3º Fórum InfraFM Indústrias
 

Modelo de Gestão Integrada de FM em Prédios Públicos

Modelo piloto na Esplanada dos Ministérios

Em um Webinar que aconteceu no dia 01/06/21, o Ministério da Economia (ME) realizou audiência pública para a contratação de um único fornecedor para prestar serviços de manutenção predial e de elevadores, sistema de climatização, brigada de incêndio, copa e limpeza, além de outros serviços sob demanda, como projetos de revitalização e laudos prediais.

Segundo o secretário de Gestão da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do ME, Cristiano Heckert, esse será um processo inovador na Administração Pública, que conta com apoio do Ministério do Meio Ambiente e da Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo. "Esta futura contratação visa substituir 16 contratos diferentes para a manutenção predial do bloco B da Esplanada dos Ministérios. Ao contratar de forma fragmentada, a Administração perde duas vezes, pois perde em escala e também na gestão contratual", afirma Heckert.

Com a implantação do novo modelo, será assinado somente um contrato - com a possibilidade de consórcio e subcontratação - a partir da solução de gestão predial integrada. Além dos serviços continuados, também será possível contratar serviços sob demanda, como projetos, laudos e pequenos serviços.

"Seguindo as boas práticas do mercado, queremos unificar a prestação de serviços de gestão predial em um único contrato, criando assim a figura de um 'síndico' do prédio, o que pode gerar uma economia entre 8% a 20% no valor pago", disse o secretário. "Ao simplificar a gestão contratual, também será possível alocar servidores em atividades finalísticas", complementa. Os atuais contratos do bloco B somam R$ 8,5 milhões por ano.

Na proposta do ME, o futuro fornecedor deverá entregar uma solução tecnológica para apoiar a gestão e fiscalização contratual, tanto em versão web quanto por aplicativo. Além disso, precisa oferecer a alocação necessária dos empregados, o fornecimento e a utilização de insumos adequados e suficientes para a execução dos serviços e a elaboração de planos de operação e manutenção. Após o piloto, a gestão de serviços de forma integrada deve ser implantada em outros prédios do governo federal.

"Nós queremos fazer mais e melhor gastando menos. Esse trabalho vai possibilitar que a gente tenha uma diminuição do trabalho com gestão contratual e de fiscalização, e a nossa expectativa é a melhor possível", destaca o subsecretário substituto de Planejamento, Orçamento e Administração do MMA, Mario Ribeiro.

Os interessados em participar da construção do novo modelo de contratação devem encaminhar suas contribuições até o dia 9 de junho para o endereço eletrônico [email protected].

Assista à audiência pública aqui.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
Laje corporativa certa, no bairro certo!

Um projeto triple A com qualidade arquitetônica, localização privilegiada, sindicância e gerenciamento humanizado para atender os ocupantes dos seus 33.090m2 de área bruta locável.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Cassia e Brita

Mais lidas da semana

Operações

Japan House: de visita da princesa do Japão à conquista de LEED

Bruno Mattedi, supervisor de operações da instituição cultural, compartilha insights sobre desafios do dia a dia e conquista da certificação.

Operações

Quatro iniciativas da Telhanorte Tumelero para reduzir impacto ambiental

Diretora de operações gerais fala sobre programa de sustentabilidade da varejista e impacto do setor de construção no meio ambiente.

UrbanFM

Enel X introduz Zona Sul de SP no mercado de carros elétricos

Novo eletroposto vai de encontro ao crescimento do mercado de veículos sustentáveis no Brasil.

Mercado

De volta ao Brasil, Erika Porcaro retorna a Telelok

Conheça a jornada de coragem, resiliência e inovação da mãe do Noah.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP