Afinal, onde estamos quando o assunto é workplace?
 

Solidez, credibilidade, aconchego

Por dentro do projeto do novo escritório do Silva Vitor, Faria & Ribeiro Advogados Associados, assinado pela CLS Arquitetas Associadas


Quando um cliente procura um escritório de advocacia, ele espera encontrar um profissional competente, sério e que demonstre domínio sobre o assunto de forma transparente e confiável. E para reforçar isso já no primeiro contato, o papel da arquitetura é fundamental. Segundo Kivia Costa, sócia-proprietária da CLS Arquitetas Associadas, ao conversar com o advogado, o cliente quer se sentir confortável e seguro, para isso, um projeto bem elaborado, deixando o ambiente bem-organizado e aconchegante, é indispensável para reforçar a credibilidade do escritório. "A primeira impressão é a que fica, por isso a confiabilidade deve ser transmitida logo na entrada, antes mesmo do contato com o profissional da área. Tornar o ambiente clean, com iluminação aconchegante, um ambiente organizado e, principalmente, funcional são pontos fundamentais". 

Um exemplo concreto é o novo escritório do Silva Vitor, Faria & Ribeiro Advogados Associados, em Belo Horizonte, cujo projeto de retrofit conferiu mais solidez ao ambiente. Segundo Graziela Costa, sócia-proprietária da CLS Arquitetas Associadas, a recepção foi toda modificada, dando maior amplitude e tornando o espaço mais acolhedor. "A recepção tem um papel de destaque, pois é o primeiro espaço visto pelo público. Investir em uma estrutura é essencial, e cada detalhe precisa estar em sintonia para proporcionar uma boa impressão". 


A arquiteta disse ainda que o espaço de trabalho também sofreu alterações no layout, o que tornou o ambiente mais funcional, com móveis e prateleiras para organizar livros e documentos, facilitando o acesso a esses materiais, cadeiras e mesas confortáveis, além de uma iluminação adequada, tudo em harmonia para que os colaboradores exerçam suas funções de forma confortável, rápida e eficaz. "A sala de reuniões também passou por reformas, trazendo para o espaço a confiabilidade que o cliente precisa na hora de contratar os serviços do escritório". 

De acordo com Érika Steckelberg, também sócia-proprietária da CLS Arquitetas Associadas, o primeiro passo para se pensar um projeto de um escritório de advocacia é enumerar as necessidades do cliente. "Cada advogado tem uma rotina de trabalho e dispõe de tamanhos de espaços diferentes. É preciso levar em conta essa rotina, se há recepção, se há uma sala de reuniões, ou até mesmo uma copa para preparar o café, e adequar tudo da melhor maneira no espaço disponível". 


Feito isso, explica Érika, é a hora de pensar na iluminação, cores e mobília. "É importante que o mobiliário faça parte da decoração e proporcione conforto - tanto para o advogado quanto para o cliente. Os ambientes claros dotados de cores neutras, aliados a uma iluminação estratégica e bem planejada, são fundamentais para o sucesso do projeto". 

A arquiteta ressalta ainda que elementos de decoração como quadros, vasos de plantas e tapetes são importantes para compor o ambiente. "São esses detalhes que tornam o espaço agradável, fazendo com que o cliente se sinta acolhido". 

Kivia Costa reforça a importância de contar com o conhecimento de um profissional de arquitetura na hora de executar um projeto que atenda às necessidades de um escritório de advocacia. "Cada elemento deve ser pensado com foco no bem-estar de todos (clientes e colaboradores), mantendo e reforçando os valores e a identidade visual corporativa, buscando, assim, a credibilidade desejada". 

Foto: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
5 Mudanças sem volta no mercado de FM

Tudo virou digital e isso trouxe benefícios enormes para a operação com gestão FM com dados: aumento da eficiência, baixa de custos e maior valor comercial aos contratos de prestação de serviços

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Congresso 2025

Mais lidas da semana

Workplace

Tem pingue-pongue, mas cadê o Wi-Fi?

A experiência do usuário é a nova rainha do escritório

Mercado

Minimercados autônomos ganham espaço no corporativo e oferecem vantagens para FM

A implantação dos minimercados não exige investimento por parte da empresa

Mercado

JF 300 traz arquitetura contemporânea, eficiência e bem-estar no coração do Itaim Bibi

Quando o terreno desafia, a arquitetura responde e entrega beleza e inteligência em cada metro quadrado

Carreira

Como pertencer ao presente e comandar sua história, afinal já somos tudo o que precisamos ser

Grupo de Mulheres de Facilities & Real Estate celebra o mês da Mulher com encontro inspirador e histórias de transformação

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP