Apagões em centros urbanos: como se prevenir?

Sistema de energia alternativo é sustentável e não é afetado por falhas na rede.

Por Mateus Murozaki

Apagões em centros urbanos: como se prevenir?

Foto: Canva.com/dogayusufdokdok

Nos últimos meses, grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro foram acometidas por quedas de energia duradouras em vastas regiões. Não é preciso ser um especialista para saber os riscos que acontecimentos desse tipo podem acarretar para as empresas, principalmente em instalações que necessitam de energia constante.

Qual seria a melhor maneira de se prevenir, porém? As opções são múltiplas, mas uma pouco comentada e que pode contribuir para o relatório de sustentabilidade das companhias é a energia solar, mais especificamente por meio de um sistema off-grid.

Existem dois tipos de sistemas quando falamos de energia: on-grid e off-grid. Como os próprios nomes sugerem, a diferença está na conexão com a rede elétrica. O que torna o sistema off-grid, ou seja, os sistemas sem conexão com a rede elétrica, uma boa opção para prevenir apagões é justamente o fato de serem independentes, resistindo às falhas dessa rede.

Geralmente, essa opção é utilizada em áreas rurais onde as redes elétricas não têm cobertura, sendo muito popular, por exemplo, em áreas agrícolas da África do Sul. Contudo, é possível implementá-la em qualquer tipo de construção, inclusive em residências.

Os benefícios, além da proteção contra falhas da rede elétrica, são financeiros, representando uma boa economia em relação às redes convencionais, e também sustentáveis, visto que esse sistema acomoda não apenas energia solar, mas também qualquer tipo de energia natural.

Existem, claro, algumas questões relacionadas a esse tipo de abastecimento de energia, sendo a maior delas o alto custo de instalação, já que são necessários diversos componentes, como painéis, baterias, controladores de carga e inversores, para que o sistema funcione corretamente. Além disso, é necessário um monitoramento preciso e manutenções constantes, o que pode consumir não apenas tempo, mas também dinheiro. Apesar disso, o sistema ainda oferece maior economia a longo prazo.

Brasil é o 6º país que mais gera energia solar no mundo

De acordo com um levantamento da Absolar, baseado em dados da Agência Internacional de Energias Renováveis, o Brasil é o 6º país que mais gera energia solar, com 37 gigawatts de capacidade operacional disponíveis em 2023. O setor arrecadou R$ 5,6 bilhões em 2023, um aumento de 49% em relação a 2022.

Esses dados indicam uma presença crescente de fontes alternativas de energia em nosso país, alinhando-se com os esforços para reduzir o número alarmante de emissões de gases de efeito estufa, que são diretamente responsáveis, por exemplo, pelas intensas ondas de calor ocorridas este ano.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Operações

Carregamento de veículos elétricos em condomínios divide opiniões

Como equilibrar os custos e as preocupações dos condôminos de forma justa e transparente. Leia artigo exclusivo.

Carreira

Fábio Pace Adamo assume Real Estate Management da Volvo

Com mais de 20 anos de experiência, profissional assume gestão em nível nacional.

Mercado

Soluções de economia de água com o fim do desconto da Sabesp

Tecnologias e estratégias inovadoras tornam sustentável o consumo de água.

Workplace

Pinterest transforma escritório em oportunidade de novos negócios

Daiane Silva, Workplace Manager da multinacional, fala sobre gestão focada em clientes externos e cultura flexível.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Diversidade de ideias no 10º Fórum InfraFM Hospitais & Ambientes de Saúde

Evento abordou sustentabilidade, cases de sucesso, otimização de gestão e outros temas em voga no setor.

Revista InfraFM

Guardiões do movimento

Assegurando o bem-estar dos colaboradores ao longo dos 14 mil quilômetros de ferrovias, que cortam nove estados brasileiros.

Revista InfraFM

Oportunidades e inovações no World Workplace 2024 da IFMA

Transformando o setor de FM com foco em tecnologia e sustentabilidade

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP