Black Friday - Congresso 2025
 

Fazer "mais com menos" na contratação de serviços especializados

A contratação adequada de qualquer especialidade de serviço é uma atividade muito complexa e alguns critérios delicados não podem ser ignorados nesse momento

*Por Léa Lobo

​Apesar de parecer um processo fácil, fazer uma contratação adequada de qualquer especialidade de serviço é uma atividade muito complexa. Em um momento economicamente delicado para muitas empresas, os profissionais responsáveis por essa contratação vivem constantemente sob a pressão de reduzir custos, encontrar o melhor preço, respeitar as margens e mais uma infinidade de tarefas que exigem uma visão estratégica do segmento.

Todas as empresas passam por esse processo e precisam se reinventar, para fazer mais com menos, entretanto, isso não significa fazer mais com menos gente, menos qualificação, com salários menores e, ao fim da conta, aumentar os riscos, ocasionando danos colaterais significativos para as empresas. Fazer "mais com menos" significa fazer uma gestão mais otimizada com menos desperdício de recursos em ações que não geram resultados.   

Então, quais são os critérios que devem ser utilizados por sua empresa para fazer um escopo adequado de contratação de serviços em um tempo adequado? Como analisar as propostas recebidas? Como a transformação digital está impactando a forma de contratação de serviços? Como analisar o retorno sobre investimentos na aquisição de um ativo?

São muitas questões a serem estudadas, mas um dos primeiros passos é buscar por cases de sucessos de seus fornecedores, assim, fica mais fácil observar o produto ou serviço já aplicado. Outro ponto: o prestador de serviço compartilha de propósitos compatíveis com o da sua empresa? Afinal, de nada adiantará gastar tempo e recurso para conseguir uma certificação que valoriza o bem-estar dos colaboradores e a boa sintonia da empresa com seus stakeholders e contratar um prestador que enxerga essa prática dispensável. Estude os riscos da prestação de serviços de forma sistêmica e utilize como exemplos a importância da qualificação dos profissionais, o conhecimento de normas e os impactos nos resultados dos negócios.

Infelizmente você não vai chegar ao fim desse pequeno artigo um profissional em contratação de serviços terceirizados, mas posso te apresentar o que os maiores gestores de FM estão fazendo em suas empresas. No 17º Congresso Infra FM América Latina, reuniremos grandes cases para exemplificar as melhores práticas do mercado na atualidade, além disso, mais de 70 expositores de variados setores estarão presentes para apresentar o que há de novo no mercado de prestação de serviços para Facility Management. Esteja conosco, clique aqui e inscreva-se.

​Léa Lobo, Diretora de Conteúdo da INFRA FM, administradora, jornalista, pós-graduada em marketing, com MBA de Gerenciamento de Facilidades pela Universidade de São Paulo (USP).


Fotos: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
Quantos contratos você é capaz de administrar?

Seus custos de manutenção têm aumentado, você tem tido problemas para rastrear seus ativos em diversos sites diferentes e os inúmeros contratos que você tem que administrar estão escorrendo entre seus dedos? Talvez seja a hora de você conhecer o conceito de IFM (Integrated Facility Management)

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP