Black Friday - Congresso 2025
 

60% dos RHs não têm programa de diversidade e inclusão

Pesquisa realizada pela Catho e Reconnect conta com a participação de 874 respondentes de empresas de todo o país

De acordo com a Pesquisa de Tendências no RH em 2022, realizada numa parceria entre a Catho, marketplace de tecnologia que conecta empresas e candidatos de forma gratuita, e a Reconnect | Happiness At Work, empresa brasileira especializada em "Felicidade no Trabalho", 60% dos Recursos Humanos das empresas não tem um programa de diversidade e inclusão para os colaboradores. O levantamento que revelou as principais prioridades da área contou com a participação de 874 respondentes de empresas de todo o País.

Além da maioria das empresas alegarem não terem um programa voltado à diversidade e inclusão, apenas 25,7% disseram pretender aumentar o investimento nesse quesito em 2022. Entre as demais, 35,3% das empresas têm ou mantiveram esse tipo de programa mesmo durante a pandemia e apenas 4,6% disseram ter que interrompê-los como consequência da aparição do vírus em todo o mundo.

"As empresas precisam entender que o investimento em práticas de diversidade e inclusão é muito importante para qualquer organização e que precisa estar entre as prioridades do RH. Assim, estaremos no caminho, mesmo que a passos curtos, de um mercado de trabalho cada vez mais igualitário e justo para todos",  declara Christiana Mello, CGO-H da Catho.

"As empresas precisam entender que os temas da diversidade e inclusão são essenciais para construírem um ambiente com segurança psicológica. E isso é fundamental para a sustentabilidade e inovação dos negócios", explica a especialista em Felicidade Corporativa, Renata Rivetti, diretora da Reconnect.

Tendências 2022

A pesquisa ainda revelou outros pontos interessantes em relação às tendências para o mercado de trabalho em 2022. Para 77,2% dos respondentes o principal foco do setor no ano será na Segurança e bem-estar do colaborador, seguido pela Formação de Líderes, apontada por 73,3% e Cultura Organizacional com 70%. Confira a lista de tendências completa:

- Segurança e bem-estar do colaborador - 77,20%
- Formação de Líderes - 73,37%
- Cultura Organizacional - 70,85%
- Programas de Avaliação de Desempenho - 70,05%
- Experiência do colaborador (Employee Experience) - 68,18%
- Experiência do candidato - 66,05%
- Transformação digital no setor - 56,36%
- Programa de Jovem Aprendiz e/ou Estágio - 53,75%
- Metodologias Ágeis - 52,40%
- Employer Branding - 50,92%
- Capacitação Remota - 50,69%
- People Analytics - 48,63%
- Programas de Inclusão e Diversidade (Pessoas com deficiência, LGBT+, Terceira Idade, Refugiados, entre outros) - 46,12%
- Formatos de jornada de trabalho - 44,06%
- RH Mobile: Aplicativos para solução de problemas (Chatbot, sistemas, etc) - 42,38%
- Estrutura de trabalho remoto - 41,45%
- Inteligência Artificial - 39,97%
- Gamificação no ambiente de trabalho - 38,23%
​- Anywhere Office - 29,44%

Diversidade e inclusão na prática

Mesmo não sendo uma das prioridades na lista de tendências das ações de RH para 2022, a diversidade e inclusão sempre esteve no topo de prioridades para a Catho. Por isso,  em 2018, a empresa criou o programa "Minha Vaga por Direito" que proporciona aos profissionais com deficiência o acesso gratuito às vagas da plataforma.  Com o novo modelo de negócio da Catho, que estendeu  a gratuidade a todos os candidatos, os profissionais PcDs também passaram a ter acesso gratuito à assinatura do Plano Profissional, o que garante o destaque do currículo perante aos demais, acesso antecipado às novas vagas publicadas, além de conseguir visualizar as empresas que acessaram seu perfil.

Pensando em atuar nas duas pontas, a Catho também criou um produto que ajuda as empresas a terem uma maior inclusão e dar oportunidade para pessoas com deficiência. Com o Recrutamento de PcD, as empresas encontram mais de 28 mil profissionais com laudo médico validado ou certificado de reabilitação do INSS, consegue combinar diversos filtros avançados para encontrar o perfil desejado e tem acesso aos laudos médicos ou certificados antes de chamar o candidato para uma entrevista. Com esse produto é possível agilizar ainda mais esse processo seletivo inclusivo realizando toda a gestão de forma totalmente online, ágil e intuitiva.

Além disso, a empresa lançou o movimento "Essa Cadeira É Minha". A ação se posiciona em favor das mulheres e busca promover o diálogo em relação ao assunto. Dentro desse movimento, a companhia já realizou várias ações em prol das profissionais, como a ferramenta "Vagas Femininas", uma extensão no navegador Google Chrome que adapta a descrição de cargos profissionais do masculino para o feminino e a campanha "Dia da Chefe", para as redes sociais a fim de chamar a atenção para outra problemática trazida pela desigualdade de gênero no mercado de trabalho: o tratamento dado às mulheres que ocupam cargos de liderança.

Também com o intuito de melhorar o cenário de desigualdade de gênero, a empresa  firmou uma parceria com a escola de desenvolvedores Let's Code, com o intuito de profissionalizar e contratar cada vez mais mulheres para atuarem no setor de tecnologia. A ação vai disponibilizar 25 vagas para um curso 100% gratuito e totalmente destinado a mulheres.

A Pesquisa de Tendências do RH foi realizada entre novembro e dezembro de 2021, em uma parceria entre a Catho e a Reconnect | Happiness At Work, contando com a resposta de 874 profissionais de todo o Brasil. Além disso, a Catho conta com mais de 400 mil oportunidades para se candidatar gratuitamente.

Foto: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
Redes Neutras

O futuro do acesso à internet no Brasil?

O retorno que todos estavam esperando!

Muito conteúdo e networking de peso com mais de 4.000 profissionais marcaram a retomada do 17º Congresso Infra FM América Latina e da 9ª Expo Infra FM

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP