Condor
 

São Paulo faz 470 anos e reconhece o valor de FM

A cidade que nunca para e papel dos gestores que a mantêm em movimento

Por Redação

São Paulo faz 470 anos e reconhece o valor de FM

Foto: Canva.com/ Erich Sacco


No dia 25 de janeiro, São Paulo comemora mais um ano de existência. A cidade que começou como um pequeno povoado jesuíta em 1554 tornou-se um dos maiores centros urbanos do mundo, pulsando com inovação, diversidade e um ritmo frenético que não dá trégua. Mas por trás dos arranha-céus, das avenidas movimentadas e dos centros empresariais que fazem a economia girar, há um time de profissionais que garantem que tudo funcione com precisão: os Facilities Managers – os verdadeiros prefeitos das edificações paulistanas.

Gerenciar uma edificação corporativa, hospitalar, industrial ou comercial em São Paulo é uma tarefa que vai muito além da manutenção e da operação diária. Os gestores de facilities lidam com desafios que refletem a própria dinâmica da metrópole: mobilidade, segurança, sustentabilidade, eficiência energética e inovação. Se a cidade tem mais de 15 mil prédios comerciais e é lar de centenas de indústrias, hospitais e shoppings, são esses profissionais que garantem que esses espaços sejam funcionais, seguros e sustentáveis para milhões de pessoas que circulam por eles todos os dias.

“Administrar um edifício em São Paulo é quase como gerenciar uma cidade dentro da cidade. Temos que garantir o funcionamento dos serviços essenciais, minimizar impactos ambientais e buscar constantemente inovação para otimizar custos e eficiência”, afirma Léa Lobo, head de conteúdo da InfraFM.

Se São Paulo enfrenta desafios de trânsito, abastecimento de água, gestão de resíduos e consumo energético, o mesmo acontece dentro de seus edifícios. Os Facilities Managers precisam equilibrar a crescente demanda por eficiência com a necessidade de sustentabilidade, implementando soluções inovadoras para otimizar recursos e reduzir impactos ambientais.

Além disso, a transformação digital vem impulsionando novas práticas no setor. Prédios inteligentes, uso de IoT (Internet das Coisas), automação e ferramentas de monitoramento remoto já fazem parte do dia a dia dos gestores que comandam a infraestrutura da cidade. Todos trabalhando em direção a smart cities.

A busca por um modelo mais sustentável e resiliente é um dos grandes desafios para São Paulo e, consequentemente, para seus edifícios. Empresas que operam na cidade estão adotando iniciativas como captação de água da chuva, energia solar, iluminação eficiente e gestão de resíduos, contribuindo para que a metrópole se torne mais verde e preparada para o futuro.

“O conceito de smart buildings e facilities sustentáveis já é uma realidade. Precisamos pensar em como nossas edificações podem consumir menos, gerar menos impacto ambiental e oferecer mais conforto para os ocupantes. Isso não é apenas uma tendência, mas uma necessidade para uma cidade como São Paulo”, destaca Léa Lobo.

No aniversário de São Paulo, celebramos não apenas sua grandeza, mas também o trabalho dos gestores que garantem que a cidade funcione de forma eficiente e sustentável, cada um “limpando suas calçadas”. São eles que, nos bastidores, enfrentam desafios diários para manter os prédios operando, garantindo que empresas, hospitais, shoppings e indústrias continuem girando e oferecendo qualidade de vida para milhões de paulistanos.

Parabéns, São Paulo! E parabéns aos Facilities Managers, que fazem dessa cidade um organismo vivo e em constante evolução. Afinal, administrar um prédio aqui é quase como ser prefeito de um pequeno pedaço dessa metrópole pulsante.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MAKITA

Mais lidas da semana

Operações

Qual é o impacto dos painéis solares de titânio na operação predial?

Nova tecnologia desenvolvida pela Universidade de Tóquio promete até 1.000 vezes mais eficiência que o silício

Operações

IFM de alta complexidade no condomínio Empresarial Senado

Inovação, segurança e melhoria contínua marcam a gestão de Gustavo Nicacio

Operações

Aeroportos adotam energia limpa para reduzir CO²

Solução elétrica substitui equipamentos a diesel, corta emissões e traz ganhos de segurança e eficiência para operações em solo

Carreira

Evasão de engenheiros e lacuna global: os riscos para o Facility Management no Brasil

A falta de profissionais técnicos é um desafio mundial que ameaça infraestrutura, inovação e sustentabilidade. No Brasil, o impacto sobre o Facility Management exige respostas rápidas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP