Black Friday - Congresso 2025
 

Pelo segundo ano, empresa recebe o certificado Carbono Neutro

A marca foi a primeira no segmento de decoração de alto padrão a manifestar preocupação em neutralizar suas emissões

Há mais de cinco décadas atuando no mercado de mobiliário de alto padrão, a Breton tem se voltado para as questões de sustentabilidade e desde 2016 se preocupa em desenvolver projetos de cunho sustentável, sendo a primeiro o Mobiliza Breton e, posteriormente, o ECOBRETON, que se concentram no planejamento, assim como na execução de ações focadas em questões ambientais.

Em 2020, a marca foi a primeira empresa do segmento a se tornar Carbono Neutro. Em 2021 repetiu mais uma vez a conquista e entre as ações está a compensação das emissões de CO² por meio do plantio de árvores, em parceria com a SOS Mata Atlântica, que possibilitam o resgate das emissões de gases do efeito estufa na atmosfera. Para a certificação, a The Planet realizou estudos detalhados e comprovam que a marca compensa toda a emissão de gás carbônico dos seus processos de produção, com o plantio de mudas nativas.  "O estudo também se baseou nos 17 ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - das Nações Unidas", complementa Fabiana Feferbaum, diretora de DHO (Desenvolvimento Humano e Organizacional).

"Ser Carbono Neutro cumpre um papel inovador e exemplar para todos os públicos na busca do desenvolvimento sustentável e do combate ao aquecimento global.  A Breton está construindo um grande diferencial de mercado e evoluindo a cada dia, tornando claro e transparente seu compromisso com a natureza", finaliza Giselle Rivkind, diretora de marketing da Breton.

Veja as ações que estão compreendem no ECOBRETON

Entre as ações, a parceria da Breton e a ONG SOS Mata Atlântica, iniciada em 2022, com o projeto do plantio de árvores para cada pedido realizado nas lojas da marca.

A fábrica da Breton possui sistema de iluminação natural, que sem o auxílio de lâmpadas artificiais, atende quase que em sua totalidade as áreas comuns e produtivas da unidade. Para cobrir os pontos onde a iluminação natural não é efetiva, a marca conta com um sistema de iluminação por lâmpadas de LED. A opção pelo LED ao invés do tradicional vapor de mercúrio, vai além da economia energética e durabilidade, elas não possuem metais e gases pesados em sua composição que contaminam a natureza em sua fabricação e descarte.

A marca conta também com empresas de coleta especializada em cada tipo de resíduo em sua fábrica, que são separados e destinados a centros de reciclagem específicos, que recebem lâmpadas queimadas, vidros, alumínio, ferro, espuma, entre outros. Além disso, os centros de distribuição da marca foram equipados com máquinas de prensa de papel e plástico para facilitar a retirada e o transporte das empresas que recolhem os materiais. O papelão utilizado para embalar os móveis durante o transporte até o cliente é levado de volta para o centro de distribuição da marca pelas equipes de montagem para reciclagem.

A reciclagem de espumas também está presente. Toda apara e sobra gerada passa por um processo de corte e moagem e são transformas em enchimento para almofadas. Essa mixagem de espuma, além de diminuir o descarte confere a fibra sintética uma resiliência e conforto maior.

A Breton conta com parceiros especializados na remoção, separação e destinação correta dos excedentes de tinta. Já o pó de madeira é coletado na origem e no momento do corte, e segue tratamento e descarte de maneira legal e consciente por uma empresa certifica. Para as sobras de metais, a marca conta com uma empresa que realiza a separação dos materiais e destinação sustentável. Para o descarte dos produtos químicos, a Breton contrata empresas especializadas para inoculação desses produtos, evitando que eles entrem em contato com o solo e com a natureza.

Os resíduos orgânicos gerados são coletados por uma empresa terceirizada e descartados em um local próprio para compostagem. Para o descarte correto das pilhas e bateria, a Breton faz a separação em um recipiente antivazamento e uma empresa contratada descarta de forma correta o material e fornece laudo sobre o descarte. A marca também conscientiza seus colaboradores e as equipes responsáveis pela limpeza sobre a importância do reaproveitamento do lixo.

O projeto de revitalização e manutenção do canteiro central ajardinado da Avenida Rebouças, tem a iniciativa da Breton e já resgatou 4 km dessa importante via. Além disso, a Breton é responsável por recolher diariamente o lixo acumulado ao longo do canteiro, uma vez por semana uma equipe deve avaliar as guias, se precisam ser pintadas e arrumadas, e a cada dez dias uma equipe de jardinagem faz a capinagem e a retirada de ervas daninhas.

A Breton está um passo à frente nessa megatendência global e comprometida a continuar, permanentemente, a neutralizar suas emissões de Carbono.

Foto: Divulgação


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
Idea!Zarvos lança TERRA CÉU

[Real State] Primeiro edifício projetado por Gustavo Utrabo em São Paulo, o jovem arquiteto figura entre os artistas do acervo permanente do Centre Pompidou, uma das mais importantes instituições de arte moderna e contemporânea da França

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP