Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

SiiLA celebra 10 anos e consolida dados e transparência como motores do real estate corporativo no Brasil

O setor que souber interpretar dados e integrar tecnologia ao seu modelo de negócios estará à frente dessa evolução.

Por Léa Lobo

SiiLA celebra 10 anos e consolida dados e transparência como motores do real estate corporativo no Brasil

Foto: Divulgação

A SiiLA comemorou, na última quarta-feira (29), seus 10 anos de atuação no mercado imobiliário corporativo em um evento no Berrini One, em São Paulo, reunindo lideranças, investidores e executivos do setor. A celebração marcou não apenas uma década da plataforma de inteligência imobiliária, mas também o amadurecimento do mercado brasileiro na tomada de decisão baseada em dados. 

Na abertura, o CEO e fundador Giancarlo Nicastro destacou que a noite simbolizava o início de um novo ciclo para o real estate na América Latina. “Hoje não estamos apenas celebrando o que construímos. Estamos olhando para o futuro com ambição e confiança”, afirmou.

SiiLA celebra 10 anos e consolida dados e transparência como motores do real estate corporativo no Brasil

Fonte: Linkedin

O painel central da programação, “10 anos de transformação no mercado imobiliário: o que mudou e o que está por vir”, reuniu Hilton Rejman (Brookfield Properties), Milton D’Avila (Itaú BBA), João Arthur Almeida (Suno) e Nessim Sarfati (Barzel Properties), em uma conversa mediada pelo próprio Nicastro.

 O debate evidenciou o papel da informação como ativo estratégico do setor. “Há 30 anos, decisões eram tomadas por instinto. Hoje, informação é o ativo mais valioso que existe”, provocou Sarfati. Milton D’Avila destacou a importância da transparência como critério de governança: “Em qualquer comitê de crédito, usamos dados da SiiLA. É base para análise de risco”. Já João Arthur Almeida reforçou que o diferencial deixou de ser o acesso à informação e passou a ser a capacidade de interpretar dados e gerar profundidade analítica a partir deles.

Outro ponto de destaque foi a palestra do futurista e empresário Guga Stocco, que abordou o impacto da inteligência artificial e das mudanças de comportamento sobre os negócios. “Superestimamos o impacto do curto prazo e subestimamos o de longo prazo”, afirmou. Ao projetar cenários envolvendo automação, veículos autônomos e novas formas de uso dos espaços, Stocco provocou a plateia ao lembrar que as transformações em curso exigem decisões rápidas e visão estratégica. “Se o jovem vai passar 300 meses da vida olhando para uma tela, o que vamos fazer com os espaços físicos?”, questionou.

Na sequência, Thais Trentin, da Workplace Arquitetura Corporativa, apresentou o conceito de Office Staging, técnica que transforma lajes vazias em ambientes prontos para visitação, facilitando a visualização do potencial do imóvel e acelerando o processo de locação. Segundo ela, a prática pode até valorizar o ativo. “O Office Staging facilita a tomada de decisão e aumenta o valor percebido”, explicou.

O evento também reservou espaço para homenagens às empresas que contribuíram para elevar o nível de profissionalização do setor. A Brookfield Properties foi reconhecida na categoria Protagonismo na Transformação do Mercado; a GLP Brasil recebeu o prêmio de Pioneirismo no Desenvolvimento Logístico; a Colliers foi homenageada pela Amplificação do Conhecimento no Setor; e o Clube FII recebeu o reconhecimento pela Defesa da Transparência e da Educação Financeira. Uma homenagem especial foi entregue ao CEO Giancarlo Nicastro por sua trajetória à frente da SiiLA e por sua contribuição à modernização da inteligência imobiliária no país. “Esta noite não é apenas sobre o que construímos — é sobre o que estamos prontos para construir daqui pra frente”, disse, recebendo aplausos.

Ao final, ficou claro que a comemoração dos 10 anos da SiiLA representa uma mudança estrutural no real estate corporativo. Se antes decisões eram amparadas principalmente em percepção e relacionamento, hoje o mercado exige dados, análise, transparência e visão de longo prazo. A SiiLA encerrou o evento com uma mensagem contundente: a próxima década será ainda mais transformadora e o setor que souber interpretar dados e integrar tecnologia ao seu modelo de negócios estará à frente dessa evolução.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Faça uma busca

Líderes de audiência

Mercado

Secovi-SP celebra 31 anos do Prêmio Máster Imobiliário com homenagens e grandes cases

Prêmio Máster Imobiliário 2025 celebra inovação, legado e impacto, consolidando tendências que redefinem o mercado de construção e gestão

Workplace

Móveis por assinatura transformam a gestão corporativa

Móveis por assinatura ganham espaço no Brasil e oferecem flexibilidade, sustentabilidade e ganhos financeiros para empresas e Facilities

Operações

Como Fracttal ajudou a UMOE Bioenergy a economizar R$ 600 mil em manutenção industrial

Uso de IoT e inteligência artificial reduziu 850 horas de paradas e mudou a cultura de manutenção, trazendo ganhos de eficiência, segurança e sustentabilidade para a operação

Mercado

Neowrk lança neo.AI, solução inédita para gestão inteligente de espaços corporativos

Novo recurso com inteligência artificial simplifica a tomada de decisão para Facility Managers, transformando dados complexos em respostas rápidas e estratégicas

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking