3º Fórum InfraFM Indústrias
 

Protocolos sanitários em empresas tiveram aumento de 40% e devem continuar em 2021

Instituições buscam consultorias especializadas para estruturar ambiente de trabalho mais seguro

A transformação organizacional e a reformulação dos processos de trabalho estão entre os pontos mais impactados pela Covid-19 no mercado corporativo. A busca por adaptar os ambientes de trabalho ao cenário de pandemia foi uma dessas mudanças. Como mostra um estudo da consultoria Eden McCallum, 74% das empresas implantaram ou planejavam maior uso da tecnologia para oferecer mais segurança e bem-estar aos colaboradores. Essa preocupação deve se manter mesmo após o controle da transmissão do Coronavírus.​

Prédio corporativo onde foi implantado o protocolo de segurança validado pela Consultoria Sírio-Libanês

Segundo o Gerente da Consultoria Sírio-Libanês, Rafael Saad, a procura por serviços ligados à implementação de protocolos sanitários contra a Covid-19 obteve um aumento de 40% no último semestre de 2020. Empresas dos mais variados setores buscaram a consultoria especializada - serviço que, antes, era prestado pelo Sírio-Libanês majoritariamente para complexos de saúde.

O serviço oferecido inclui avaliação diagnóstica da empresa para identificar os riscos, um plano de ação e protocolos para mitigá-los, um plano de comunicação para colaboradores e clientes, a constituição do gabinete especializado para suporte à tomada de decisão e uma nova avaliação para checagem do cumprimento das medidas estabelecidas. "Nos últimos três meses, identificamos uma procura maior por parte de escolas e espaços culturais, atividades que foram retornando de forma adaptada e que começaram a pensar como voltar a receber o público. Além, é claro, de escritórios, que já estavam pensando em como adaptar sua estrutura para a volta dos colaboradores", afirma Saad.

Um desses novos clientes foi a Engepred, empresa situada no Rio de Janeiro e especializada em gestão de condomínios, manutenção predial e consultoria imobiliária. Para a Diretora Luciana Penna, a busca pelo serviço especializado representa, sobretudo, o compromisso em promover um ambiente de trabalho saudável e que, além disso, transmita a sensação de segurança e confiabilidade às pessoas. "A ideia é oferecer tudo o que for preciso para que o processo gradual de retorno aos escritórios ocorra de maneira segura. Por isso, buscamos um parceiro especializado no assunto, uma instituição que é referência em saúde e biossegurança. Todo o projeto foi desenvolvido contemplando o adensamento populacional da edificação, a dinâmica do fluxo de pessoas, as últimas recomendações de órgãos oficiais e todas as medidas recomendadas pela Consultoria Sírio-Libanês", explica.

O projeto, criado para um dos edifícios administrados pela empresa (o Palácio Austregésilo de Athayde), contemplou desde mudanças tecnológicas, como automação do controle de acesso e medição automática de temperatura, até mudanças de procedimentos, como o treinamento à recepção para comunicação dos visitantes sobre cuidados para prevenção da doença, limitação de atendimentos paralelos, adaptação estrutural (como uma nova área dedicada ao recebimento e triagem de produtos vindos de fora), entre outras medidas.

Segundo expectativa da Consultoria Sírio-Libanês, a busca por projetos para implantação de medidas preventivas contra o novo Coronavírus deve continuar em 2021. "Com a chegada da vacina, as organizações se mostram mais propensas a reocupar os espaços de trabalho, mas já está claro que os cuidados devem continuar. A pandemia também mostrou o quanto estamos vulneráveis a essas ameaças ocultas, trazendo à tona a necessidade de novos protocolos, comportamentos e mudanças estruturais", observa Saad, que cita como exemplo mudanças de layout de escritórios para promover maior distanciamento e a redução no uso de objetos compartilhados por muitas pessoas.

Foto: Divulgação


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
INFRA FM Training

Educação digital para o mercado de FM 4.0. e tudo sobre o curso online Facility Manager: Performar a Gestão Estrategicamente e Pensar a Carreira de Forma Sistêmica

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Cassia e Brita

Mais lidas da semana

Operações

Japan House: de visita da princesa do Japão à conquista de LEED

Bruno Mattedi, supervisor de operações da instituição cultural, compartilha insights sobre desafios do dia a dia e conquista da certificação.

Operações

Quatro iniciativas da Telhanorte Tumelero para reduzir impacto ambiental

Diretora de operações gerais fala sobre programa de sustentabilidade da varejista e impacto do setor de construção no meio ambiente.

UrbanFM

Enel X introduz Zona Sul de SP no mercado de carros elétricos

Novo eletroposto vai de encontro ao crescimento do mercado de veículos sustentáveis no Brasil.

Mercado

De volta ao Brasil, Erika Porcaro retorna a Telelok

Conheça a jornada de coragem, resiliência e inovação da mãe do Noah.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP