FAE destaca papel de Facility Management nas Instituições de Ensino

Encontro reúne gestores para discutir desafios, compartilhar experiências e fortalecer a qualidade dos ambientes educacionais.

Por Natalia Gonçalves

FAE destaca papel de Facility Management nas Instituições de Ensino

Da esquerda para a direita: Fernando Pellario Nogueira, coordenador de Serviços do Colégio Miguel de Cervantes, Luciano Brunherotto, fundador da ARO Facilities Management, Emerson Visentainer, gerente de Facilities do Colégio São Luís, e Rodrigo Cesar Ueda da Luz, coordenador de Facilities no Colégio Visconde de Porto Seguro. Foto: Natalia Gonçalves 


O primeiro encontro do grupo FAE - Facilities em Ambientes Educacionais aconteceu nesta quinta-feira (08). O evento reuniu gestores de diversas instituições, com o objetivo de promover o compartilhamento de conhecimentos e experiências, além de discutir os desafios específicos da gestão de Facilities em ambientes escolares.

Durante a abertura do evento, Rodrigo Cesar Ueda da Luz, coordenador de Facilities no Colégio Visconde de Porto Seguro, destacou a relevância da área de Facility Management (FM) nas escolas. Foi enfatizado que o diferencial do FM no ambiente educacional está diretamente ligado ao impacto na aprendizagem dos alunos.

A qualidade do ar, da água, a manutenção dos sistemas de climatização e das instalações esportivas são fatores que influenciam diretamente o desempenho e o bem-estar dos estudantes. "Podemos ter os melhores professores e tecnologias, mas sem uma equipe de Facilities eficiente, o aluno será prejudicado", afirma Rodrigo.

Desafios e diferenças do Facility Management em escolas
O evento também abordou as diferenças entre a gestão de Facilities em instituições de ensino e outros setores, como hospitais e shopping centers. Nas escolas, o "cliente" principal, ou seja, o aluno, permanece na instituição por um período longo, de até 16 anos, o que requer uma abordagem focada não apenas na manutenção dos espaços, mas também na contribuição para a formação integral do estudante.

Os palestrantes ressaltaram a necessidade de um FM que vá além da simples gestão de ativos e espaços, colocando em destaque o papel fundamental desses profissionais na formação dos alunos. Foi mencionada a importância de se ter uma gestão organizada e proativa, capaz de atender às emergências e de garantir um ambiente propício ao desenvolvimento educacional.

Formação do Grupo FAE
O grupo "FAE" foi formalizado a partir da necessidade percebida pelos fundadores de criar uma rede estruturada de troca de experiências e conhecimentos técnicos entre os gestores de Facilities de escolas. A primeira reunião oficial aconteceu em outubro de 2023, no Colégio Miguel de Cervantes, em São Paulo, e marcou o início de uma série de encontros que visam promover o benchmarking, o networking e a disseminação de boas práticas entre os profissionais da área.

Os organizadores destacaram que o FAE é um grupo sem fins lucrativos, com objetivo de proporcionar eventos técnicos e palestras que contribuam para a melhoria da gestão de Facilities nas instituições de ensino. A diretoria do grupo é composta por Emerson Visentainer, gerente de Facilities do Colégio São Luís, Fernando Pellario Nogueira, coordenador de Serviços do Colégio Miguel de Cervantes, e Rodrigo Cesar Ueda da Luz, e já conta com a participação de 14 escolas.

Perspectivas e próximos passos
O encontro também contou com a apresentação de cases de sucesso e com a palestra de Luciano Brunherotto, especialista em Facilities e Properties Management. Com destaque para a importância de indicadores de desempenho que realmente reflitam os objetivos finais das instituições, Luciano falou sobre a importância de contratos focados em resultados efetivos.

Assim, o evento encerrou com uma sessão de perguntas e respostas, onde os participantes puderam discutir as dores e desafios do dia a dia na gestão de Facilities. Com o objetivo de ser um catalisador de mudanças e melhorias para Facility Management em instituições educacionais, o FAE pretende realizar muitos outros encontros no futuro.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP