Sorteios 11ª Expo
 

Automação só traz resultados com capacitação

Investir no colaborador é a melhor forma de alcançar resultados


Com o avanço das tecnologias e os novos projetos desenvolvidos pelos Operadores Logísticos para atender as demandas específicas de cada cliente, a automação se torna cada dia mais presente e o mito de que ela é responsável pela diminuição do quadro de funcionários vai perdendo força. Mas, para que ela também contribua diretamente no clima organizacional, é preciso que as empresas invistam não só em tecnologia, mas também em capacitação.

O Índice de Automação do Mercado Brasileiro, estudo realizado pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil com apoio da empresa de pesquisas GfK, indica que empresas, indústrias e consumidores estão mais automatizados em 3% de 2019 para 2020. Para comércio e serviços, o crescimento também foi de 3%, enquanto para indústria (item que engloba também os OLs), o crescimento foi de 2%. Considerando que esse já é um setor bastante automatizado, o aumento se torna expressivo. Seja para agilizar processos, evitar erros humanos ou otimizar a operação como um todo, a automação é uma aliada para os OLs e é a qualificação específica que vai aperfeiçoar as habilidades técnicas e melhorar o desempenho de cada uma das pessoas que trabalha dentro da empresa.

"De nada adianta o implemento da tecnologia se não tivermos funcionários motivados e que dominem o seu funcionamento. Otimizar processos é uma missão que passa, obrigatoriamente, pela análise do trabalho já desenvolvido pelos colaboradores. E essa avaliação de desempenho e conhecimentos específicos é uma função que deveria ser básica para qualquer gestor. Para além da tecnologia, precisamos lembrar que trabalhamos com e para pessoas!", comenta Ricardo Agostinho Canteras, diretor Comercial e de Operações da Temp Log - Operador logístico especializado nos serviços de armazenamento, fracionamento e transporte para a indústria farmacêutica.

Inovação, logística 4.0, automação, todos esses conceitos estão relacionados com competitividade, velocidade e redução de custos. Mas é preciso que eles passem também a ser vistos como algo que só acontece por um bom uso das ferramentas.

"Assim como a sua empresa, muitas outras podem adquirir uma nova tecnologia que auxilie nas conferências, mas ter um funcionário capaz de analisar esses dados e sugerir melhorias para o seu tipo de serviço e que tragam benefícios para as demandas específicas dos seus clientes, é algo que não se pode comprar. Afinal, isso é fruto da capacitação, do investimento em pessoas, do cuidado", complementa o executivo.

A Temp Log tem essa atenção com o colaborador como um de seus pilares. Não à toa, recebeu em 2020 certificação da GPTW (Great Place To Work), consultoria global que apoia organizações a obter melhores resultados por meio de uma cultura de confiança, alto desempenho e inovação. Quase 90% dos funcionários da empresa responderam, ao longo da avaliação da consultoria, que sentem orgulho ao desempenhar as suas funções.

"A automação oferece uma oportunidade de crescimento para o funcionário, que, consequentemente, tem mais satisfação em trabalhar e se torna uma alavanca de crescimento para a empresa. Está tudo interligado. E ainda bem! Afinal, é esse tipo de iniciativa que amplia também o diferencial competitivo do Operador Logístico", finaliza Canteras. 

Foto: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
5 Mudanças sem volta no mercado de FM

Tudo virou digital e isso trouxe benefícios enormes para a operação com gestão FM com dados: aumento da eficiência, baixa de custos e maior valor comercial aos contratos de prestação de serviços

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP