Expo 2025 - Credenciamento
 

Flexibilidade contribui para o bem-estar no trabalho e na vida familiar

A maioria de nós que trabalhamos, temos objetivos educacionais, profissionais e familiares, que normalmente andam juntos e nos desdobramos para trilhar uma jornada que nos orgulhe, sem perder de vista a nossa saúde e o bem-estar.

Flexibilidade contribui para o bem-estar no trabalho e na vida familiar

Foto: Divulgação

Por Léa Lobo

A maioria de nós que trabalhamos, temos objetivos educacionais, profissionais e familiares, que normalmente andam juntos e nos desdobramos para trilhar uma jornada que nos orgulhe, sem perder de vista a nossa saúde e o bem-estar. Sabemos que acomodar tudo isso traz desafios diários, mas a disciplina, a paixão e a gestão do tempo, com inteligência emocional, normalmente nos permitem conciliar e alcançar esses objetivos, priorizando o que precisa ser feito na hora certa.

E os profissionais de todos os gêneros que atuam em FM também, tem um desafio adicional na gestão do tempo, em função das características e particularidades da função para “equilibrar seus pratos”. E para conhecer um exemplo dessa jornada, convidamos Rogério Martins Pollauf, gerente de Facilities Corporativo da Votorantim Cimentos, que é uma empresa de materiais de construção e soluções sustentáveis com mais de 12 mil empregados. O portfólio de materiais de construção vai além de cimentos e inclui concretos, argamassas e agregados. A companhia também atua nas áreas de insumos agrícolas, gestão de resíduos e coprocessamento. As unidades da Votorantim Cimentos estão estrategicamente próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e presente em dez países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Luxemburgo, Marrocos, Tunísia, Turquia e Uruguai.

Rogério Martins Pollauf

Rogério Martins Pollauf é formado em Arquitetura e Urbanismo e com MBA em Gestão de Projetos. Trabalha há mais de 20 anos, sendo 15 deles nas áreas de Facilities e Arquitetura. Iniciou carreira na área de FM na empresa DEDIC-GPTI. Ao longo dos anos subsequentes, trabalhou em três grandes empresas de diferentes setores: Telefônica, Accenture e há 07 anos está na Votorantim Cimentos. Em todas as empresas, onde desenvolveu sua jornada profissional, atuou liderando equipes na área de FM e tendo desafios diferentes, devido ao setor de negócio e sua complexidade. É casado há 20 anos com a Silviane e com dois filhos – Breno e Enzo que são PcD´s e a principal inspiração de vida do casal Pollauf, que tem como principal hobby passear e estar sempre juntos em família. Acompanhe nossa conversa:

Há 07 anos, quando chegou na empresa, quais eram os desafios?
Cheguei na Votorantim Cimentos em fevereiro de 2016. Meu desafio foi implementar a área de Facilities Management na companhia. O foco inicial foi levantar todas as informações relacionadas aos Facilities Services e criar um plano de três anos para que pudéssemos realizar e criar as frentes mais importantes para ter dados, mais controles e análise de custos mais detalhados para poder gerenciar a área frente as demandas da empresa.

Administram os sites de escritório e fábrica?
Atualmente administro os escritórios corporativos e também faço a governança das fábricas, acompanhando indicadores e apoiando no dia a dia dos processos. Aliado a isso, sou responsável pela gestão de frota e pela gestão de fornecedores da companhia.

Como está estruturada a área de FM na empresa?
Nossa área de FM está estrutura em algumas frentes de gestão importantes para a operação e outras ligadas ao negócio, que incluem limpeza e conservação, portaria e vigilância, fretados, refeitórios, gestão de terceiros (documentos trabalhistas e SSMA), manutenção predial, estacionamento, gestão de contratos, gestão de frota e de documentos.

Fale sobre a importância de liderar sua equipe neste contexto de gestão.
Os líderes têm papel fundamental no dia a dia da gestão, pois além de fazer gestão de pessoas, precisam fazer a gestão dos diversos contratos e modalidade de serviços presentes em sua operação. O líder, sobretudo é a pessoa que motiva e encoraja todo o time a alcançar seus resultados, trazendo para todos a integração dos processos e no tempo paraatingimento das metas.

A equipe está na modalidade híbrida?
Na Votorantim Cimentos, a área de FM é uma área muito atuante e sua presença é fundamental ao dia da operação. Desta forma, a equipe de FM está praticamente 100% presencial nas unidades, operando e fazendo gestão dos espaços e de seus contratos. Nossos escritórios mantem um modelo híbrido (presencial e home office).

Para manter a atratividade para a retomada, conte-nos sobre o novo projeto do escritório.
O maior desafio no modelo híbrido é fazer com que os empregados e empregadas retornem aos escritórios. Desta forma, juntamente com a área de comunicação, reforçamos em campanhas a importância do encontro presencial de equipes, do bate-papo, do momento em tomar um cafezinho com seu parceiro de trabalho e uma saída para o almoço em grupo de toda equipe. Atividades que remotamente não são possíveis.

Conte-nos como a área de FM ajuda na estratégia do negócio da empresa.
Ponto importante que o FM traz para a empresa é padronizar processos de diversos temas envolvendo a área, bem como trabalha de forma clara e direta nos processos para reduzir custos e trazer uma melhoria de qualidade nos serviços prestados, principalmente por empresas terceirizadas nos diversos setores de serviços. Outra questão importante é quanto aos processos e controles de Facilities Services, que nos permitem trazer para a companhia indicadores e KPIs claros que podem ajudar na tomada de certas decisões, não sendo uma área somente de despesas, mas que também pode agregar valor e trazer resultados financeiros para a organização.

Como é o rateio (centro de custo) para as áreas nos investimentos de FM?
Cada unidade de negócio possui seu Centro de Custo para utilizar com estas despesas e adotamos o modelo de OBZ (Orçamento Base Zero), onde temos um pacote que chamamos de Administrativo Predial, onde grande parte destas despesas são alocadas.

Como é ser pai dedicado aos PcD`s e como gerencia o seu tempo familiar e profissional?
Ser pai de PcD é uma experiência única, ainda mais quando falamos de 2 filhos PcD´s (*) : Enzo (13 anos) e Breno (15 anos), ambos com DMD - Distrofia Muscular de Duchenne (**) . Começamos a enxergar que aquilo que era falta de tempo somando aos problemas no dia a dia são temas fáceis de se resolver e que, o tempo que antes faltava, hoje é dedicado para os meus filhos e, olha que ainda sobra um tempinho. Atualmente, o modelo de trabalho híbrido ajuda muito no dia a dia que tenho com meus filhos, pois consigo levá-los e buscá-los na escola, bem como ajudar a minha esposa Silviane, no dia a dia em casa. A dedicação agora é total, posso dizer que 24 horas por dia, praticamente. O que é gratificante é ver alegria deles todos os dias. Nossos filhos são presentes de Deus que agradeço diariamente. Ponto importante, é que toda esta dedicação só é possível devido a flexibilidade no modelo de home office e o apoio das lideranças que a Votorantim Cimentos me proporciona.

1. (*) Na época da pandemia Enzo e Breno criariam um canal do YouTube, vale conferir cada vídeo, que traz insights de como podemos nos adequar a cada momento que a vida nos apresenta. Vídeos que são pura diversão, como as almas das crianças. 

2. (**) Segundo a farmacêutica Pfizer a DMD - Distrofia Muscular de Duchenne, também conhecida como síndrome de Duchenne, é uma enfermidade que causa fraqueza muscular e piora progressivamente, podendo afetar não só os movimentos voluntários do corpo, como também os involuntários - as batidas do coração e a respiração, por exemplo. A prevalência da distrofia muscular de Duchenne é de três casos para cada 100 mil pessoas. No Brasil, são aproximadamente 700 novos casos da doença a cada ano.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
Uma operação que roda!

A gestão da Roda Rico tem como objetivos proporcionar alegrias e experiências únicas aos visitantes, sem perder de vista a segurança.

De pessoas para pessoas

Um espaço com gestão sustentável de suas instalações pode ser atrativo, organizado, inovador e, se bem gerido, responsável por atrair e manter talentos.

Corporate Real Estate

A importância da visão holística de atuação do Corporate Real Estate na Cargill para traduzir os planos dos negócios em estratégias imobiliárias que otimizem o portfólio de imóveis e permitam o sucesso dos negócios

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Congresso 2025 - Políticas de Aquisição

Mais lidas da semana

Operações

Carregamento de veículos elétricos em condomínios divide opiniões

Como equilibrar os custos e as preocupações dos condôminos de forma justa e transparente. Leia artigo exclusivo.

Carreira

Fábio Pace Adamo assume Real Estate Management da Volvo

Com mais de 20 anos de experiência, profissional assume gestão em nível nacional.

Mercado

Soluções de economia de água com o fim do desconto da Sabesp

Tecnologias e estratégias inovadoras tornam sustentável o consumo de água.

Workplace

Pinterest transforma escritório em oportunidade de novos negócios

Daiane Silva, Workplace Manager da multinacional, fala sobre gestão focada em clientes externos e cultura flexível.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Diversidade de ideias no 10º Fórum InfraFM Hospitais & Ambientes de Saúde

Evento abordou sustentabilidade, cases de sucesso, otimização de gestão e outros temas em voga no setor.

Revista InfraFM

Guardiões do movimento

Assegurando o bem-estar dos colaboradores ao longo dos 14 mil quilômetros de ferrovias, que cortam nove estados brasileiros.

Revista InfraFM

Oportunidades e inovações no World Workplace 2024 da IFMA

Transformando o setor de FM com foco em tecnologia e sustentabilidade

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP