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Facility Management no Grupo Marista

Fabio Pace Adamo nos conta como a sua área de FM também tem frentes de missão para atender as diferentes demandas dos negócios do Grupo Marista
Fundador: Marcelino Champagnat, movido pelo Espírito e aberto à realidade, fundou o Instituto Marista em 1817, em La Valla, na França, a serviço da educação e evangelização de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. Sua profunda experiência religiosa e o desejo de fazer sua vontade o levaram à missão de tornar Jesus Cristo conhecido e amado. Inspirou-se em Maria de Nazaré, a quem chamava de “Boa Mãe”, como modelo de educadora e como presença materna.
No mundo, a Missão Marista conta com cerca de 3.000 Irmãos, espalhados em 81 países. Eles partilham suas tarefas de maneira direta com mais de 73.000 colaboradores e já atenderam mais de 654.000 crianças, adolescentes e jovens. A presença Marista no mundo está organizada por meio de unidades administrativas, denominadas Províncias e Distritos.
Os Maristas no Brasil dividem-se em três unidades administrativas: Província Marista Brasil Centro-Norte, Província Marista Brasil Sul-Amazônia (Rede Marista) e Província Marista Brasil Centro-Sul (Grupo Marista).
O Grupo Marista faz parte da Província Marista Brasil Centro-Sul, unidade administrativa do Instituto Marista que foi idealizado em 1817 por Marcelino Champagnat, na França. Presente no Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e na cidade de Goiânia, o Grupo Marista atua nas áreas da educação (da escola à universidade e editora) e saúde (por meio de seus hospitais) e trabalha para promover um mundo melhor, mais humano e mais solidário, promovendo a vivência e a disseminação de valores humanos, cristão e Maristas.
Para conhecer um pouco mais sobre a área de Facility Management desta unidade, convidamos o gestor Fabio Pace Adamo (41 anos), graduado em Engenharia Mecânica pela PUC-PR, com pós graduação em Administração e Engenharia de Produção também na PUC-PR e MBA em Gestão pelo IBMEC. O executivo iniciou a carreira há 20 anos na Ambev (AB InBev) na área de Assistência Técnica, migrando posteriormente para a área de Coordenação de Serviços e Gestão de Custos onde atuou por 5 anos. Posteriormente assumiu a gestão da operação do Shopping Estação (BrMalls) por 3 anos. Atuou por 8 anos no HSBC e posteriormente Bradesco nas áreas de planejamento  financeiro e Infraestrutura (Real Estate, Obras e Facilities). Há 3 anos é responsável pela Gerência de Facilities do Grupo Marista.

Fabio P. Adamo - persondalide
Foto: Divulgação

Considerando que fazem a gestão de negócios distintos, como está estruturada a área de FM?
Por estar presente em diferentes negócios (chamamos de Frentes de Missão), existe a necessidade de entendimento e a prestação de serviço diferenciada para atender as próprias particularidades de cada negócio, portanto estamos estruturados por coordenações ou especialistas de processos / serviços com um olhar mais próximo nas operações e na prestação de serviços de maior complexidade. Em negócios muito particulares e de maior distância geográfica, além dos coordenadores dos serviços, temos coordenações específicas dentro da linha de negócio como é o caso dos coordenadores de Facilities e Engenharia da editora FTD.
Hoje 90% de nossa estrutura é terceirizada (998 pessoas), os outros 10% formado por colaboradores (87 pessoas) nos níveis de gestão e supervisão para a maioria dos serviços, porém também contamos com uma estrutura operacional própria para a prestação de serviços específicos como Eng. Clínica, Manutenção de equipamentos laboratoriais, Transporte de pacientes e alunos, Central de monitoramento etc.

Como é fazer a gestão integrada dos facilities services, considerando que temos negócios distintos e com demandas próprias?

Facility Management no Grupo Marista - foto em grupo
André Hoffman – coordenador lavanderia hospitalar, Fabio Adamo – gerente facilities, Ana Moss – coordenadora higienização, Carlos Friesen – coordenador manutenção, Anderson Gonçalves – facilities imóveis não operacionais, Emileide Canedo – meio ambiente e suporte, Vania Silveira – supervisão transportes, Patrícia Lara – nutricionista Luciano Vieira – coordenador segurança
Foto: Divulgação

O nosso segredo não consiste apenas em estarmos próximos dos nossos clientes, mas fazer parte de sua operação, nos aprofundando e entendendo a sua estratégia de negócio e utilizando de uma escuta ativa para elaborar os modelos de entregas de facilities services capazes de atender a expectativa de cada um.
Sempre temos um olhar para a sinergia nos facilities a fim de otimizar a operação e reduzir custos, mas temos que ter cuidado para não padronizar as necessidades e particularidades de cada negócio.
Um simples exemplo são os SLAs, onde estes são distintos entre a operação de um Hospital e a operação de uma Universidade, porém a mesma prestadora do serviço que atende a universidade também é capaz de atender um hospital preservando a qualidade na entrega.
Um outro diferencial do nosso time é a capacidade para pronta resposta e agilidade nos retornos, sempre seguindo a ética sem infringir normas técnicas e legislação.
O propósito do nosso time de Facilities Management no Grupo Marista é: Entregar e gerenciar soluções de Facilities que integram pessoas, espaços e processos de forma ágil e eficiente com o propósito de melhorar a experiência do cliente e a produtividade da Frente de Missão.

Pode exemplificar quais são as principais atribuições de cada facilities services que coordenam?
Por termos negócios distintos, os escopos de cada facility service é muito amplo como segue abaixo, por esse motivo a necessidade de pelo menos um coordenador ou especialista capaz dar a profundidade necessária em cada macroprocesso.

Facilities em números:
-  Área total administrada pelo Facilities: 13.100.000 m2
- Área construída: 3.700.000 m2
-
 Número de contratos: 272
-  Total de equipamentos (Eng. Clínica + Laboratórios): 6.100 equipamentos
-  Chamados de manutenção predial e equipamentos: 29,5 mil / ano
-  Número de ocorrências de segurança: 204 / ano
-  Volume de enxoval hospitalar processado: 1.600.000 kg / ano
-  Refeições pacientes: 720.000 refeições / ano e 21.000 pacientes em dietoterapia
-  Projetos ativos de eficiência energética: 25
-  Gestão de frota: 498 veículos

Manutenção: Gestão da manutenção predial e dos equipamentos dos laboratórios da Universidade, Gestão da Engenharia Clínica dos hospitais, Gestão de Utilities e projetos de eficiência energética;

Catering: Alimentação de colaboradores, pacientes e médicos, gestão bio alimentar das operações comerciais nas unidades;

Higienização: Definição de processos de higienização para combate de bactérias hospitalares, gestão material de higiene, definição de fluxos de higienização, central de enxovais;

Segurança e Estacionamento: Gestão da segurança patrimonial, central de monitoramento e inteligência, relacionamento com a comunidade acadêmica, gestão da operação de estacionamento.

Lavanderia hospitalar: Gestão da lavanderia hospitalar e veterinária, elaboração de LAP cirúrgico, reparos gerais de enxovais;

Meio ambiente: Gestão de resíduos, controle de pragas, ações de sustentabilidade.

Demais serviços contemplados na gestão de facilities: correios e malotes, planejamento de viagens, gestão da frota, transporte mobiliário, jardinagem e paisagismo, atendimento a eventos e concursos.

​Qual a importância do programa de engajamento dos parceiros para que as demandas da instituição sejam atendidas em todos os negócios e sempre com inovação?
Queremos investir nos melhores produtos e serviços para garantir a qualidade e continuidade de nossos negócios. Para isso, buscamos sempre desenvolver parcerias sólidas que agreguem valor às nossas operações de facilities e contribuam para os nossos resultados.
O programa de engajamento dos parceiros de FM faz parte do programa de excelência de fornecedores do Grupo Marista.
Uma vez que nossos fornecedores / parceiros estão em contato direto com nossos clientes finais (alunos, pacientes, comunidade acadêmica etc.), é de extrema importância que eles entendam os nossos valores e nosso propósito, somente desta forma atingiremos a excelência em nossas entregas de maneira ética, mantendo os padrões de governança corporativa, ambiental e social (ESG).
Com o programa de engajamento, buscamos posicionar nossos parceiros como Maristas e desenvolvê-los de acordo com nossos valores, garantindo de forma mais efetiva conformidade e padrões mais rígidos das entregas, agilidade e colaboração, melhora na comunicação, retenção de talentos, inovação e redução de custos.

Como tratam as questões sobre novas tecnologias (Iot, sensores, automação...)
Novas tecnologias e inovação estão cada vez mais presentes em nosso dia a dia. A operação integrada de FM junto às soluções de IoT vem nos apresentando soluções distintas de gerenciamento de serviços e equipamentos. Até mesmo equipamentos legados podem ser gerenciados com soluções tecnológicas de baixa complexidade, integrando equipamentos e prédios com décadas de uso a um sistema único de monitoramento.
Quando se fala em inovação tecnológica, muitas vezes podemos pensar em uma mudança complexa, de elevado custo para implantação, no entanto atualmente temos encontrado soluções de excelente custo-benefício, superando os obstáculos iniciais para colocar em prática inovação em diversos níveis da nossa operação.
A automação e o uso de BOTs, geram alarmes em tempo real que permitem uma maior agilidade na tomada de decisão, redução de custos e depreciação de equipamentos, eficiência operacional, aumento da segurança operacional e mitigação de crises e riscos.

Alguns exemplos de inovações que foram recentemente implantadas no Grupo Marista:

Higienização: Instalação de sensores nos banheiros que medem o fluxo de entrada e saída de usuários, disparando um alerta via app para a auxiliar de higienização com objetivo de reposição de insumos ou execução da higienização, sem a necessidade de um posto fixo em cada banheiro. Uso de check list digital para melhor acompanhamento da gestão.

Eficiência energética: Automação do chiller para melhorar a eficiência e rendimento, gerando economia de energia e redução de manutenção. Medidores remotos de consumo de água e energia remotamente.

Manutenção: Instalação de sensores de monitoramento remoto com acionamento via mensagem Telegram para as operações críticas, como nível de água da caixa d’agua, funcionamento de refrigeradores responsáveis pelo armazenamento de medicamentos e pesquisas científicas, temperatura e fluxo de água nas operações hospitalares, alerta de falta de energia e acionamento dos geradores,
volume de oxigênio.

Segurança: Câmeras de vídeo analítico que alarmam para a central de monitoramento, briefcam para redução do tempo de investigação da segurança, uso de automação e acionamentos a distância para controle de acesso integrando ao uso do cliente (por exemplo: as mesmas cornetas utilizadas para o sinal do intervalo no colégio, são utilizadas em caso de necessidade (invasão) pela central de segurança para comunicação remota com o infrator até que a vigilância seja deslocada até o local).

Quanto as questões sustentáveis, como o tema está inserido no dia a dia do FM?
Sustentabilidade é um dos nossos valores.  Acreditamos que a sustentabilidade gera não apenas benefícios ao meio ambiente, mas quando integrada à gestão de FM poderá gerar benefícios significativos para a instituição. Atualmente temos diversos projetos visando a sustentabilidade e o atendimento aos preceitos da ESG (Environmental, Social and Corporate Governance):

-Gestão Energética e de Recursos Naturais: Consumo de energia via Mercado Livre ou Usina Biomassa ou Painel Solar para 90% das unidades. Em relação ao consumo de água, 80% da nossa demanda é atendida via poço artesiano. 95% das unidades possuem iluminação LED. Estudos frequentes para implantação de automação em sistemas para otimização e economia de energia e participação nos programas de chamada pública das concessionárias.

-Gestão de Terceiros com programa de engajamento e governança alinhadas com as melhores práticas de mercado.

- Monitoramento da operação através de sensores de presença de público para controle de abastecimento de insumos e gestão da operação de forma remota, assim evitando o desperdício de materiais e otimizando a eficiência

- Gestão de Resíduos: As unidades de saúde possuem o PGRSS (Plano de Gerenciamento de Resíduos dos Serviços de Saúde) e as demais unidades possuem o PGRS (Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos). Ambos os documentos tem como objetivo de diminuir a produção de resíduos e proporcionar aos resíduos gerados um encaminhamento seguro de forma eficiente, visando a proteção dos trabalhadores a preservação da saúde pública e do meio ambiente.
Nos hospitais temos instituído o comitê de resíduos que tem por objetivo levar a todos a consciência na separação de resíduos e buscar as melhores práticas para a redução da produção
- Monitoramento da emissão atmosférica dos hospitais (aquecedores a gás) e da PUCPR (caldeiras da Piscina)
- Análise de riscos aplicada para todas as unidades do grupo, com monitoramento de ocorrências via central de segurança.

Como a alta gestão reconhece a área de FM?
Para Alexandre Olim, diretor de Serviços Corporativos do Grupo Marista ele reforça que a área de FM tem um papel fundamental nas Instituições, independentemente do ramo de atuação. FM garante o funcionamento das operações com um campo de atuação multidisciplinar coordenando equipes e assegurando as condições de segurança e aderência às normas. Para ele, o Facilities Management transcende o operacional e atua na experiência de colaboradores e clientes na utilização dos espaços e serviços, tornando-se um diferencial estratégico para as empresas.

E a Reforma da Matriz?
Facility Management no Grupo Marista

Alfredo Madaleno – coordenador de facilities FTD e Paulo Pereira – coordenador de manutenção e obras FTD
Foto: Divulgação

Para adequar as instalações da FTD Educação nas transformações dos negócios em que a empresa está passando, optou-se em reformar a sede, em transformar o novo ambiente em um local descontraído e repaginado com novos mobiliários e todo acessível para pessoas portadoras de alguma deficiência.

Com o apoio da Sempre Engenharia e Capoano Arquitetura  as instalações foram renovadas em 100%. Criamos espaços de trabalhos open space, de convivências, sala de amamentação, roof bar, salas de jogos, salas de massagens, academia etc. Todos estes ambientes colaborativos para despertar a criatividade e inovação nos negócios da FTD, espaços que se adaptam às necessidades de trabalho de hoje, um local que provoque uma experiência diferente no colaborador, trabalho colaborativo em squads, por exemplo.

O layout construído permite também uma mudança no dia a dia, possibilitando realizar os trabalhos de maneira híbrida (remotamente + visitas esporádicas ao escritório).

Como o projeto foi aprovado em setembro de 2020, já nasceu adaptado para atender as condições necessárias para o distanciamento. Nos locais de trabalho as posições estão distanciadas em 1,5m umas das outras, as mesas de reunião estão identificadas com os locais para permanência de cada colaborador, as mesas dos refeitórios estão com divisões de acrílico, os pisos com demarcações, álcool gel espalhados pelo prédio, campanhas na intranet de conscientização.

Todas as instalações foram voltadas para a sustentabilidade, desde os materiais utilizados, com pinturas mais claras, revestimentos acústicos nas lajes dos forros nos andares, aproveitamento da iluminação natural, instalações de lâmpadas LED, renovações de ar obedecendo as normativas da ANVISA, temporizadores nas torneiras, piso hidráulico no estacionamento etc.

Na execução das obras tomou-se todo o cuidado com os resíduos gerados, fazendo o descarte seletivo dos materiais, o reaproveitamento dos mobiliários em outras unidades do grupo, e o mais importante, realizamos um Housekeeping onde geraram os seguintes números:

- 40 toneladas consolidadas de papel, papelão, plástico e metal;
- Doação por valor simbólico de 360 cadeiras e 248 gaveteiros para os colaboradores;
- Doação de aproximadamente 9.000 livros para instituições e aparas de 231 caixas de protótipos de livros.


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