Um caminho gratificante e desafiador em 24 anos na CBRE

Alessandro do Carmo, General Director na CBRE, compartilha desafios da jornada de mais de duas décadas em multinacional.

Por Alessandro do Carmo

Um caminho gratificante e desafiador em 24 anos na CBRE

Quando fui convidado para participar da Edição de 25 anos da InfraFM, compartilhando um relato pessoal sobre um projeto marcante em minha trajetória profissional, imediatamente, em minha mente, assisti a um filme sobretudo pelo que passei ao longo de meus 24 anos na CBRE.

Foram inúmeras implantações desafiadoras de nossos serviços em condomínios; emergências e contingências acionadas durante as madrugadas; criação de novos serviços; trocas de plataformas de Operação e Gestão; falência e insolvência de fornecedores (poucos); e muitas outras oportunidades de crescimento profissional e de nos aproximarmos cada vez mais de nossos clientes. Então, como pinçar, dentre tantos projetos com os quais me envolvi, aquele que mereça ser compartilhado nessa edição comemorativa da InfraFM?

Sem dúvida, dois desafios foram os mais marcantes nesta minha jornada profissional e ambos aconteceram em 2023. O primeiro aconteceu logo no início do ano ao assumir a direção executiva da divisão Management Services da CBRE no Brasil substituindo Thomaz Catunda, que brilhantemente conduziu nossa operação desde o ano 2000. Além da gestão de toda operação de Property Management em todos os nossos clientes pelo Brasil afora, assumir também a gestão executiva geral de uma empresa do tamanho da CBRE Serviços do Brasil tem sido um caminho desafiadoramente gratificante, o reconhecimento de um trabalho que conduzi durante anos junto às nossas equipes de profissionais de operação, atendendo e superando as expectativas de nossos clientes, e que também nos rendeu muitas indicações ao Prêmio Indicados InfraFM.

O segundo importante desafio, também em 2023, foi ter participado ativamente da equipe que conduziu a aquisição da empresa BRPR-A, gestora dos ativos da BR Properties. Com uma complexidade e oportunidade de aprendizados extremamente relevantes, este processo exigiu tudo o que aprendi ao longo de todos esses anos no mercado de Facilities Management e Property Management, além de minha formação acadêmica. Trata-se de uma operação envolvendo ativos representativos em seus mercados (SP, RJ e DF), com qualidades técnicas e especificidades expressivas, totalizando aproximados 650.000 m² de metragem privativa.

Iniciamos este projeto com várias análises financeiras e estratégias mercadológicas para nos certificarmos de que estávamos dando um grande e importante passo para a divisão de Property Management da CBRE no Brasil. Ao final deste período, conseguimos elaborar um Business Case absolutamente sólido e factível, que foi submetido ao Comitê de Investimentos da CBRE Global. A partir de então, passei a liderar o desafio de operacionalizar a transação, colocando em prática todas as premissas aprovadas em nosso Business Case: a gestão de uma nova empresa, equipes altamente qualificadas, empreendimentos envolvidos com operações importantes, proprietários envolvidos e suas demandas e expectativas, locatários atendidos, e tudo o que envolve uma transação desta natureza.

Diferentemente da implantação de serviços em um novo condomínio, este processo foi, e tem sido, bastante diferente. Seguimos com o propósito de consolidarmos as duas Operações (CBRE e BRPRA), entregando resultados cada vez mais relevantes e estratégicos para nossos clientes e consolidando nossa posição de líderes de mercado, local e global. Foi um projeto que se materializou ao longo de praticamente oito meses de trabalho incansável. Aprendizados incríveis e, ao mesmo tempo, oportunidades de contribuir com meus conhecimentos.

A CBRE está comemorando 45 anos de Brasil e me orgulho da oportunidade de fazer parte desta empresa e poder participar desta comemoração. Quero aproveitar e parabenizar a Léa Lobo e toda sua equipe, que através da InfraFM, com suas mídias e eventos de conteúdo extremamente relevante, muito contribuiu para o desenvolvimento do mercado de Facilities Corporativo e Predial nestes últimos 25 anos. Estamos felizes em sermos parceiros nesta jornada de sucesso. Que venham mais 25 anos de repetidos sucessos para todos nós.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
Vozes em Facilities Management

Um marco histórico, esta edição especial de 25 anos traz histórias empoderadas de vozes do setor que contam suas realizações no setor de FM.

Faça uma busca

Líderes de audiência

Mercado

Secovi-SP celebra 31 anos do Prêmio Máster Imobiliário com homenagens e grandes cases

Prêmio Máster Imobiliário 2025 celebra inovação, legado e impacto, consolidando tendências que redefinem o mercado de construção e gestão

Workplace

Móveis por assinatura transformam a gestão corporativa

Móveis por assinatura ganham espaço no Brasil e oferecem flexibilidade, sustentabilidade e ganhos financeiros para empresas e Facilities

Operações

Como Fracttal ajudou a UMOE Bioenergy a economizar R$ 600 mil em manutenção industrial

Uso de IoT e inteligência artificial reduziu 850 horas de paradas e mudou a cultura de manutenção, trazendo ganhos de eficiência, segurança e sustentabilidade para a operação

Mercado

Neowrk lança neo.AI, solução inédita para gestão inteligente de espaços corporativos

Novo recurso com inteligência artificial simplifica a tomada de decisão para Facility Managers, transformando dados complexos em respostas rápidas e estratégicas

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking