Condor
 

Conheça a estrutura do Skyglass Canela

Primeira plataforma estaiada de vidro da AL e uma das maiores do mundo

Localizado em meio à natureza e em um dos mais espetaculares cenários da Serra Gaúcha, o Skyglass Canela é a primeira plataforma estaiada de vidro da América Latina e uma das maiores do mundo.

Para os amantes de engenharia, além do comprimento e imponência da estrutura, o espaço inova ao apresentar duas formas de contemplar a natureza. O visitante pode caminhar por cima do vidro e admirar uma vista inesquecível ou, para quem ama adrenalina e aventura, o espaço oferece a experiência do "Abusado", um passeio de monotrilho suspenso com 10 lugares a 360 metros de altura sobre o nível do Rio Caí.

A tecnologia usada na construção do local é quase 100% nacional; com exceção dos cabos de estaiamento, que vieram da Suíça, o restante dos produtos são brasileiros, principalmente de Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul. A plataforma, que recebeu investimento de mais de R$ 30 milhões, é uma estrutura de aço e vidro de 68 metros. Ela é sustentada por três pilares e seis tirantes, o que permite que ela se projete a 35 metros sobre o Vale a partir do último pilar.

Os vidros pesam 12,6 toneladas e são compostos por piso com 40 mm (4 lâminas de 10 mm) e suportam 900 Kg por m²; além do guarda-corpo com 20 mm (2 lâminas de 10 mm). Entre as lâminas de vidro, existe uma película transparente e de alta resistência chamada Interglass, que garante uma blindagem extra e segurança adicional. Na superfície, também é aplicada uma película, que protege o vidro e periodicamente é substituída, garantindo maior durabilidade e sempre uma visão límpida, evitando riscos permanentes à estrutura. 

Já o Abusado tem comboio com sete cadeiras e capacidade para dez pessoas. O circuito tem 95 metros e dura 2,5 minutos, impulsionado por quatro motores elétricos. O atrativo tem o objetivo de proporcionar a experiência de flutuar sobre o Vale e alguns visitantes relatam "sentir borboletas no estômago".

O peso total do conjunto, somando aço, soldas, vidros, grades, guarda-corpos e o comboio Abusado é de 226 toneladas. E a capacidade, com total segurança, é de 260 pessoas. Apesar disso, para dar conforto ao visitante, o empreendimento adotou como limite 50% dessa quantidade, ou seja, 130 ocupantes simultaneamente.

"O Skyglass Canela também se preocupa constantemente com a segurança de seus colaboradores e visitantes. Por isso, é realizado check-list nos equipamentos e manutenções preventivas programadas ao longo do ano, sendo executada a substituição de peças e componentes para que os atrativos estejam sempre em perfeitas condições de operação", comenta Alex Bonareti, diretor geral do empreendimento. 

Fotos: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
Redes Neutras

O futuro do acesso à internet no Brasil?

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MAKITA

Mais lidas da semana

Operações

Qual é o impacto dos painéis solares de titânio na operação predial?

Nova tecnologia desenvolvida pela Universidade de Tóquio promete até 1.000 vezes mais eficiência que o silício

Operações

IFM de alta complexidade no condomínio Empresarial Senado

Inovação, segurança e melhoria contínua marcam a gestão de Gustavo Nicacio

Operações

Aeroportos adotam energia limpa para reduzir CO²

Solução elétrica substitui equipamentos a diesel, corta emissões e traz ganhos de segurança e eficiência para operações em solo

Carreira

Evasão de engenheiros e lacuna global: os riscos para o Facility Management no Brasil

A falta de profissionais técnicos é um desafio mundial que ameaça infraestrutura, inovação e sustentabilidade. No Brasil, o impacto sobre o Facility Management exige respostas rápidas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP