Black Friday - Congresso 2025
 

Adoção do modelo de trabalho híbrido impulsiona negócios da Desko

Plataforma de gestão de workplace recebe aporte de R$ 2,5 milhões

A Desko, empresa brasileira de gestão do workplace, mira ampliar ainda mais sua presença internacional, contribuindo para um crescimento de até quatro vezes o seu faturamento - hoje, a plataforma já atende cerca de mil escritórios em países como Argentina, Chile, México, Estados Unidos, Portugal, Inglaterra, Espanha, Japão, Polônia e Alemanha. Um dos principais impulsionadores nessa direção é o investimento-anjo recebido pela Desko neste ano, no valor de R$2,5 milhões; vindo de investidores da Mercosul Ventures, sediada em Seattle, nos Estados Unidos. A companhia também foi acelerada pela WOW em 2017.

"Nosso próximo passo é ampliar a adesão da plataforma por empresas sediadas nos Estados Unidos", confirma Mário Verdi, CEO da Desko. "Este é um mercado com um potencial gigantesco para adoção de uma solução dedicada ao modelo híbrido de trabalho. Isto porque, apesar de toda a tecnologia produzida no país, eles estão um pouco atrasados em sua adoção de ferramentas de workplace, em comparação com o Brasil. Isso nos gera grandes oportunidades de negócio."

Para alcançar a expansão de mercado almejada em menor tempo e com maior solidez, a empresa conta com executivos de renome em seu quadro de colaboradores, como Mário Golendziner (CCO), um dos responsáveis pela implantação da DELL no Brasil e que anteriormente estava na AEL Sistemas, do grupo isralelense ELBIT; Graziela Kunde, engenheira de software que saiu da IBM depois de 15 anos, com experiência de cinco anos no Silicon Valley LAB, onde trabalhou no time do criador da linguagem SQL, Don Chamberlain; e Fernando Gorguet, atual Head da unidade de serviços da Desko, reconhecido profissional da área de Facilities Management, tendo passado por empresas como Unilever, JP Morgan, Nokia e Santander. A projeção é que, ainda neste ano, o número de funcionários da Desko dobre, passando dos atuais 20 para mais de 40 até dezembro.

Trabalho híbrido: uma tendência impulsionada pela pandemia

Quando a Desko nasceu, em outubro de 2019, os criadores projetavam a adoção do modelo de trabalho híbrido como uma tendência que se consolidaria ao longo dos próximos cinco anos: o objetivo era se antecipar, e já ter uma plataforma pronta quando o mercado precisasse dela. A pandemia de Covid-19, porém, agiu como catalisador, acelerando tendências que, em outro cenário, talvez fossem popularizadas mais gradualmente: o home office e o escritório híbrido se tornaram cada vez menos exceção e mais regra - e a Desko estava pronta para atender à demanda.

Ao longo de 2021, já consolidada, a empresa teve crescimento recorde de 700% e se tornou líder de mercado no Brasil ao conquistar mais de 200 novos clientes, especialmente unicórnios como Nubank, iFood, Loggi, Creditas, Quinto Andar, Linx, Stone e Loft. "Nossa sorte, ou mérito, foi ter enxergado o escritório híbrido como tendência antes mesmo desse modelo de trabalho se concretizar", comenta o CEO Mário Verdi.

O rápido avanço da Desko é resultado da criação de uma plataforma multifunção para gestão do workplace: por meio da solução, é possível fazer reserva de estações de trabalho, salas de reunião, lockers e mesmo vagas de estacionamento no escritório físico, fazendo um controle em tempo real da ocupação do espaço. A plataforma também permite integrar as salas a eventos do Outlook ou do Google, fazer check-in via QR Code, solicitar serviços e gerenciar convites para pessoas de fora da organização. A tecnologia é totalmente personalizável, reproduzindo no ambiente virtual a planta do espaço físico de cada cliente; e permite acesso por mobile ou desktop.

O crescimento do modelo híbrido

Os números da Desko mostram que a adoção do modelo híbrido ganhou força nas organizações: desde o lançamento da plataforma, a empresa mapeou mais de 2,5 mil andares de escritórios, em mais de 700 endereços. Nesse período, quase 150 mil colaboradores foram registrados no sistema - juntos, eles realizaram cerca de 790 mil acessos para fazer reservas de mesas e computadores em quase meio milhão de estações de trabalho e 57 mil salas de reunião. No segundo semestre de 2021, a média foi de 70 mil reservas de mesas por mês.

"O que mudou nas empresas foi principalmente a densidade: muitas diminuíram espaços sem diminuir times", explica Verdi. "Muitas também decidiram reservar mais espaço para áreas de convivência, cafeterias, salas de reunião, em vez de ocupar essas salas com estações de trabalho. Com isso, uma maneira eficiente de gerir a ocupação dos espaços de trabalho se torna essencial."

A Desko se destacou frente a soluções estrangeiras já existentes por ser uma tecnologia simples e intuitiva: o usuário final não precisa de treinamento prévio para utilizar a plataforma. Para as empresas, além de garantir uma migração segura e organizada para o modelo de trabalho híbrido, sem perda de produtividade ou de engajamento entre equipes e colaboradores, a adoção da plataforma oferece outras vantagens - como a redução da pegada de carbono, ao evitar deslocamentos diários desnecessários entre o escritório e a casa dos colaboradores; e a diminuição de custos com infraestrutura.

Embora empresas de tecnologia ainda formem boa parte do portfólio de clientes da empresa, segmentos mais tradicionais, como bancos, indústria e advocacia, passaram a adotar a plataforma, especialmente a partir do segundo semestre de 2021. Empresas menores, com até 50 posições de trabalho, também já estão aderindo à solução . "Respeitadas as individualidades, isso indica que a adoção do modelo híbrido está na pauta das organizações", resume Verdi.

Foto: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
Tempo é dinheiro!

Agilidade e economia são premissas na terceirização do departamento financeiro

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP