Sorteios 11ª Expo
 

Estado Flow: O auge da produtividade

Especialista explica como o ambiente de trabalho pode induzir a esse estado mental

Muito além do foco, o estado flow ou de fluxo, conceito criado pelo psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi, tem sido amplamente buscado nos negócios. Estudos mostram que ele é o auge da produtividade. Mas a habilidade de induzir este estado mental vai além da disciplina e da prática; um fator que facilita este processo é estar em um ambiente propício.  

O especialista e CEO do escritório quadoo arquitetura corporativa, Paulo Junior, explica que o estado flow é caracterizado pelo estado mental que acontece quando uma pessoa realiza uma atividade e se sente totalmente imersa no que está fazendo. E dentro deste paradigma a distração é a principal inimiga. "Estar em um ambiente propício para os pensamentos criativos é essencial para induzir o estado mental de flow. O que vai muito além de um lugar silencioso ou organizado. Estamos falando de um contexto mais amplo. Em nossos projetos, por exemplo, utilizamos a neuroarquitetura e os conceitos de bem-estar visando justamente proporcionar estas estratégias".

O CEO explica que promover um ambiente de trabalho agradável apoia muito os colaboradores a alcançarem este estado mental. "É quase impossível entrar no estado flow se você está em um ambiente inadequado, onde você não sente bem ou que gera algum desconforto. Por exemplo: uma luz inapropriada, um mobiliário desconfortável ou até as cores do ambiente. Cada detalhe é pensado para cumprir seu objetivo empresarial. Tudo precisa ser planejado tendo em vista o seu efeito sobre a equipe".

É preciso lembrar ainda que, além dos estímulos, outro fator importante é que o ambiente apoie o descanso. Segundo estudos, quando as pessoas não se sentem criativas ou não conseguem entrar em flow, geralmente, alguns elementos podem estar sendo negligenciados. E um deles é o descanso mental e/ou até social. "Ambientes como as salas de descompressão podem ser úteis para estes momentos. Geralmente é um local oferecido pelas empresas aos colaboradores para que eles se desconectem um pouco do trabalho por meio de um momento de relaxamento. O objetivo principal é fazer com que voltem às suas atividades revigorados, com total energia e produtividade. Além disso, esses espaços oferecem atividades que auxiliam na conexão social ou atividades de divertimento, como jogos e espaço de leitura". 

O que é o estado flow?

O conceito flow foi identificado pela primeira vez em 1975 e popularizado pelo psicólogo croata Mihaly Csikszentmihalyi. De acordo com ele, "é um estado mental que acontece quando uma pessoa realiza uma atividade e se sente totalmente absorvida em uma sensação de energia, prazer e foco total no que está fazendo. Em essência, o flow é caracterizado pela imersão completa no que se faz, e por uma consequente perda do sentido de espaço e tempo".

O estado de fluxo é composto por 6 etapas importantes: 

1. Concentração intensa na tarefa à sua frente;

2. União de ação e consciência - "ser e fazer tornam-se uma coisa só";

3. Perda de consciência de si mesmo;

4. Plenitude ou senso de controle pessoal sobre a situação;

5. Uma distorção da percepção de tempo;

6. Experiência autotélica, ou o fato de a atividade em si ser intrinsecamente recompensadora, em vez do resultado dela.

Paulo Junior, CEO da quadoo arquitetura corporativa.

Foto: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP