3º Fórum InfraFM Indústrias
 

Resíduos de alimentos em cozinhas profissionais

[Vitrine Facilities] Biodigestor ECO-PRO é uma solução prática e inteligente para o descarte sustentável de resíduos orgânicos

O resíduo de alimento é uma realidade inconveniente em qualquer cozinha profissional, que tem como foco a produção de refeições com qualidade, agilidade e escala. A gestão e destinação adequada de resíduos são essenciais para eliminar o uso de aterros, cumprir normas sanitárias e assegurar um ambiente limpo e saudável. Cidades como Florianópolis, Goiânia já proíbem o descarte de orgânicos em aterros sanitários, priorizando a compostagem e biodigestão, e a cidade de São Paulo também trilha esse caminho.

Com o objetivo de resolver essa questão com muita praticidade e inovação, apresentamos o Biodigestor ECO-PRO. O produto foi criado para uso em cozinhas profissionais e grandes geradores em diversos segmentos como edificações comerciais, hotéis, hospitais, indústrias, shopping centers, aeroportos, entre outros. A solução fornecida pela Eco Circuito é carbono neutro, com tecnologia e fabricação 100% nacional, conforme explica Eduardo Prates, fundador da empresa.

"O uso de aterros para descarte de orgânicos está com seus dias contados. A agenda ESG cresce de forma consistente e em ritmo acelerado. Nossa tecnologia se encaixa perfeitamente na dinâmica operacional do empreendimento, com pesagem automática, processamento e destinação in-loco, com impacto imediato operacional e ambiental. Nosso processo transforma resíduos de alimentos em efluente líquido, e a mão de obra se limita ao simples descarte do resíduo, a qualquer momento, tornando a destinação 100% automatizada, utilizando apenas 15% da energia consumida pelas composteiras elétricas para processar a mesma quantidade de resíduos".

Eduardo explica que o processo utiliza água e microrganismos como agentes transformadores dos resíduos alimentares, ao criar o ambiente adequado para a biodigestão acelerada. O processo é natural e livre de produtos químicos, e traz algumas opções para destinação e reutilização do efluente, o único subproduto do processo. Caso a operação contenha uma ETE (estação de tratamento de efluentes) o efluente pode ser tratado para (1) fertirrigação de áreas verdes, preferencialmente com estrutura hidráulica automatizada (2) geração de água de reuso para as instalações ou para o próprio biodigestor, em ciclo fechado, ou (3) destinação ao ralo, com passagem pela caixa de gordura, alternativa mais comum e conveniente. Seja qual for a opção, os resíduos retornarão para a natureza, sem impactos ambientais, onde todos se beneficiam. Edifícios com certificação LEED ganham em sua pontuação O&M na gestão de resíduos.

Além de ser compacto e não demandar grandes espaços ou adequações de infraestrutura, o equipamento é plug and play, pronto para uso. Com ciclo operacional contínuo sem interrupções, atende a necessidade constante do descarte no empreendimento, seja após o café da manhã, durante o almoço ou jantar, assim eliminando a armazenagem de resíduos em outros recipientes ou câmaras frias.

"A automação do descarte traz ganhos de higienização e redução de pontos críticos no processo, além de liberar a mão de obra para outras atividades e reduzir o consumo e reposição de lixeiras, sacos de lixo ou materiais de limpeza. Qualquer alimento, seja cru ou cozido, incluindo frutas, folhas, legumes, proteínas, farináceos, entre outros, podem ser descartados no biodigestor. Como o processo é aeróbio, a presença de oxigênio inibe a geração de gases, e não gera fortes odores, possibilitando a instalação do equipamento na área de lavagem das cozinhas ou central de resíduos".

O impacto na operação é imediato, pois traz a conscientização e engajamento dos profissionais de facilities e usuários sobre como destinar seus resíduos de forma adequada. "Com um novo fluxo de descarte, focamos em não misturar os resíduos. Dessa forma os recicláveis não se contaminam, e os orgânicos chegam ao equipamento com melhor qualidade. Por que separar, quando podemos não misturar?" complementa Eduardo.

Entre suas principais funcionalidades está o controle personalizado da procedência dos descartes. Para gestores de facilities em edificações complexas com múltiplos usuários, a solução é uma ferramenta de gestão e controle de descartes, consolidando relatórios em tempo real no próprio equipamento ou na ECO-PRO Cloud, plataforma de inteligência da solução.

A Eco Circuito tem como propósito promover operações aterro zero e reduzir o desperdício de alimento. Pioneira no fornecimento de biodigestores aeróbios, atende operações de cozinhas profissionais e edificações comerciais em todo o Brasil. Clique aqui e saiba mais. 

Foto: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Cassia e Brita

Mais lidas da semana

Operações

Japan House: de visita da princesa do Japão à conquista de LEED

Bruno Mattedi, supervisor de operações da instituição cultural, compartilha insights sobre desafios do dia a dia e conquista da certificação.

Operações

Quatro iniciativas da Telhanorte Tumelero para reduzir impacto ambiental

Diretora de operações gerais fala sobre programa de sustentabilidade da varejista e impacto do setor de construção no meio ambiente.

UrbanFM

Enel X introduz Zona Sul de SP no mercado de carros elétricos

Novo eletroposto vai de encontro ao crescimento do mercado de veículos sustentáveis no Brasil.

Mercado

De volta ao Brasil, Erika Porcaro retorna a Telelok

Conheça a jornada de coragem, resiliência e inovação da mãe do Noah.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP