Black Friday - Congresso 2025
 

Os desafios e particularidades de gerenciar operações fabris internacionais

Conheça um pouco da trajetória e desafios de Marcelo Girardi, à frente da área de Facility Management, para gerenciar 25 plantas da Kimberly-Clark na América Latina e Ásia.

Por Léa Lobo

Os desafios e particularidades de gerenciar operações fabris internacionais

As marcas da Kimberly-Clark - Huggies, Intimus e Plenitud são algumas delas - estão entre as mais conhecidas do mundo. Com um amplo portfólio de produtos essenciais para o dia a dia, a empresa desempenha um papel relevante ao realizar seu propósito de “um melhor cuidado para um mundo melhor”, impactando positivamente milhões de pessoas ao redor do globo.

Para que isso aconteça, a companhia vê como estratégica sua cultura organizacional, que valoriza o desenvolvimento profissional dos colaboradores e favorece um ambiente de trabalho onde todos se sintam incluídos e inspirados a dar o seu melhor. Dessa forma, os líderes de todas as áreas têm um papel fundamental na realização dos planos estratégicos de crescimento da companhia. Entre eles, está Marcelo Girardi, diretor de Facility Management, responsável pelo funcionamento essencial de muitas instalações da Kimberly-Clark.

Marcelo ingressou na companhia em 2018 com a missão de criar e liderar a área de Facility Management na América Latina. O desafio era claro: atuando em diferentes segmentos de mercado e com operações em vários países, a empresa necessitava de uma abordagem centralizada e estratégica para gerenciar suas instalações.

"Em 2019 e 2020, mesmo durante a pandemia, implementamos com sucesso a área de Facility Management para atender não só o Brasil, mas também outros países da América Latina, como Peru, Chile, Argentina, Colômbia, Costa Rica, entre outros”, afirma Marcelo.

Com mais de 25 anos de experiência em gestão de Compras e Facility Management e atuação em empresas de renome, como Ericsson, Atlas Copco e CBRE, Marcelo conhece bem as complexidades envolvidas na gestão de instalações industriais, em comparação aos ambientes corporativos tradicionais. "A gestão de Facilities em uma fábrica é muito diferente, em várias dimensões, de um ambiente de escritório. Há diversos sistemas críticos para a operação e existe um cuidado muito maior com questões de saúde e segurança. Qualquer eventual falha, por menor que seja, pode impactar diretamente na produção. Um problema em um transformador, no transporte dos colaboradores ou mesmo com a alimentação pode parar uma operação fabril", pontua.

Ser um gestor de Facilities Management com atuação global é uma tarefa realmente desafiadora. Marcelo lida diariamente com uma série de desafios únicos, incluindo: diversidade cultural, regulamentações locais, barreiras linguísticas, logística e cadeia de suprimentos, gestão remota de equipes, riscos geopolíticos e instabilidade econômica, custos e orçamentos, tecnologia e sistemas de informação, conformidade com padrões de qualidade e sustentabilidade, além de organizar sua agenda para atender demandas em diferentes fusos horários.

Ademais dos aspectos técnicos, Marcelo destaca a importância do gerenciamento de mudanças e do entendimento das necessidades locais ao selecionar fornecedores e parceiros de gestão. Mesmo sendo uma companhia global, a Kimberly-Clark busca entender as particularidades de cada mercado e em alguns casos, opta por contratar gerenciadores regionais, considerando aspectos culturais que favorecem o trabalho e os resultados. “Hoje, na América Latina, contamos com 12 fábricas e temos uma mescla entre um contrato regional e alguns contratos locais. Já na Ásia, são 13 plantas, e lá, além de fornecedores locais, contamos também com gerenciadores globais de instalações em alguns países”, exemplifica.

“Nosso escopo de Facilities engloba soft services, como limpeza, jardinagem, restaurante e transporte de funcionários, mas também somos responsáveis, em alguns casos, pela manutenção das unidades, cuja complexidade difere de acordo com as particularidades de cada operação. Nesse aspecto estão inclusos manutenção predial, elétrica, hidráulica, ar-condicionado, e equipamentos como compressores, chillers, e outros sistemas conectados ao processo produtivo. Na fábrica, é preciso entender profundamente como estas estruturas se relacionam com as demais e como impactam a produção”, comenta.

O custo é um fator importantíssimo para os gestores de Facilities, e esse caso não é diferente. “Nesse sentido, o nosso papel é mostrar para a liderança da operação o quanto nossa área impacta no funcionamento da unidade. Para isso, criamos algumas métricas, que evidenciam o valor de Facilities dentro do custo de produção”, detalha.

Outro ponto destacado por Marcelo é a relação com fornecedores: “Assim como em todas as outras áreas da companhia, atuamos próximos e ouvindo as particularidades de nossos stakeholders. Avaliamos as demandas de cada unidade e decidimos, a partir disto, qual será o modelo operacional e comercial a ser adotado”.

O executivo conta que uma série de fatores, entre eles idioma e cultura, influenciam nessa decisão: “Quando optamos por um determinado fornecedor, nossa gestão próxima e conhecimento compartilhado das necessidades de cada mercado certamente nos auxiliam a criar um plano de atuação detalhado. Com isso, podemos estabelecer juntos os parâmetros de produtividade, métricas e KPIs, criando uma entrega personalizada”.

Atualmente, Marcelo está finalizando um mestrado em Administração, pesquisando como multinacionais brasileiras gerenciam suas áreas de suporte ao negócio. Sua expertise e visão foram compartilhadas em uma palestra no Congresso Latino-americano da Academy of International Business, evento que foi realizado em março, na Jamaica. O executivo também trará um spoiler deste tema em sua participação como palestrante no 3º Fórum InfraFM Indústria & Sites Remotos, que acontecerá em junho, no Brasil.

Marcelo Girardi é um exemplo da dedicação e do profissionalismo necessários para liderar a gestão de Facilities em empresas de atuação global. Seu compromisso com a excelência e sua paixão por impulsionar a inovação na Kimberly-Clark inspiram colegas e parceiros em todo o mundo.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP