Black Friday - Congresso 2025
 

O segredo de engajar colaboradores está em empresas autênticas

Personalidade, filosofia e posicionamento na prática colaboram no engajamento de colaboradores, e isso se reflete nos espaços físicos de trabalho

Um estudo realizado em novembro de 2021 pela Edelman Trust Barometer, agência global de comunicação, ouviu mais de 36 mil pessoas de 28 países, entre eles o Brasil, onde a pesquisa indicou que apenas empresas e Organizações Não Governamentais (ONGs) foram apontadas pela maioria dos entrevistados (64%) como únicas instituições vistas como confiáveis, competentes e éticas, um reflexo claro da influência dessas instituições perante a sociedade.

Em meio a necessidade crescente de serem sustentáveis e comprometidas com questões ambientais e sociais, um número cada vez maior de empresas se atenta à importância de manifestar seus posicionamentos e propósitos perante a sociedade e seus colaboradores. Nesse panorama, o esforço está em atravessar a fronteira do discurso e realizar ações práticas. O investimento nos ambientes de trabalho não passa desapercebido: eles também devem comunicar as ideologias das companhias.

"Hoje em dia, não combina falar de cultura organizacional, diversidade, sustentabilidade e tantas outras questões atuais do mundo em que vivemos sem considerar os espaços de trabalho neste contexto. O desafio é promover ambientes plurais, tanto em estrutura física como em expressão cultural", destaca Erica Prata, VP de operações da AKMX Arquitetura e Engenharia.

Edna Rodrigues Bedani, professora da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), especialista em carreiras, gestão de pessoas e liderança, reforça as condições de trabalho como uma grande prioridade: "As empresas precisam se posicionar como responsáveis sociais e terem clareza de seus propósitos e valores. Esses fatores podem ser traduzidos diretamente nas práticas de gestão, na comunicação estratégica de negócios e no diálogo com seus colaboradores, priorizando o bem-estar empresarial e o da comunidade na qual está inserida", completa a professora.

A Populos, empresa de soluções tecnológicas para workplace, traz a relação entre marca e colaboradores para o primeiro plano. Em seu novo escritório localizado em Alphaville, região da grande São Paulo, a cultura organizacional ganhou destaque na hora de repensar seus espaços de trabalho.

"O perfil de público e a rotina das equipes serviram de inspiração. A diversidade está impressa na variedade dos diferentes espaços para se trabalhar. Isso faz com que o usuário possa escolher onde exercer as atividades da vez, levando em consideração suas necessidades básicas: mais foco, trabalho em equipe, reuniões, treinamentos e até mesmo um 'pit stop' para a leitura de e-mails", destaca Erica Prata.

O design dos espaços fica por conta da personalidade e cultura da corporação: uma árvore estilizada no hall de entrada é emoldurada por uma área de convivência, retrato do que a empresa oferece a seus clientes: conexão e crescimento, rumo à era do trabalho 3.0.

"A pandemia potencializou todas essas transformações. Temos um escritório que dialoga com o perfil e a rotina de nosso público interno e externo. Essa releitura proporcionou o 'match' perfeito e trouxe um novo significado ao movimento de retorno dos colaboradores ao escritório", explica Clea Lima, diretora administrativa da Populos.

O espaço de 1000 m2 conta com áreas de alimentação e treinamentos, live room (estúdio multimídia semiprofissional), huddles e um lounge de convivência com jogos de tabuleiro, mesa de sinuca e videogames de última geração. O ambiente ganhou ainda mais expressão através de "street art" como elemento decorativo.

"Cada m2 deste lugar faz muito sentido de existir. Hoje, alguns colaboradores se mudaram para a região para ter mais facilidade de acesso ao escritório, onde são frequentadores assíduos", completa Clea.

Foto: Divulgação



Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP