Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Automação só traz resultados com capacitação

Investir no colaborador é a melhor forma de alcançar resultados


Com o avanço das tecnologias e os novos projetos desenvolvidos pelos Operadores Logísticos para atender as demandas específicas de cada cliente, a automação se torna cada dia mais presente e o mito de que ela é responsável pela diminuição do quadro de funcionários vai perdendo força. Mas, para que ela também contribua diretamente no clima organizacional, é preciso que as empresas invistam não só em tecnologia, mas também em capacitação.

O Índice de Automação do Mercado Brasileiro, estudo realizado pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil com apoio da empresa de pesquisas GfK, indica que empresas, indústrias e consumidores estão mais automatizados em 3% de 2019 para 2020. Para comércio e serviços, o crescimento também foi de 3%, enquanto para indústria (item que engloba também os OLs), o crescimento foi de 2%. Considerando que esse já é um setor bastante automatizado, o aumento se torna expressivo. Seja para agilizar processos, evitar erros humanos ou otimizar a operação como um todo, a automação é uma aliada para os OLs e é a qualificação específica que vai aperfeiçoar as habilidades técnicas e melhorar o desempenho de cada uma das pessoas que trabalha dentro da empresa.

"De nada adianta o implemento da tecnologia se não tivermos funcionários motivados e que dominem o seu funcionamento. Otimizar processos é uma missão que passa, obrigatoriamente, pela análise do trabalho já desenvolvido pelos colaboradores. E essa avaliação de desempenho e conhecimentos específicos é uma função que deveria ser básica para qualquer gestor. Para além da tecnologia, precisamos lembrar que trabalhamos com e para pessoas!", comenta Ricardo Agostinho Canteras, diretor Comercial e de Operações da Temp Log - Operador logístico especializado nos serviços de armazenamento, fracionamento e transporte para a indústria farmacêutica.

Inovação, logística 4.0, automação, todos esses conceitos estão relacionados com competitividade, velocidade e redução de custos. Mas é preciso que eles passem também a ser vistos como algo que só acontece por um bom uso das ferramentas.

"Assim como a sua empresa, muitas outras podem adquirir uma nova tecnologia que auxilie nas conferências, mas ter um funcionário capaz de analisar esses dados e sugerir melhorias para o seu tipo de serviço e que tragam benefícios para as demandas específicas dos seus clientes, é algo que não se pode comprar. Afinal, isso é fruto da capacitação, do investimento em pessoas, do cuidado", complementa o executivo.

A Temp Log tem essa atenção com o colaborador como um de seus pilares. Não à toa, recebeu em 2020 certificação da GPTW (Great Place To Work), consultoria global que apoia organizações a obter melhores resultados por meio de uma cultura de confiança, alto desempenho e inovação. Quase 90% dos funcionários da empresa responderam, ao longo da avaliação da consultoria, que sentem orgulho ao desempenhar as suas funções.

"A automação oferece uma oportunidade de crescimento para o funcionário, que, consequentemente, tem mais satisfação em trabalhar e se torna uma alavanca de crescimento para a empresa. Está tudo interligado. E ainda bem! Afinal, é esse tipo de iniciativa que amplia também o diferencial competitivo do Operador Logístico", finaliza Canteras. 

Foto: Divulgação.


Veja mais conteúdos

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
5 Mudanças sem volta no mercado de FM

Tudo virou digital e isso trouxe benefícios enormes para a operação com gestão FM com dados: aumento da eficiência, baixa de custos e maior valor comercial aos contratos de prestação de serviços


Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação

Líderes de audiência

Operações

BIM na operação predial ainda avança mais na teoria do que na prática no Brasil

Estudo revela que falhas de interoperabilidade e integração limitam o potencial do BIM na gestão predial

Carreira

Desgaste entre gestores liderou queda global de engajamento, aponta Gallup

Dados do State of the Global Workplace 2025, publicado pela Gallup, indicam que a queda do engajamento nas empresas esteve concentrada em cargos de liderança, com impacto direto sobre produtividade e desempenho organizacional

Carreira

Washington Botelho é o novo CEO da JLL para o Brasil

Nomeação de liderança estratégica fortalece posição no mercado e integração regional

Carreira

Início da nova Reforma Tributária gera incertezas e acende alerta no setor de facilities services

Modelo de IVA Dual deve impactar custos, contratos, sistemas e estratégia das prestadoras de serviços, avalia a Febrac

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking

Revista InfraFM

Quando saúde mental, liderança e Workplace viram estratégia de negócio

De Harvard a Oxford, passando por CEOs que já transformam lucro em bem-estar: Mind Summit mostra que o futuro das organizações não é sobre espaços para trabalhar, e sim sobre espaços que libertam o melhor das pessoas. Facilities & Workplace entram no centro da estratégia corporativa