Novo projeto built-to-suit da Brookfield Properties é entregue na Vila Leopoldina

Edifício de escritórios possui um projeto arquitetônico diferenciado, assinado por Gustavo Utrabo.

Por Brookfield Properties

Novo projeto built-to-suit da Brookfield Properties é entregue na Vila Leopoldina

Foto: Divulgação

A Brookfield Properties, líder mundial em desenvolvimento e operação de ativos imobiliários de alta qualidade, acaba de inaugurar o Arquipeo, seu novo edifício corporativo, localizado na Vila Leopoldina, em São Paulo. O projeto, assinado pelo arquiteto Gustavo Utrabo, é o grande diferencial do espaço, pois foi concebido de forma a criar ambientes amplos e interligados, com andares de até 12 mil m², que podem ser subdivididos em diferentes tamanhos.
 
Empreendimento built-to-suit, o Arquipeo foi desenvolvido para a WPP, maior empresa de publicidade e comunicação do mundo, que irá reunir suas agências do Brasil em um único espaço. O projeto foi encomendado à Brookfield Properties para ser um campus aberto e horizontal para conexão entre as diferentes empresas da rede.

“Arquipeo já é considerado um dos mais icônicos do nosso portfólio. Além do padrão AAA e totalmente sustentável, o Arquipeo está inserido em um novo eixo residencial e corporativo paulistano, na Vila Leopoldina, uma das áreas ascendentes da capital. O bairro evoluiu de uma área industrial para um polo criativo e inovador, atraindo empreendimentos imobiliários, educação, comércio e lazer”, afirma Hilton Rejman, presidente executivo da Brookfield Properties no Brasil.
 
Desde sua idealização, o empreendimento foi pensado para atender às mais rigorosas exigências de sustentabilidade e da certificação LEED Gold, com eficiência hídrica e de energia, construção sustentável, controle de poluentes, aproveitamento da luz natural, localização favorável ao uso de transporte público e alternativos. Possui ainda duas estrelas na certificação Fitwel, desenvolvido pelo Center for Disease Control and Prevention (CDC) em parceria com o General Services Administration (GSA) e que valoriza a saúde, o bem estar, qualidade de vida e a produtividade dos ocupantes.
 
O empreendimento ocupa um terreno de 19 mil m², com mais de 57 mil m² de área locável, distribuídos em cinco pavimentos conectados por passarelas e escadas que interligam grandes espaços, galerias e áreas externas com locais de trabalho colaborativos, além de varandas e um “roof-top” com um terraço de mais de 7 mil m². Com capacidade para receber cerca de sete mil profissionais, o empreendimento conta ainda com auditório e espaço para lojas, cafés e restaurantes.
 
O paisagismo é assinado por Raul Pereira e foi desenvolvido com espécies nativas da Mata Atlântica. O jardim interno pode ser visualizado de qualquer parte do edifício e conta com árvores de copas altas. Ao todo, são mais de 5 mil m² de área verde, com cerca de 115 espécies diferentes. O conceito do Arquipeo também valoriza a integração com o bairro e com os passantes, com bastante transparência, fruição e sem muros.
     
O projeto arquitetônico
 
Gustavo Utrabo é um arquiteto brasileiro conhecido por seu foco em sustentabilidade, responsabilidade ambiental e design socialmente consciente. Ganhou reconhecimento por seu uso inovador de materiais naturais, principalmente madeira, e por sua ênfase na integração da arquitetura com a natureza. É fundador do Estúdio Gustavo Utrabo, escritório de arquitetura que se tornou conhecido por projetos como a Aldeia Infantil de Formoso do Araguaia, internato vencedor do Prêmio Internacional RIBA 2018.
 
O trabalho de Utrabo frequentemente combina abordagens arquitetônicas contemporâneas com elementos tradicionais brasileiros, priorizando as necessidades da comunidade local e minimizando o impacto ambiental. Seus projetos normalmente abrangem espaços abertos, ventilação natural e o uso inovador de materiais para promover a eficiência energética e a sustentabilidade.
 
O neologismo que dá nome ao empreendimento tem como referência o próprio significado de arquipélago e foi inspirado na palavra em francês – archipel. “O Arquipeo é uma reflexão a respeito da constituição de uma cidade contemporânea na relação entre cultura e natureza, assim como também sobre a feitura de elementos arquitetônicos. Para a cidade, concebemos um edifício aberto, ativo para vizinhança e com uma praça exuberante ao centro. Para sua construção, pesquisamos sobre a pré-fabricação (algo presente na história fabril da Vila Leopoldina), mas também sobre os gestos manuais que permeiam todo o projeto, como, por exemplo, os painéis estruturais em alto relevo existentes no edifício”, afirma Ultrabo.
 
O Arquipeo é totalmente acessível e está localizado na Avenida Mofarrej, 971, com fácil acesso por carro – está estrategicamente perto de vias como as Marginais Tietê e Pinheiros - e transporte público (diversas linhas de ônibus circulam pela região, além de estar perto de duas estações de trem).

Além disso, o empreendimento tem infraestrutura para os adeptos da mobilidade urbana (bicicletário e vestiário) e possui ciclovias no entorno. A WPP ocupará três dos cinco pavimentos do empreendimento. Os demais espaços serão locados à terceiros.



Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP