Karina Spinelli
 

Ética em IA: você entende a tecnologia?

Curso ministrado no Brasil pela primeira vez busca criar experts na área para a salubridade do mercado.

Por Mateus Murozaki

Ética em IA: você entende a tecnologia?

Foto: Canva.com/Jirsak

A inteligência artificial rapidamente se tornou uma das tecnologias mais revolucionárias da atualidade, oferecendo suporte em diversas frentes e, claro, impactando de maneira profunda todas as discussões em torno do futuro do trabalho. Por conta disso, é necessário que estejamos sempre atentos às questões legais e morais envolvendo a IA.

Como toda tecnologia revolucionária, acessível e de potencial sem fronteiras, é necessário prestar atenção para que não seja utilizada de maneira danosa tanto para o usuário quanto para terceiros.

Tendo isso em mente, a Fundação Vanzolini, em conjunto com o IEEE Standards Association, promoveu um curso de Ética no uso da Inteligência Artificial no mês de agosto. Trata-se de um programa internacional que veio ao Brasil com a intenção de fortalecer as percepções em torno do assunto na América Latina.

Ravi Subramaniam, Diretor Sênior de Estratégia e Inteligência de Negócios Globais no IEEE, explicou que a ideia é criar especialistas no assunto no Brasil, para que cada vez mais pessoas passem a ter uma percepção correta sobre IA e seus usos éticos. De acordo com o profissional, parte das preocupações esbarram em assuntos como privacidade, responsabilidade, transparência e viés de algoritmos. O curso da empresa foca em como lidar com essas questões específicas.

“Iniciamos este esforço global, onde vemos a necessidade de que as pessoas se tornem mais capazes e treinadas em muitos desses elementos e nesses temas… na região latino-americana, e mais particularmente no Brasil, há um grande impacto no uso da IA, e vemos isso como uma área crítica que queremos nos focar para ajudar não somente os governos e os reguladores, mas também a indústria como um todo, para garantir que eles sejam mais educados e mais avançados com algumas dessas novas tecnologias e normas que vão com estas”, explica Subramaniam.

O diretor aponta que, desde que o curso começou a ser ministrado em 2022, ele vê muitas melhorias na consciência geral em relação à IA e seus usos, em parte por conta de mais e mais especialistas no assunto estarem aparecendo. Por se tratar de uma tecnologia nova, é comum que haja um período de descoberta e, acima de tudo, é importante que estas sejam reguladas apropriadamente.

De acordo com o profissional, as empresas estão encontrando valor no avanço da compreensão da IA, utilizando soluções automatizadas, por exemplo. Apesar disso, existem casos de ataques de hackers e falhas de segurança cibernética, o que pode comprometer a imagem das companhias.

O que a conversa com Subramaniam expõe é que, apesar de avanços significativos na tecnologia de IA, ainda são necessários diversos passos de diversos agentes para que a tecnologia possa ser considerada totalmente segura e compreensiva. Por ora, o importante é aprender cada vez mais como utilizá-la de maneira eficiente.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


B3

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP