa fraqueza muscular e piora progressivamente, podendo afetar não só os movimentos voluntários do corpo, como também os involuntários - as batidas do coração e a respiração, por exemplo. A prevalência da distrofia muscular de Duchenne é de três casos para cada 100 mil pessoas. No Brasil, são aproximadamente 700 novos casos da doença a cada ano.