Sorteios 11ª Expo
 

Brasil tem a primeira praia de ondas privativa do mundo

Com tecnologia Wavegarden está localizada na Fazenda da Grama

Em Itupeva, no interior de São Paulo, uma parceria inédita no Brasil entre a KSM Realty e a empresa espanhola Wavegarden Company deu vida à primeira praia de ondas privativa do mundo. Com tecnologia Wavegarden o Praia da Grama, complexo praiano completo localizado no empreendimento Fazenda da Grama, está a uma hora de distância da capital e será entregue no final de julho. O projeto foi construído pela Libercon Engenharia, uma das maiores empresas de engenharia do país.

São 28 mil metros quadrados de espelho d'água - do tamanho de 2,6 Maracanãs. "Para a orla, foram utilizadas 370 carretas de areia, um tipo especial que não esquenta. O projeto foi um dos maiores desafios, em virtude do ineditismo e da complexidade do mesmo", afirma Hailton Liberatore, sócio-diretor da Libercon. Liberatore destaca, entre os diferenciais da construção, que o fundo do "mar" conta 3.700 pontos de verificação de níveis, com tolerância de alteração de, no máximo, 2 cm cada. Isso para que as ondas possam ser produzidas com perfeição. "Para realizar a última aferição, foram necessárias quatro equipes de topógrafos trabalhando simultaneamente", explica o diretor da Libercon.

São 30 tipos de ondas para quem já surfa, dos tipos tubular, manobrável, com junção para prática do aéreo (manobra de altíssimo nível de dificuldade), ondas mais tranquilas para iniciantes e marolas para as aulas na escolinha. O "mar" da Praia da Grama faz 900 ondas por hora e tem capacidade para cem pessoas ao mesmo tempo. O fundo do espelho d´água também é diferente dos tradicionais - conta com um material especial que protege contra impactos.

A Praia da Grama, com orla de areia de quase um quilômetro de extensão, foi pensada para unir os interesses de todos, não apenas de entusiastas do surfe. Por isso, foi recriado um ambiente de praia com areia, ondas, beach volleyball, beach tennis, "piscinas naturais" e piscina com raia de 25 metros. Praticamente tudo aquilo que se faz em uma praia no litoral, é possível fazer na Praia da Grama - exclusiva para os moradores do empreendimento e seus convidados. Toda a infraestrutura está implantada em uma área total de 91 mil m². A Praia da Grama conta também com academia, SPA completo (com saunas, salas de massagem, espaço mulher, piscina fria e Jacuzzi) da Azahar Spa, restaurantes, loja de surfe da Star Point Experience, espaço de eventos e agrofloresta. Todos esses amenities estão dispostos em formato de anfiteatro, justamente para que os ambientes tenham vista para a praia e suas ondas - as grandes estrelas do projeto.

Essa é a primeira vez no mundo que a Wavegarden Company, detentora da melhor tecnologia do mundo para a criação de praias artificiais com ondas, entrega uma piscina como a da Praia da Grama. Inicialmente, a KSM fechou a representação da marca pelos próximos 10 anos no Brasil. "Após o sucesso que tivemos com a fase 3 do projeto, vislumbramos a parceria como representantes porque vimos que a tecnologia agrega valor ao metro quadrado e gera liquidez; com isso, nos posicionamos em empreendimentos imobiliários", comenta Oscar Segall, sócio e CEO da KSM. "A KSM identificou um mercado novo e trouxe para o Brasil uma tecnologia que permite criar uma praia artificial perfeita. Na Fazenda da Grama, unimos a praia e o campo mais próximo da cidade e mais acessível, se comparado ao litoral", finaliza. A fase 3 do projeto, que tem a praia artificial em seu escopo, está completamente comercializada e entregue. A fase 4, com novos 121 lotes de casas, será oficialmente lançada em breve. 




Hailton Liberatore, sócio-diretor da Libercon Engenharia.

Foto: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP