TELELOK
 

Protocolos sanitários em empresas tiveram aumento de 40% e devem continuar em 2021

Instituições buscam consultorias especializadas para estruturar ambiente de trabalho mais seguro

A transformação organizacional e a reformulação dos processos de trabalho estão entre os pontos mais impactados pela Covid-19 no mercado corporativo. A busca por adaptar os ambientes de trabalho ao cenário de pandemia foi uma dessas mudanças. Como mostra um estudo da consultoria Eden McCallum, 74% das empresas implantaram ou planejavam maior uso da tecnologia para oferecer mais segurança e bem-estar aos colaboradores. Essa preocupação deve se manter mesmo após o controle da transmissão do Coronavírus.​

Prédio corporativo onde foi implantado o protocolo de segurança validado pela Consultoria Sírio-Libanês

Segundo o Gerente da Consultoria Sírio-Libanês, Rafael Saad, a procura por serviços ligados à implementação de protocolos sanitários contra a Covid-19 obteve um aumento de 40% no último semestre de 2020. Empresas dos mais variados setores buscaram a consultoria especializada - serviço que, antes, era prestado pelo Sírio-Libanês majoritariamente para complexos de saúde.

O serviço oferecido inclui avaliação diagnóstica da empresa para identificar os riscos, um plano de ação e protocolos para mitigá-los, um plano de comunicação para colaboradores e clientes, a constituição do gabinete especializado para suporte à tomada de decisão e uma nova avaliação para checagem do cumprimento das medidas estabelecidas. "Nos últimos três meses, identificamos uma procura maior por parte de escolas e espaços culturais, atividades que foram retornando de forma adaptada e que começaram a pensar como voltar a receber o público. Além, é claro, de escritórios, que já estavam pensando em como adaptar sua estrutura para a volta dos colaboradores", afirma Saad.

Um desses novos clientes foi a Engepred, empresa situada no Rio de Janeiro e especializada em gestão de condomínios, manutenção predial e consultoria imobiliária. Para a Diretora Luciana Penna, a busca pelo serviço especializado representa, sobretudo, o compromisso em promover um ambiente de trabalho saudável e que, além disso, transmita a sensação de segurança e confiabilidade às pessoas. "A ideia é oferecer tudo o que for preciso para que o processo gradual de retorno aos escritórios ocorra de maneira segura. Por isso, buscamos um parceiro especializado no assunto, uma instituição que é referência em saúde e biossegurança. Todo o projeto foi desenvolvido contemplando o adensamento populacional da edificação, a dinâmica do fluxo de pessoas, as últimas recomendações de órgãos oficiais e todas as medidas recomendadas pela Consultoria Sírio-Libanês", explica.

O projeto, criado para um dos edifícios administrados pela empresa (o Palácio Austregésilo de Athayde), contemplou desde mudanças tecnológicas, como automação do controle de acesso e medição automática de temperatura, até mudanças de procedimentos, como o treinamento à recepção para comunicação dos visitantes sobre cuidados para prevenção da doença, limitação de atendimentos paralelos, adaptação estrutural (como uma nova área dedicada ao recebimento e triagem de produtos vindos de fora), entre outras medidas.

Segundo expectativa da Consultoria Sírio-Libanês, a busca por projetos para implantação de medidas preventivas contra o novo Coronavírus deve continuar em 2021. "Com a chegada da vacina, as organizações se mostram mais propensas a reocupar os espaços de trabalho, mas já está claro que os cuidados devem continuar. A pandemia também mostrou o quanto estamos vulneráveis a essas ameaças ocultas, trazendo à tona a necessidade de novos protocolos, comportamentos e mudanças estruturais", observa Saad, que cita como exemplo mudanças de layout de escritórios para promover maior distanciamento e a redução no uso de objetos compartilhados por muitas pessoas.

Foto: Divulgação


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
INFRA FM Training

Educação digital para o mercado de FM 4.0. e tudo sobre o curso online Facility Manager: Performar a Gestão Estrategicamente e Pensar a Carreira de Forma Sistêmica

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Carreira

Saúde mental entra no radar das fiscalizações trabalhistas

Em 2024, o Brasil ultrapassou 470 mil afastamentos por transtornos mentais

Operações

A importância da coleta seletiva em ambientes corporativos

Coleta seletiva se torna critério decisivo em contratos de limpeza corporativa e exige soluções práticas, padronizadas e economicamente viáveis

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

Revista InfraFM

Prédio limpo, negócio forte!

Como a opinião do cliente final está moldando o futuro da limpeza profissional

Revista InfraFM

Infraestrutura Hospitalar como Pilar de Excelência

Como a gestão estratégica de Engenharia, Real Estate e Facilities contribui para consolidar o Hospital Israelita Albert Einstein como referência mundial

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP