PARTICIPE DA EDIÇÃO HISTÓRICA DO CONGRESSO INFRAFM
 

Documentos de mais de 12 mil cartórios pela internet

[Vitrine Facilities] Central das Certidões alcança cartórios de todo o Brasil

Plataformas que integram cartórios, viabilizando a obtenção de documentos sem viajar até o local de origem do documento, não são propriamente uma novidade. O que é, sim, um desafio recente para prestadores desse serviço é agregar à tecnologia um atendimento humanizado, de modo a tornar menos burocrática e árida a missão de obter papéis indispensáveis à vida prática.

"O mundo cartorial é marcado por relações impessoais. Procuramos humanizar essas relações", afirma o designer de produtos da Leme Inteligência Forense, William Brepohl, empresa que tem no seu portfólio a Central das Certidões, solução que integra 12 mil cartórios em todo o Brasil. É, conforme ressalta o profissional, a plataforma do segmento com maior alcance territorial. A sede da empresa está em Pinhais, região metropolitana de Curitiba.

Em 2020, ano da pandemia de Covid-19, em que se estabeleceram restrições de circulação, a Central das Certidões providenciou mais de 150 mil documentos - média diária que supera, portanto, a marca de 400 papéis solicitados e entregues aos clientes. O serviço existe há 15 anos, e nesse período já foram mais de 1 milhão de certidões emitidas. Há também envios para o exterior, para destinatários em quase 200 países.

A solução acumula, como se vê, longa trajetória na praça, desde meados dos anos 2000. Até pouco tempo, era conhecida pelo nome "Cartório 24 Horas". "Começamos por esse serviço de integração cartorial. A empresa cresceu, fomos para outras atividades, como a inteligência forense, e então a Central de Certidões se constituiu em um dos produtos e marcas da Leme", explica Brepohl.

Mais do que difundir o novo nome, está na estratégia do negócio fazer o serviço ser reconhecido pela humanização do atendimento. "Está entre os nossos princípios ser a 'ponte' entre as pessoas e os cartórios. Nosso lema é: 'simples'. Ponto. Nós cuidamos da parte da burocracia para os clientes, e com eles buscamos ser atenciosos. Ninguém vai ao cartório porque quer. Vai porque precisa resolver algo, está passando por um momento difícil. Então, temos que ouvir as pessoas. Sermos leves, mas com profissionalismo", defende Silveira.

Além de pessoas físicas, a Central das Certidões atende pessoas jurídicas. São escritórios de advocacia, bancos, empresas em geral com rotina de grande demanda por obtenção de certidões e documentos. "Há clientes nossos, pessoas jurídicas, que chegam a retirar até 6 mil certidões em um mês", acrescenta a diretora financeira da Leme, Jaqueline Gonçales.

De acordo com ela, certidões de nascimento, casamento, protesto e óbito, e ainda matrícula de imóvel atualizada e busca de bens estão entre os documentos mais solicitados, por pessoas físicas e jurídicas. Mas há uma série de outros papéis possíveis de serem providenciados. Os pedidos podem ser feitos e pagos pela internet, e a entrega, é feita ao endereço indicado pelo cliente.

Os custos, conforme sublinha a diretora financeira, variam de documento para documento, e mesmo de serviço para serviço. Há algumas situações, por exemplo, onde a busca e localização são mais complexas, demandando da Leme a contratação de um advogado na região onde está o cartório a ser requisitado. Mesmo assim, em média, o prazo de entrega ao cliente é de oito dias, pontua Jaqueline Gonçales.


​Jaqueline Gonçales, diretora financeira da Leme.

Fotos: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Afinal, onde estamos quando o assunto é workplace?

Mais lidas da semana

Workplace

Tem pingue-pongue, mas cadê o Wi-Fi?

A experiência do usuário é a nova rainha do escritório

Mercado

Minimercados autônomos ganham espaço no corporativo e oferecem vantagens para FM

A implantação dos minimercados não exige investimento por parte da empresa

Mercado

JF 300 traz arquitetura contemporânea, eficiência e bem-estar no coração do Itaim Bibi

Quando o terreno desafia, a arquitetura responde e entrega beleza e inteligência em cada metro quadrado

Carreira

Como pertencer ao presente e comandar sua história, afinal já somos tudo o que precisamos ser

Grupo de Mulheres de Facilities & Real Estate celebra o mês da Mulher com encontro inspirador e histórias de transformação

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP