TELELOK
 

Mudanças climáticas e prédios verdes

[Real Estate] Acompanhe artigo de Alexandra Holsgrove da TLT

Em 22 de abril, o #WorldEarthDay mais uma vez fez as rondas nas mídias sociais, com muitas empresas interessadas em mostrar seus esforços para combater a crise climática. E um dos destaques é o artigo de Alexandra Holsgrove, Senior Knowledge Lawyer da TLT no Reino Unido. Acompanhe:

O número cada vez maior de empresas que se comprometem a combater as mudanças climáticas, juntamente com um foco maior na sustentabilidade e na tomada de decisões ESG e a mudança para o trabalho híbrido, está impulsionando a tendência para edifícios verdes - e apresentando uma grande oportunidade para aqueles no setor imobiliário corporativo.

Com a demanda em alta, as credenciais de sustentabilidade de um edifício afetarão o interesse do investidor, a avaliação e a receita de aluguel, e as propriedades devem evoluir para atender às expectativas em mudança dos ocupantes, proprietários e investidores e apoiar a transição para uma economia de baixo carbono.

Para proprietários e investidores, essa mudança pode ter um lado positivo. A retenção de edifícios existentes é uma consideração importante no planejamento, pois o carbono de toda a vida é avaliado.

Há também uma série de incentivos financeiros para o retrofit que, geralmente, é mais econômico reformar um edifício do que demoli-lo e reconstruí-lo.

Outros ganhos rápidos incluem visibilidade em tempo real do consumo de energia, telhados verdes, eficiência hídrica, sistemas de construção atualizados, novas tecnologias e reparo ou substituição de áreas em más condições.

Esses benefícios podem tornar um imóvel mais atrativo para um ocupante, ajudando ainda mais a justificar o investimento.

A próxima mudança nas classificações EPC (certificação) também apoiará a mudança para edifícios verdes; embora os desenvolvedores devam estar cientes de que apenas atender a esses requisitos pode não ser suficiente. Com os ocupantes esperando mais, é preciso haver um equilíbrio entre o investimento em ir além da classificação EPC mínima e o benefício de atrair um grupo maior de inquilinos, melhores condições e aluguéis mais altos.

Esta análise de custo-benefício requer a colaboração entre o proprietário e o ocupante, a fim de criar espaços adequados à finalidade e à prova de futuro.

Existem muitos fatores que impulsionam a mudança para incorporar a sustentabilidade no setor imobiliário, mas somente através da colaboração entre legisladores, desenvolvedores, proprietários e inquilinos podemos apoiar a mudança para edifícios verdes.

Foto: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
A questão do consumo precisa ser revista

Após recorde histórico indicar maior consumo de energia desde 2004 e o constante problema de escassez de água, implementar soluções de economia volta a ser prioridade na gestão dos empreendimentos

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Carreira

Saúde mental entra no radar das fiscalizações trabalhistas

Em 2024, o Brasil ultrapassou 470 mil afastamentos por transtornos mentais

Operações

A importância da coleta seletiva em ambientes corporativos

Coleta seletiva se torna critério decisivo em contratos de limpeza corporativa e exige soluções práticas, padronizadas e economicamente viáveis

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

Revista InfraFM

Prédio limpo, negócio forte!

Como a opinião do cliente final está moldando o futuro da limpeza profissional

Revista InfraFM

Infraestrutura Hospitalar como Pilar de Excelência

Como a gestão estratégica de Engenharia, Real Estate e Facilities contribui para consolidar o Hospital Israelita Albert Einstein como referência mundial

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP