PARTICIPE DA EDIÇÃO HISTÓRICA DO CONGRESSO INFRAFM
 

Sistema inteligente de logística contribui para redução da emissão de carbono

Rotas otimizadas, utilização de veículos pequenos e compra de créditos de carbono são algumas das práticas utilizadas pela Shippify para reduzir a emissão de carbono

​Práticas sustentáveis são cada vez mais valorizadas quando escolhemos empresas e produtos. Para se ter uma ideia, 87% dos brasileiros preferem empresas com práticas sustentáveis na hora de fazer as suas compras, segundo dados da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). Ao encontro dessa tendência, a Shippify, uma logtech que oferece serviços de logística inteligente, tem conquistado destaque por seu modelo de entrega capaz de  auxiliar na redução das emissões de carbono - uma das principais causas do aquecimento global.

Entre as principais práticas da empresa que levam a esse resultado está a logística de rotas otimizadas, ou seja, um mesmo motorista realizar o máximo de entregas possíveis em uma determinada região, sem que seja necessário o deslocamento várias vezes (ou por vários motoristas) para um mesmo lugar. 

Lucas Grossi, COO da Shippify comenta que as rotas otimizadas são muito efetivas na redução de carbono. "Em um mesmo raio de quilometragem, entregamos o maior número de pedidos, aproveitando tempo também. Isso faz com que a quantidade de carros circulando seja reduzida. Assim, conseguimos economizar na utilização de combustíveis e, consequentemente, geramos menos poluição e menos emissão de carbono". 

Além de rotas otimizadas, a Shippify prioriza a utilização dos veículos pequenos no transporte de suas mercadorias. "Os veículos são escolhidos de acordo com o tamanho do pacote. Dessa forma, usamos veículos menores para a realização de boa parte da nossa demanda de entregas, o que resulta na redução da poluição, uma vez que os veículos grandes utilizam mais combustível" comenta o executivo. 

Créditos de carbono

A compra e créditos de carbono tem aumentado entre empresas e pessoas. Iniciativa que é oferecida pela Shippify. Esse mercado de créditos de carbono funciona da seguinte forma: cada crédito equivale a um certificado de que uma tonelada de carbono deixou de ser emitida na atmosfera. Todo esse processo é certificado por entidades independentes ou vinculadas à ONU. 

"Em alguns casos, se for uma solicitação do cliente, nós fazemos a compra do crédito de carbono em uma empresa terceirizada" finaliza o executivo. 

Foto: Divulgação



Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Afinal, onde estamos quando o assunto é workplace?

Mais lidas da semana

Workplace

Tem pingue-pongue, mas cadê o Wi-Fi?

A experiência do usuário é a nova rainha do escritório

Mercado

Minimercados autônomos ganham espaço no corporativo e oferecem vantagens para FM

A implantação dos minimercados não exige investimento por parte da empresa

Mercado

JF 300 traz arquitetura contemporânea, eficiência e bem-estar no coração do Itaim Bibi

Quando o terreno desafia, a arquitetura responde e entrega beleza e inteligência em cada metro quadrado

Carreira

Como pertencer ao presente e comandar sua história, afinal já somos tudo o que precisamos ser

Grupo de Mulheres de Facilities & Real Estate celebra o mês da Mulher com encontro inspirador e histórias de transformação

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP