*Por Léa Lobo
Apesar de parecer um processo fácil, fazer uma contratação adequada de qualquer especialidade de serviço é uma atividade muito complexa. Em um momento economicamente delicado para muitas empresas, os profissionais responsáveis por essa contratação vivem constantemente sob a pressão de reduzir custos, encontrar o melhor preço, respeitar as margens e mais uma infinidade de tarefas que exigem uma visão estratégica do segmento.
Todas as empresas passam por esse processo e precisam se reinventar, para fazer mais com menos, entretanto, isso não significa fazer mais com menos gente, menos qualificação, com salários menores e, ao fim da conta, aumentar os riscos, ocasionando danos colaterais significativos para as empresas. Fazer "mais com menos" significa fazer uma gestão mais otimizada com menos desperdício de recursos em ações que não geram resultados.
Então, quais são os critérios que devem ser utilizados por sua empresa para fazer um escopo adequado de contratação de serviços em um tempo adequado? Como analisar as propostas recebidas? Como a transformação digital está impactando a forma de contratação de serviços? Como analisar o retorno sobre investimentos na aquisição de um ativo?
São muitas questões a serem estudadas, mas um dos primeiros passos é buscar por cases de sucessos de seus fornecedores, assim, fica mais fácil observar o produto ou serviço já aplicado. Outro ponto: o prestador de serviço compartilha de propósitos compatíveis com o da sua empresa? Afinal, de nada adiantará gastar tempo e recurso para conseguir uma certificação que valoriza o bem-estar dos colaboradores e a boa sintonia da empresa com seus stakeholders e contratar um prestador que enxerga essa prática dispensável. Estude os riscos da prestação de serviços de forma sistêmica e utilize como exemplos a importância da qualificação dos profissionais, o conhecimento de normas e os impactos nos resultados dos negócios.
Infelizmente você não vai chegar ao fim desse pequeno artigo um profissional em contratação de serviços terceirizados, mas posso te apresentar o que os maiores gestores de FM estão fazendo em suas empresas. No 17º Congresso Infra FM América Latina, reuniremos grandes cases para exemplificar as melhores práticas do mercado na atualidade, além disso, mais de 70 expositores de variados setores estarão presentes para apresentar o que há de novo no mercado de prestação de serviços para Facility Management. Esteja conosco, clique aqui e inscreva-se.
Léa Lobo, Diretora de Conteúdo da INFRA FM, administradora, jornalista, pós-graduada em marketing, com MBA de Gerenciamento de Facilidades pela Universidade de São Paulo (USP).
Fotos: Divulgação.