Black Friday - Congresso 2025
 

Inconsistências no mercado imobiliário: Imóveis são vendidos até 79% abaixo do preço em São Paulo

[Real State] Soluções em software para tomada de decisão, analisou apartamentos nas regiões do Ipiranga e Pinheiros

Quem nunca se deparou com um anúncio de apartamento e pensou estar muito caro ou barato para determinada região? De acordo com a Propdo, especialista em análise de preços de propriedades, o mercado imobiliário de São Paulo apresenta grandes inconsistências dando margem para bons negócios. Mas qual a real chance de se comprar um imóvel abaixo do preço na cidade?

Através da sua plataforma de inteligência artificial, que cruza informações de diversas fontes e análises de profissionais do mercado, a Propdo analisou oito anúncios de apartamentos a venda no bairro Ipiranga e seis em Pinheiros. Destes, seis estavam anunciados em um valor abaixo do mercado, chegando a 79% a menos do que o valor avaliado pela companhia.

De acordo com a empresa, primeiro é necessário entender por que essas inconsistências são tão comuns. "A razão para esse fenômeno está no fato de nós estarmos em um período de caos global no mercado de imóveis. Macro parâmetros estão instáveis, o que ocasiona muitas oportunidades, mas também muitos riscos. No Brasil, esse é um ponto de grande atenção, porque não existe nenhuma fonte pública oficial gratuita com informações do mercado e, principalmente, valoração de imóveis", explica Nathan Varda, head da Propdo no Brasil.

Isso gera dois cenários, um com imóveis abaixo do preço sugerido e outra com imóveis muito acima. "No caso dos valores abaixo do mercado, na maioria das vezes, os vendedores não estão atualizados sobre o mercado ou confiam em transações passadas para avaliar sua propriedade. Por exemplo, apenas em 2021, os preços em São Paulo aumentaram entre 3% e 10% (dependendo do bairro), então o vendedor que confia em preços do início de 2020 e 2021 não saberá os novos valores", aponta o executivo.

Algumas razões específicas também são vistas como motivos para vender abaixo do valor, como um casal que se separou, herdeiros que dividirão a herança, ou a mudança no interesse pelo local, o que estressa muitos credores hipotecários. Algumas vezes, o produto por si só pode ter problemas particulares como vizinhos ruins ou altos preços de condomínio.

Nathan Varda, head da Propdo no Brasil

Já para os anúncios com preços acima do valor de mercado, contar com a sorte é um dos principais motivos. "Os vendedores com altos preços por conta da grande variação de preços, então apostam tentar pegar o que conseguir. Em outros casos, os preços altos são baseados em futuras negociações com potencial de venda e também em uma falta de entendimento da realidade e preços de mercado. Existe uma crença de que os preços sempre sobem de uma forma ou de outra, e isso não é verdade. Também temos vendedores que não tem a intenção de vender e estão apenas testando o mercado, vendo se um alto preço vale à pena", pondera Nathan.

A amostra foi feita a partir da localização da propriedade a nível de comparações da rua, bairro e áreas ao redor, além de preços médios baseados em uma gama de transações. Foi dada prioridade às transações no exato endereço das propriedades.


Fotos: Divulgação



Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP