Novo nicho pode revolucionar o setor hospitalar

Um casamento perfeito impactando hospitais de grandes redes no Brasil e no Mundo.

Por Mateus Murozaki

Um novo nicho no mercado hospitalar

Foto: Divulgação

É fato que hospitais devem ser planejados para promover bem-estar e aconchego para seus residentes, e existem maneiras óbvias de alcançar esse objetivo. Arquitetura, higiene, segurança... os exemplos são diversos e já foram amplamente discutidos por profissionais do setor. No entanto, há um aspecto pouco reconhecido, mas que pode trazer diversos benefícios a um ambiente de saúde: o varejo.

Sim, a adição de comércios variados em um hospital pode não parecer a ideia mais comum, mas, comprovadamente, traz vantagens significativas para a gestão hospitalar, além de beneficiar visitantes, pacientes e colaboradores. Lincoln Aragoni, fundador da R2H (Retail to Hospital), é especialista na elaboração de planos de implementação de centros comerciais em unidades de saúde.

Seu primeiro projeto foi no Hospital Israelita Albert Einstein, onde trabalhou por mais de oito anos, cinco deles focados na manutenção da área de varejo. Aragoni explica: "Depois de toda essa experiência, decidi transformar isso em um negócio. Há seis meses, fundei a R2H com o objetivo de profissionalizar essa gestão dentro dos hospitais. Embora hoje seja comum encontrar cafeterias em hospitais, falta uma estratégia eficaz para a ocupação e exploração dos espaços. A R2H ajuda os hospitais a identificar e maximizar o potencial de seus espaços".

Os benefícios são variados. O principal deles é a ocupação de áreas subutilizadas dentro dos hospitais. Aragoni destaca que essa é uma barreira inicial a ser superada, já que muitos gestores acreditam não ter espaço suficiente para lojas. É uma questão de mostrar que o espaço existe, mesmo que esteja oculto.

Além disso, a melhoria na qualidade da experiência dos ocupantes é notável. Embora um hospital não seja o local onde se pensaria em abrir uma loja de conveniência, o fluxo massivo de visitantes cria uma demanda para esses serviços. Eles oferecem alternativas valiosas e ajudam a descomprimir a atmosfera hospitalar, geralmente pesada.

Aragoni também observa que, além de criar um novo nicho no mercado hospitalar, essa abordagem beneficia o setor varejista ao proporcionar novas oportunidades de operação e receita. Pelo fato de não haver custo por parte dos hospitais e da receita acessória considerável, não existe um grande risco financeiro.

No exterior, hospitais como John Hopkins e Northwestern Memorial já adotaram essa estratégia com sucesso. No Brasil, a ideia ainda está em fase inicial, mas Aragoni acredita que a conscientização sobre seus benefícios pode tornar a abordagem uma prioridade para mais instituições.

Se você se interessa pelo tema e deseja entender mais sobre o varejo hospitalar, não perca a palestra de Lincoln Aragoni no 10º Fórum InfraFM Hospitais & Ambientes de Saúde. Clique aqui para conferir a programação e fazer sua inscrição.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Operações

Carregamento de veículos elétricos em condomínios divide opiniões

Como equilibrar os custos e as preocupações dos condôminos de forma justa e transparente. Leia artigo exclusivo.

Carreira

Fábio Pace Adamo assume Real Estate Management da Volvo

Com mais de 20 anos de experiência, profissional assume gestão em nível nacional.

Mercado

Soluções de economia de água com o fim do desconto da Sabesp

Tecnologias e estratégias inovadoras tornam sustentável o consumo de água.

Workplace

Pinterest transforma escritório em oportunidade de novos negócios

Daiane Silva, Workplace Manager da multinacional, fala sobre gestão focada em clientes externos e cultura flexível.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Diversidade de ideias no 10º Fórum InfraFM Hospitais & Ambientes de Saúde

Evento abordou sustentabilidade, cases de sucesso, otimização de gestão e outros temas em voga no setor.

Revista InfraFM

Guardiões do movimento

Assegurando o bem-estar dos colaboradores ao longo dos 14 mil quilômetros de ferrovias, que cortam nove estados brasileiros.

Revista InfraFM

Oportunidades e inovações no World Workplace 2024 da IFMA

Transformando o setor de FM com foco em tecnologia e sustentabilidade

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP