Ana Paula Cassago
 

"O Facility Manager é o pai e a mãe da empresa", afirma Diego França

Com implementação de 10 filiais Brasil afora no currículo, profissional compartilha desafios de liderança e planejamento.

Por Natalia Gonçalves 

"O Facility Manager é o pai e a mãe da empresa", afirma Diego França

​Devido a trajetória no exército militar, uma das maiores dificuldades de Diego França era liderar no ambiente corporativo. No início da carreira como Facility Manager, ele compreendeu que a função demandava de habilidades muito diferentes de um auditor. Para o profissional, ocupar o cargo de liderança se assemelha a ser "um prefeito da empresa", pois é necessário liderar para todo mundo. Distante do ambiente militar, que é mais rígido e com mais regras, ele sentiu a necessidade de buscar uma especialização.

Diante da variedade de cursos para líderes, Diego escutou da gestora de Facilities do Grupo GPS, onde trabalhou entre 2007 e 2008, que cursar artes cênicas seria uma melhor opção. No teatro, ele melhorou como se expressava, pois compreendeu como as pessoas respondem de diferentes formas ao mesmo estímulo. "Algumas pessoas gostam de feedbacks mais firmes, outras não. Algumas gostam de feedback toda semana, outras uma vez ao mês. Aprendi no teatro a compreender o lado do outro", comenta.

Além disso, ele aprendeu a tomar decisões equilibradas. "O Facility Manager é o pai e a mãe da empresa. Se eu deixo um filho feliz e o outro triste, não estou sendo o melhor pai, então tenho que equilibrar essa questão. Acredito que as pessoas são o ativo mais importante dentro das empresas, por isso, até hoje, entendo a liderança como um dos maiores desafios da área", ressalta.

Mesmo com planejamento detalhado, imprevistos acontecem

"O Facility Manager é o pai e a mãe da empresa", afirma Diego França

Foto: Divulgação


​A experiência de quase vinte anos em FM, contribuiu para França perceber a área como um sistema integrado de serviços, sendo essencial para o profissional pensar no macro, desde o bem-estar no ambiente de trabalho até a contração de serviços. Desta forma, o planejamento se faz essencial no dia a dia, como um fator determinante para a realização de projetos simultâneos - uma realização que Diego destaca no currículo.

"Na MDS, implantei 10 filiais Brasil afora. A gente saiu de 600m² para 2000m², sempre com obras que duravam mais de 55 dias", lembra. Contudo, mesmo com o planejamento detalhado e com a estipulação de atrasos, imprevistos acontecem. Certa vez, o não cumprimento de prazo, levou Diego a utilizar a criatividade e "colocar a mão na massa".

"O fornecedor falou 'amanhã as luminárias estão aí para fazer a instalação'. Estava tudo certo, era só grampear a suspensa industrial. Um dia depois do combinado, quando questionado pelo atraso, o fornecedor respondeu que só poderia entregar quatro dias depois. A vontade era de sentar e chorar, mas liguei para o arquiteto responsável e disse que só tinha uma solução", conta. A única forma de atender ao prazo de entrega, encontrada por Diego, foi realizar a instalação das luminárias por conta própria.

"Pegamos o caminhãozinho da construtora, fomos ao depósito de material de construção e compramos barras em U vazadas na lateral. Compramos também o LED adequado, os arames de rosca e as fontes. No estacionamento, pintamos as barras de preto fosco, colamos os LEDs e o eletricista finalizou. Depois de entregue, informei que precisaríamos trocar, mas a diretoria gostou do resultado. Até hoje, elas estão no local", completa. O projeto aconteceu em 2018, mesmo ano em que Diego foi reconhecido como funcionário do ano, com apenas dois anos na empresa. 


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Palestra SESC

Mais lidas da semana

Operações

Padrões da qualidade do ar: o que muda com redefinição da ABNT?

Saiba como atualizações impactam bem-estar em ambientes climatizados.

Mercado

Com 26 anos de experiência, Jani Oliveira é a nova FM da Rumo

Profissional foi responsável por apoiar estruturação da área de FM da Heineken no Brasil.

Operações

Como GLP no Brasil inovou na gestão de parques logísticos

Rômulo Otoni, Diretor de Operações da GLP no Brasil, discute desafios, avanços tecnológicos e práticas sustentáveis que impulsionam a liderança da empresa no mercado logístico.

Operações

Qual é a importância de ESG na Limpeza Profissional?

Entenda a evolução da agenda ESG no mercado e como implementar práticas sustentáveis em artigo exclusivo de Ricardo Vacaro.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP