Condor
 

Santa Casa reduz risco de infecção em 65%

Confira case da unidade de Votuporanga, um marco na assistência.

Por RL Higiene

Como Santa Casa reduziu risco de infecção em 65%

Foto: Canva.com/ baona


Implantação de novos protocolos. Compra de equipamentos. Treinamento. Engajamento de equipe. Parceria de sucesso. Pilares que fazem a Santa Casa de Votuporanga ser referência para mais de 50 cidades da região Noroeste paulista.

Na busca por melhorias de processos para aumentar a efetividade da limpeza e a produtividade dos profissionais, a Instituição firmou parceria com a RL Higiene. Foram adquiridos kits de ferramentas com carrinhos, que garantem praticidade, qualidade, segurança para colaboradores e pacientes.

Com a dedicação de todos os colaboradores, em apenas seis meses a Santa Casa reduziu em 25% o risco de infecção relacionada à assistência à saúde. E em relação a infecções causadas por bactérias multirresistentes, a diminuição foi de 65%.

Esses índices são menores do que os de grandes instituições e inferiores até mesmo aos recomendados pelo Ministério da Saúde. Um marco na assistência.

A dra. Regina Silvia Chaves de Lima, médica infectologista da Santa Casa de Votuporanga, detalhou as ações. “É uma iniciativa bem completa, atuando em diversas frentes. Intensificamos a limpeza e a desinfecção de superfície pela equipe multidisciplinar e da limpeza, com a concretização do cumprimento do protocolo de limpeza concorrente e de terminal, com supervisão e validação para liberação de leito”, destacou.

Essas mudanças resultaram em um grande objetivo alcançado, que foi o aumento da velocidade de liberação dos leitos. O resultado é o aumento do potencial de receita da instituição. Mas muito mais estava por vir.

O Hospital também fez a troca de metodologia e saneante, além de aumentar a oferta de produtos de higiene para as mãos. “Essa nova tecnologia diminui ainda mais o risco de transmissão cruzada, elevando a segurança do paciente e dos profissionais”, disse Milena Basso Bolpato de Morais, do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar.

Daiane Nazzi, enfermeira coordenadora de Facilities da Santa Casa, ressaltou as conquistas, entre elas a preservação do patrimônio, a redução do tempo de limpeza terminal e o desperdício de água. O bem-estar dos colaboradores da limpeza também foi destaque. “Notamos o engajamento das equipes, com maior produtividade e queda em 38% no absenteísmo e 25% de atestados”, frisou.

“Eu achei uma inovação. São equipamentos novos, uma maneira inédita para dar higiene para os pacientes”, falou a auxiliar de limpeza Simone Aparecida Menezes.

Além disso, a Instituição alcançou 98% de aprovação dos clientes e pacientes em pesquisa de Ouvidoria sobre as instalações. “É uma soma de fatores que culminaram em um novo protocolo e em novos recordes. Agradecemos o envolvimento de todos, que fez a diferença em nossa assistência e garantiu tratamento melhor para milhares de pacientes. Estamos cada vez mais preparados para receber e atender o Sistema Único de Saúde (SUS) e os novos clientes da saúde complementar — convênios e particulares”, finalizou Daiane.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MAKITA

Mais lidas da semana

Operações

Qual é o impacto dos painéis solares de titânio na operação predial?

Nova tecnologia desenvolvida pela Universidade de Tóquio promete até 1.000 vezes mais eficiência que o silício

Operações

IFM de alta complexidade no condomínio Empresarial Senado

Inovação, segurança e melhoria contínua marcam a gestão de Gustavo Nicacio

Operações

Aeroportos adotam energia limpa para reduzir CO²

Solução elétrica substitui equipamentos a diesel, corta emissões e traz ganhos de segurança e eficiência para operações em solo

Carreira

Evasão de engenheiros e lacuna global: os riscos para o Facility Management no Brasil

A falta de profissionais técnicos é um desafio mundial que ameaça infraestrutura, inovação e sustentabilidade. No Brasil, o impacto sobre o Facility Management exige respostas rápidas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP