Black Friday - Congresso 2025
 

Automação só traz resultados com capacitação

Investir no colaborador é a melhor forma de alcançar resultados


Com o avanço das tecnologias e os novos projetos desenvolvidos pelos Operadores Logísticos para atender as demandas específicas de cada cliente, a automação se torna cada dia mais presente e o mito de que ela é responsável pela diminuição do quadro de funcionários vai perdendo força. Mas, para que ela também contribua diretamente no clima organizacional, é preciso que as empresas invistam não só em tecnologia, mas também em capacitação.

O Índice de Automação do Mercado Brasileiro, estudo realizado pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil com apoio da empresa de pesquisas GfK, indica que empresas, indústrias e consumidores estão mais automatizados em 3% de 2019 para 2020. Para comércio e serviços, o crescimento também foi de 3%, enquanto para indústria (item que engloba também os OLs), o crescimento foi de 2%. Considerando que esse já é um setor bastante automatizado, o aumento se torna expressivo. Seja para agilizar processos, evitar erros humanos ou otimizar a operação como um todo, a automação é uma aliada para os OLs e é a qualificação específica que vai aperfeiçoar as habilidades técnicas e melhorar o desempenho de cada uma das pessoas que trabalha dentro da empresa.

"De nada adianta o implemento da tecnologia se não tivermos funcionários motivados e que dominem o seu funcionamento. Otimizar processos é uma missão que passa, obrigatoriamente, pela análise do trabalho já desenvolvido pelos colaboradores. E essa avaliação de desempenho e conhecimentos específicos é uma função que deveria ser básica para qualquer gestor. Para além da tecnologia, precisamos lembrar que trabalhamos com e para pessoas!", comenta Ricardo Agostinho Canteras, diretor Comercial e de Operações da Temp Log - Operador logístico especializado nos serviços de armazenamento, fracionamento e transporte para a indústria farmacêutica.

Inovação, logística 4.0, automação, todos esses conceitos estão relacionados com competitividade, velocidade e redução de custos. Mas é preciso que eles passem também a ser vistos como algo que só acontece por um bom uso das ferramentas.

"Assim como a sua empresa, muitas outras podem adquirir uma nova tecnologia que auxilie nas conferências, mas ter um funcionário capaz de analisar esses dados e sugerir melhorias para o seu tipo de serviço e que tragam benefícios para as demandas específicas dos seus clientes, é algo que não se pode comprar. Afinal, isso é fruto da capacitação, do investimento em pessoas, do cuidado", complementa o executivo.

A Temp Log tem essa atenção com o colaborador como um de seus pilares. Não à toa, recebeu em 2020 certificação da GPTW (Great Place To Work), consultoria global que apoia organizações a obter melhores resultados por meio de uma cultura de confiança, alto desempenho e inovação. Quase 90% dos funcionários da empresa responderam, ao longo da avaliação da consultoria, que sentem orgulho ao desempenhar as suas funções.

"A automação oferece uma oportunidade de crescimento para o funcionário, que, consequentemente, tem mais satisfação em trabalhar e se torna uma alavanca de crescimento para a empresa. Está tudo interligado. E ainda bem! Afinal, é esse tipo de iniciativa que amplia também o diferencial competitivo do Operador Logístico", finaliza Canteras. 

Foto: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
5 Mudanças sem volta no mercado de FM

Tudo virou digital e isso trouxe benefícios enormes para a operação com gestão FM com dados: aumento da eficiência, baixa de custos e maior valor comercial aos contratos de prestação de serviços

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP