Ana Paula Cassago
 

Mercado de parques industriais passa por retomada em São Paulo

Pesquisa revela aumento de valores de locação na região e oportunidade para desenvolvimento de novos produtos.

Por Redação

Mercado de parques industriais passa por retomada em São Paulo, aponta pesquisa

Parque Logístico em Guarulhos, São Paulo. Foto: Divulgação 


Como primeiro trimestre de 2024 moderado, o mercado de parques industrias em São Paulo registrou retomada no segundo trimestre. De acordo com monitoramento da CBRE, a absorção líquida cresceu em 98% em relação ao trimestre anterior. Esse resultado é uma consequência da expansão do segmento de varejo e e-commerce, que contribuiu com 38% das movimentações.

Apenas no estado de São Paulo, conforme pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) de 2022, existem mais de 141 mil estabelecimentos industrias. A vacância geral do mercado paulistano, ainda segundo relatório da CBRE, fechou o segundo trimestre de 2024 em 10%. Esse cenário resultou em um aumento nos valores de locação, o que pode viabilizar o desenvolvimento de novos produtos em algumas regiões, como o raio de 60 a 120 km de São Paulo.

No contexto nacional, Minas Gerais também apresentou desempenho positivo, com um novo estoque acumulado nos primeiros trimestres do ano em 55% maior do que 2023. Já na Região Metropolitana de Belo Horizonte, que concentrou 75% das atividades de entrega e absorção de espaços, a vacância caiu de 7% para 6%.

No Nordeste, após uma movimentação intensa em 2023, houve uma estabilização nas atividades de locação nos primeiros trimestres de 2024. A vacância geral na região fechou em 9%. Na região Sul, Santa Catarina e Paraná registraram resultados positivos, com uma redução de aproximadamente 1 ponto percentual na vacância em ambos os estados.

No Rio Grande do Sul, a CBRE tem acompanhado de perto as atividades de ocupação pós-desastre climático. Muitas empresas assistidas, sente sentido, sinalizam a retomada das operações no segundo semestre deste ano, sendo por relocação temporária ou definitiva de das atividades, ou pela reestruturação das ocupações existentes.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Palestra SESC

Mais lidas da semana

Operações

Padrões da qualidade do ar: o que muda com redefinição da ABNT?

Saiba como atualizações impactam bem-estar em ambientes climatizados.

Mercado

Com 26 anos de experiência, Jani Oliveira é a nova FM da Rumo

Profissional foi responsável por apoiar estruturação da área de FM da Heineken no Brasil.

Operações

Como GLP no Brasil inovou na gestão de parques logísticos

Rômulo Otoni, Diretor de Operações da GLP no Brasil, discute desafios, avanços tecnológicos e práticas sustentáveis que impulsionam a liderança da empresa no mercado logístico.

Operações

Qual é a importância de ESG na Limpeza Profissional?

Entenda a evolução da agenda ESG no mercado e como implementar práticas sustentáveis em artigo exclusivo de Ricardo Vacaro.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP