Sorteios 11ª Expo
 

No mês do meio ambiente o estúdio Perkins&Will

Lança plataforma de design sustentável e resiliente


No mês do Meio Ambiente, o estúdio global de arquitetura e design Perkins&Will lança a  nova plataforma de design sustentável e resiliente com o objetivo de estabelecer diretrizes para um futuro melhor. Guiada por uma estrutura chamada de Living Design, a página foi idealizada por Douglas Pierce, Diretor Global do Laboratório de Pesquisa de Resiliência da Perkins&Will e membro do American Institute of Architects.

O site apresenta uma série de estratégias para a criação de espaços mais saudáveis, que promovam o equilíbrio entre o bem-estar humano e ecológico em todos os níveis. "Como designers, damos o nosso melhor quando contamos histórias positivas e edificantes sobre o nosso futuro através dos lugares e espaços que criamos. Hoje, o futuro da humanidade está em jogo, e o mundo está desesperado por uma nova história", salienta Douglas Pierce.

Com base em pesquisas, esses projetos podem perdurar, se adaptar, promover a biodiversidade e ajudar a vida a prosperar em escala individual e comunitária. Como, por exemplo, a transformação de uma antiga usina de açúcar, em Dublin, em um centro de inovação e construção de comunidade, um destino cultural e um espaço de trabalho compartilhado.

Para o desenvolvimento dos projetos são observados de perto as necessidades e objetivos dos usuários do espaço, além das complexidades ambientais, sociais e econômicas da localização da futura construção. A partir daí, são identificados os principais indicadores de desempenho do projeto, tirados do próprio Living Design Index da Perkins&Will, bem como de certificações externas, como LEED, Living Building Challenge, RELi, WELL, Fitwel e Passive House.

"A sustentabilidade não deve mais ser um diferencial de um projeto, mas sim um item obrigatório, algo que faça parte do DNA do conceito desde o início", afirma o arquiteto Fernando Vidal, Diretor do estúdio da Perkins&Will em São Paulo. "No nosso estúdio, todos os arquitetos devem ter certificação LEED ou WELL. É uma forma de garantir que o raciocínio da sustentabilidade esteja envolvido em todas as etapas de criação, fomentar a troca de ideias a respeito do tema e enriquecer os argumentos em prol da sustentabilidade nas discussões com nossos clientes", explica.

Juntas, essas estratégias trazem soluções que vão desde a redução do uso de energia até a melhoria da saúde humana, aumento da biodiversidade e equidade social. O resultado são projetos personalizados e mais conectados com o universo natural e com menor impacto no meio ambiente. 

​Foto: Divulgação


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP