Black Friday - Congresso 2025
 

Associação de eventos e viagens corporativas divulga dados do setor

Pesquisa "4ª Tomada de Informações - Impacto Coronavírus"


Giovana Jannuzzelli, diretora executiva da ALAGEV.

A Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (ALAGEV) apresenta os resultados da quarta edição da pesquisa "Tomada de Informações - Impacto Coronavírus em viagens e eventos corporativos" sob a ótica do fornecedor e do gestor de viagens e eventos e a primeira edição do "Impactos da Ômicron em viagens e eventos corporativos", cujo objetivo é entender o comportamento do mercado diante à pandemia e fornecer dados para as ações do setor. A tomada do impacto do coronavírus, realizado no período de 8 de dezembro de 2021 a 10 de janeiro de 2022, contou com a participação de 473 fornecedores, gestores de viagens e de eventos. Já o levantamento da Ômicron, feito em janeiro, contou com 43 respondentes.

"Por meio dos dados, conseguimos entender o comportamento de fornecedores e gestores de eventos e viagens corporativas e seus anseios. Nesta última edição, percebemos um grande otimismo do mercado em relação ao retorno desses setores com bons números para o 1º trimestre de 2022, ainda que a variante Ômicron já estivesse presente. No contexto geral, com o avanço da vacinação e a eficácia dos protocolos de segurança, notamos que as pessoas estavam se sentindo mais seguras para a retomada das atividades. Realizamos em janeiro um rápido levantamento sobre o impacto da Ômicron e percebemos que houve um certo desconforto, mas entendemos que é algo passageiro e esses números podem se confirmar com a 4ª Tomada", afirma Giovana Jannuzzelli, diretora executiva da ALAGEV.


Pesquisa "4ª Tomada de Informações - Impacto Coronavírus"

Os principais dados coletados na consulta com fornecedores, com 168 pesquisados, indicam que 20% receberam cancelamentos de viagens de seus clientes, porém 55% já perceberam um aumento na demanda, dos quais 44,83% notaram esse crescimento ainda no primeiro trimestre do ano. Em relação aos eventos, 41,74% suspenderam parcialmente os encontros e 37,39% postergaram as suas atividades. Ainda assim, o olhar para a retomada é positivo, uma vez que 45,13% mantêm expectativa de retorno no primeiro trimestre de 2022.

A pesquisa também identificou que para os gestores de viagens, com 169 participantes, 83,06% das empresas retomaram suas viagens corporativas entre o período de outubro e dezembro de 2021. Porém, o orçamento para essas demandas diminuiu em relação a 2019, ano pré-pandemia. E segundo 94,12% dos entrevistados, o principal motivo dessa redução é que grande parte dos negócios estão sendo realizados remotamente. Outros dados apontados são que 35% desses gestores preveem aumento do volume de viagens de até 20%, enquanto 45% de gestores entendem que haverá crescimento de até 40%.

Já considerando os gestores de eventos, sendo 136 participantes que responderam à pesquisa, 53,62% sofreram de forma significativa com o impacto do coronavírus. E 64,77% pretendem realizar todos os tipos de encontros (virtual, presencial e híbrido), sendo que 68% ressaltam que apenas os vacinados participarão dos eventos e 88,41% são a favor da testagem e exigem o passaporte da vacina. Segundo os gestores de eventos, 42,67% disseram que já estão promovendo ações presenciais e 20% acreditam que esses encontros voltarão a ter os números de pessoas iguais às de 2019 logo no primeiro trimestre deste ano.

Na referida pesquisa, com o aumento no número de casos da Ômicron, foi realizada a mesma pergunta para todos os entrevistados (fornecedores, gestores de eventos e viagens) sobre as ações que as empresas estão tomando em relação à nova variante. Do total, 69,64% dos fornecedores já estudam atitudes preventivas para a segurança de colaboradores e clientes; já 82,76% dos gestores de viagens e 78,26% dos gestores de eventos não pretendem realizar nenhuma ação.

Já no levantamento rápido "Impactos em viagens e eventos corporativos da Ômicron", realizado em janeiro e apresentado aos mesmos participantes, os resultados foram diferentes. Dos 43 entrevistados, 23 são gestores de viagens, 9 da área de eventos e 11 fornecedores. Ao questionar "como se sentem os colaboradores para viajar a negócios ou participar de eventos?", 30,23% responderam desconfortáveis, 9,30% indiferentes, 6,98% confortáveis e 53,49% mencionaram que não foi elaborada uma pesquisa com funcionários das empresas em que atuam para entender o assunto. Ao perguntar sobre as ações adotadas em relação a viagens e eventos corporativos, a associação recebeu respostas como, por exemplo, paralisação de contratação e retenção de custos, manutenção das mesmas restrições de viagens do início da pandemia, suspensão temporária de viagens, cancelamentos de eventos ou prorrogação de datas, retorno aos encontros virtuais e retomada do home office, entre outros.


Confira a seguir alguns dos principais insights do levantamento:


FORNECEDORES

Houve cancelamento de viagens dos seus clientes em 2021?

Sim - 20%
Parcialmente - 21.67%
Não houve - 3.33%
Houve no passado, mas já percebemos um aumento na demanda de viagens - 55%

Para quais destinos houve cancelamento de viagens dos seus clientes?

Ásia (41.67%), África (37.50%), Europa (54.17%), Oceania (20.83%), América do Norte e Central (45.83%), América Latina (29.17%) e Brasil (54.17%).

Qual a expectativa de aumento na demanda por viagens?

Primeiro trimestre - 44.83%
Segundo trimestre - 43.10%
Terceiro trimestre - 5.17%
Quarto trimestre - 1.72%
Não sei - 2.59%
Não temos expectativa de aumento na demanda por viagens - 2.59%

Qual ação seus clientes tomaram com relação à realização de eventos em 2021?

Cancelaram todos - 13.91%
Cancelaram parcialmente - 41.74%
Postergaram - 37.39%
Mudaram de local/destino - 4.35%
Não houve cancelamento/mudança - 2.61%

Para quais destinos houve cancelamentos de eventos dos seus clientes?

Ásia (15.38%), África (17.31%), Europa (23.08%), Oceania (9.62%), América do Norte e Central (36.54%), América Latina (32.69%) e Brasil (73.08%).

Qual a expectativa de aumento na demanda por eventos presenciais?

Primeiro trimestre - 45.13%
Segundo trimestre - 38.94%
Terceiro trimestre - 5.31%
Quarto trimestre - 2.65%
Não sei - 7.08%
Não temos expectativa de aumento na demanda por eventos presenciais - 0.88%

Como você caracterizaria o impacto do coronavírus na sua empresa?

Significativo - 78.76%
Moderado - 18.58%
Leve - 1.77%
Nulo - 0.88%
Não sei - 0.00%

Sua empresa tomou ou pretende tomar alguma ação sobre a nova variante Ômicron?

Sim - 69.64%
Não - 30.36%


GESTORES DE VIAGENS

Quando sua empresa retoma/retomou as viagens corporativas?

Retomou no quarto trimestre de 2021 (outubro a dezembro) - 83.06%
Somente no primeiro trimestre de 2022 (janeiro a março) - 4.03%
Somente no segundo trimestre de 2022 (abril a junho) - 4.03%
Somente no terceiro trimestre de 2022 (julho a setembro) - 0.81%
Somente no quarto trimestre de 2022 (outubro a dezembro) - 3.23%
Não sei - 4.84%

Como está o orçamento de sua empresa para viagens corporativas para 2022?

Diminuiu em relação a 2019 - 43.70%
Está igual a 2019 - 20.17%
Aumentou em relação a 2019 - 17.65%
Não temos orçamento para viagens corporativas - 10.92%
Outros - 7.56%

Qual é a previsão de redução do volume de viagens em 2022 em relação a 2019?

Acima de 60% - 13.73%
Até 60% - 17.65%
Até 40% - 50.98%
Até 20% - 17.65%
Igual de 2019 - 0.00%
Sem previsão de redução - 0%

No caso de redução de orçamento para viagens corporativas, qual o motivo?

Desligamento de funcionários - 0%
Parte dos negócios serem feitos de modo remoto - 94.12%
Empresa está em situação financeira difícil e diminui o número de viagens - 5.88%

Qual é a previsão de aumento do volume de viagens para 2022 em relação a 2019?

Acima de 60% - 15%
Até 60% - 5%
Até 40% - 45%
Até 20% - 35%
Igual de 2019 - 0%
Sem previsão de redução - 0%

Sua empresa mudou a política de viagens por conta do coronavírus?

Sim, exige pré-aprovação do gestor de todas as viagens - 10%
Sim, exige pré-aprovação da área de segurança, bem-estar e/ou medicina do trabalho - 15%
Não houve alteração na política de viagens - 50%
Outro - 25%

Sua empresa tomou ou pretende tomar alguma ação sobre a nova variante Ômicron?

Sim - 17,24%
Não - 82,76%

Como se sentem os colaboradores para viajar a negócios?

Estão completamente desconfortáveis - 0%
Estão desconfortáveis - 6.90%
Estão indiferentes - 11.21%
Estão confortáveis - 31.90%
Estão completamente confortáveis - 0%
Não foi elaborada uma pesquisa com colaboradores - 50%


GESTORES DE EVENTOS

Quais os tipos de eventos que a sua empresa pretende realizar em 2022?

Presencial - 31.82%
Híbrido - 25%
Virtual - 22,73%
Todos acima - 64,77%

Considerando o total de eventos que pretende realizar dentro dos próximos 12 meses, qual o percentual de distribuição entre eventos virtuais, presenciais e híbridos?

100% presenciais - 12.50%
100% virtuais - 3.41%
100% híbridos - 5.68%
50% presenciais, 50% virtuais - 57,95%
Outros - 20.45%

Quando você espera que os eventos presenciais retomam na sua empresa?

Já retomaram - 42.67%
Primeiro trimestre - 25.33%
Segundo trimestre - 17.33%
Terceiro trimestre - 6.67%
Quarto trimestre - 2.67%
Não sei - 4%
Outros - 1.33%

Quando você acredita que seus eventos presenciais voltarão a ter o mesmo número de pessoas como em 2019?

Primeiro trimestre - 20%
Segundo trimestre - 18.67%
Terceiro trimestre - 10.67%
Quarto trimestre - 10.67%
Não voltaremos a ter mesmo volume de pessoas - 20%
Não sei - 14.67%
Outros - 5.33%

Sua empresa determinou o número máximo de pessoas que podem participar de um evento presencial?

Não - 78.67%
Sim, quantas? - 21.33% (respostas variam de 3 a 250 pessoas)

Haverá restrição para participação em evento presencial somente para vacinados?

Sim - 68%
Não - 10.67%
Não sei - 21.33%

Quais os desafios que você vê na retomada dos eventos presenciais?

Custo - 17.33%
Segurança nos protocolos de saúde do fornecedor - 22.67%
Nova onda do vírus - 41.33%
Contratos flexíveis - 12%
Outros - 6.67%

Qual o cenário para o budget de seus eventos em 2022?

Igual a 2019 - 23.19%
Maior que 2019 - 24.64%
Menor que 2019 - 28.99%
Não temos orçamento - 11.59%
Não sei - 10.14%
Outros - 1.45%

Você é a favor da testagem e/ou exigência do passaporte vacinal nos seus eventos?

Sim - 88.41%
Não - 5.80%
Os protocolos de segurança de saúde dos fornecedores já são suficientes - 5.80%

Você buscará alternativas de espaço para eventos considerando oferecer mais segurança aos participantes (mais abertos, ventilados, ao ar livre)?

Indiferente - 36.23%
Não - 10.14%
Sim, qual? - 53.62% (respostas variam de espaços abertos, ventilados, número menor de participantes e sistemas de ar condicionado renovável).

Como você caracterizaria o impacto do Coronavírus na sua empresa?

Significativo - 53.62%
Moderado - 34.78%
Leve - 10.14%
Nulo - 1.45%
Não sei - 0%

Sua empresa tomou ou pretende tomar alguma ação sobre a nova variante Ômicron?

Não - 78.26%
Sim, qual? - 21.74% (as respostas variam entre acompanhamento das notícias, 100% home office e adotar os mesmos critérios de 2021)
Qual ação sua empresa tomou com relação à sua participação presencial em eventos do trade em 2021?
Cancelou a participação em qualquer evento - 36.23%
Cancelou a participação em eventos internacionais apenas - 2.90%
Cancelou parcialmente a participação em eventos- 37.68%
Não cancelou a participação em eventos até o momento - 23.19%

Qual ação sua empresa pretende tomar com relação à sua participação presencial em eventos do trade em 2022?

Liberou a participação em qualquer evento - 37.68%
Liberou parcialmente a participação em eventos - 50.72%
Não liberou a participação em eventos internacionais apenas - 1.45%
Não liberou a participação em eventos até o momento - 8.70%
Outros - 1.45%


A pesquisa completa pode ser acessada no site oficial da ALAGEV, clicando aqui


Foto: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP