Black Friday - Congresso 2025
 

Transformação digital no canteiro de obras

Chegou a hora da construção civil

Por Thiago Campaz

O setor da construção civil sempre foi marcado por uma certa resistência na adoção de novas tecnologias. Para se ter uma ideia, segundo o relatório divulgado pela Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), o Brasil ocupa a última posição entre os 29 países considerados no ranking de produtividade da mão de obra na construção civil. E o que mais chama atenção é o motivo: o investimento em pesquisa e desenvolvimento na área é baixo.

Alguns especialistas da área justificam que, por se tratar de um setor muito tradicional, geralmente essa resistência à inovação é causada pelo medo do surgimento de novos problemas relacionados à digitalização.

No entanto, o principal ponto a se considerar é que, hoje em dia, a falta de inovação afeta diretamente a capacidade competitiva da empresa. E isso sim pode ser um grande problema.

A dica é começar pelo canteiro de obras, que é onde ocorrem os maiores lucros ou prejuízos de um projeto. Implementar inovações simples e que ajudem a diminuir a burocracia envolvida nos processos dos canteiros de obras pode resultar em ganhos expressivos, como a redução de custos e tempo de conclusão dos projetos.

Por exemplo, o simples fato de ter disponível um cartão empresarial para cada empreendimento da empresa já soluciona uma grande parte do problema de desalinhamento de informações entre as obras e os escritórios do projeto. Dessa forma, um dos principais problemas enfrentados pelas instituições - relacionado ao processo de compras no canteiro de obras - pode ser solucionado com inovações simples e efetivas, como é o caso dos  cartões empresariais e softwares de gestão.

E isso é especialmente verdade para os cartões do tipo pré-pago, já que eles permitem ter um controle muito mais dinâmico do orçamento disponível; personalizar os limites e controles dos gastos periféricos; controlar os custos por categorias e centro de custo; além de simplificar a prestação de contas de todas as despesas previstas e imprevistas que ocorrem no canteiro de obras.

Não é difícil encontrar depoimentos e business cases que comprovam os benefícios do investimento em inovação no canteiro de obras. Existem casos de ganhos realmente expressivos, que chegaram a reduzir 75% do tempo gasto com processos administrativos, por exemplo.

Por fim, concluo que a tecnologia precisa se fazer cada vez mais presente nas empresas que atuam na construção civil e com papéis e objetivos bem diferentes. Diante disso, as companhias precisam identificar os principais gargalos para que assim eles possam implementar a inovação mais adequada para resolvê-los e também para proporcionar mais vantagem competitiva e trazer mais agilidade e produtividade nos processos internos, alcançando benefícios para todas as áreas deste setor.

​*Thiago Campaz, é CEO e co-fundador do VExpenses. Trabalhou por 6 anos assessorando grandes empresas do agronegócio na otimização de suas estruturas de capital, em processos de estruturação de dívida, acesso a mercado de capitais e fusões. Participou da captação de mais de R$ 1bi em financiamentos.

Foto: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
2º Fórum Infra FM Workplace

Evento reuniu prática, teoria e networking de peso para falar o que há de novo e o que realmente funciona na gestão de workplaces

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP