Afinal, onde estamos quando o assunto é workplace?
 

Maquetes arquitetônicas são confeccionadas artesanalmente

[Vitrine Facilities] Estão presentes desde a antiguidade e longe de serem extintas

Para exemplificar de forma real aquilo que está por vir, as maquetes arquitetônicas são uma das ferramentas mais antigas e ainda muito utilizadas no mercado. Presentes na história desde a antiguidade, eram mais ligadas às instalações militares defensivas da época, mas continuam presentes até hoje representando o futuro de muitos moradores. Apesar de tantos avanços tecnológicos e modelos em 3D, dificilmente a maquete física será substituída, pois só ela é capaz de proporcionar, de forma palpável e na prática, como será um prédio, por exemplo, seus detalhes e características.

O que faz dela uma ferramenta ainda mais fidedigna à realidade é o fato de sua produção ser repleta de detalhes em miniaturas. De acordo com a sócia da Stam Maquetes, Silvia Galperin, que há anos produz maquetes em Curitiba (PR), é formada em Desenho Industrial e Educação Artística com Habilitação em Artes Plásticas trata-se de uma confecção artesanal feita à moda antiga. "Temos o apoio da tecnologia para a impressão do material (no caso o acrílico utilizado para as estruturas do projeto), mas toda a produção é feita literalmente com as mãos, peça a peça", explicou. A montagem pode levar até mais de 100 dias dependendo do projeto e seu nível de detalhes.

Segundo ela, tudo começa com o desenho arquitetônico e a identificação do projeto como um todo, suas plantas, elevações, andares para então ser definida a conversão das medidas para a escala. "Identificamos, por exemplo, todas as paredes existentes, os pisos, e desenhamos a estrutura por meio de um programa que faz a impressão das peças em acrílico". Depois, vem a organização das peças e a colagem. "As peças são montadas com todo o cuidado e atenção e coladas com colas próprias para os materiais utilizados", comentou. O próximo passo é lixar peça por peça para garantir o perfeito acabamento dos materiais e do projeto. Por fim, toda a estrutura é colocada em uma base de mdf, produzida de acordo com o projeto, as elevações do terreno e especificações das ruas, por exemplo.

Outros detalhes como o de paisagismo, os itens decorativos como carros, pessoas, mesas, parquinhos, tudo também é verificado, comprado separadamente ou produzido junto a empresas especializadas. "No caso do paisagismo, por exemplo, é conferido no projeto o tipo de planta utilizado e verificada aquela planta específica para compor a maquete. Se é uma espécie não muito comum, essa planta é desenhada para produção. Caso contrário, compra-se a planta em miniatura".  Para completar o acabamento, tem ainda a iluminação da maquete. "Tudo é feito com led, dentro da escala especificada, e colocado à mão".

De acordo com Silvia, a produção como um todo é repleta de cuidados do início ao fim. O transporte de uma maquete pronta é feito em caminhão com alguém segurando a estrutura pelas mãos. No pós entrega do material, há ainda o acompanhamento da manutenção. "Maquete não gosta de sol nem de água. Com esses cuidados realizados, elas duram por muito tempo".

A Stam Maquetes reproduziu o futuro lançamento da Construtora Hugo Peretti, o Edifício Weiss de Castilho, que está em construção localizado no Alto da Glória, em um terreno triangular, sem vizinhos. A maquete pode ser vista no plantão de vendas do empreendimento na Rua Ivo Leão 281-289, esquina com a Av. João Gualberto.

Foto: Divulgação Stam Maquetes/ Wagner Abreu.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Congresso 2025

Mais lidas da semana

Carreira

Gestão Eficiente de CNPJ: Desafios e Soluções

Dicas e lições para manter sua empresa dentro da conformidade em meio à mudanças na legislação

Mercado

Grandes desafios para 2025: dados, IA e a busca pela eficiência

As práticas que definirão sucesso para as empresas em 2025

Mercado

Como as tecnologias estão revolucionando a manutenção de ativos no setor de óleo e gás?

IoT, Digital Twins e SCADA estão entre as tendências para o futuro

Mercado

Futuro do trabalho híbrido: o caso JPMorgan

Grandes companhias estão repensando políticas de trabalho remoto, algumas reforçando a flexibilidade, enquanto outras pressionam pelo retorno presencial

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP