TELELOK
 

Novo nicho pode revolucionar o setor hospitalar

Um casamento perfeito impactando hospitais de grandes redes no Brasil e no Mundo.

Por Mateus Murozaki

Um novo nicho no mercado hospitalar

Foto: Divulgação

É fato que hospitais devem ser planejados para promover bem-estar e aconchego para seus residentes, e existem maneiras óbvias de alcançar esse objetivo. Arquitetura, higiene, segurança... os exemplos são diversos e já foram amplamente discutidos por profissionais do setor. No entanto, há um aspecto pouco reconhecido, mas que pode trazer diversos benefícios a um ambiente de saúde: o varejo.

Sim, a adição de comércios variados em um hospital pode não parecer a ideia mais comum, mas, comprovadamente, traz vantagens significativas para a gestão hospitalar, além de beneficiar visitantes, pacientes e colaboradores. Lincoln Aragoni, fundador da R2H (Retail to Hospital), é especialista na elaboração de planos de implementação de centros comerciais em unidades de saúde.

Seu primeiro projeto foi no Hospital Israelita Albert Einstein, onde trabalhou por mais de oito anos, cinco deles focados na manutenção da área de varejo. Aragoni explica: "Depois de toda essa experiência, decidi transformar isso em um negócio. Há seis meses, fundei a R2H com o objetivo de profissionalizar essa gestão dentro dos hospitais. Embora hoje seja comum encontrar cafeterias em hospitais, falta uma estratégia eficaz para a ocupação e exploração dos espaços. A R2H ajuda os hospitais a identificar e maximizar o potencial de seus espaços".

Os benefícios são variados. O principal deles é a ocupação de áreas subutilizadas dentro dos hospitais. Aragoni destaca que essa é uma barreira inicial a ser superada, já que muitos gestores acreditam não ter espaço suficiente para lojas. É uma questão de mostrar que o espaço existe, mesmo que esteja oculto.

Além disso, a melhoria na qualidade da experiência dos ocupantes é notável. Embora um hospital não seja o local onde se pensaria em abrir uma loja de conveniência, o fluxo massivo de visitantes cria uma demanda para esses serviços. Eles oferecem alternativas valiosas e ajudam a descomprimir a atmosfera hospitalar, geralmente pesada.

Aragoni também observa que, além de criar um novo nicho no mercado hospitalar, essa abordagem beneficia o setor varejista ao proporcionar novas oportunidades de operação e receita. Pelo fato de não haver custo por parte dos hospitais e da receita acessória considerável, não existe um grande risco financeiro.

No exterior, hospitais como John Hopkins e Northwestern Memorial já adotaram essa estratégia com sucesso. No Brasil, a ideia ainda está em fase inicial, mas Aragoni acredita que a conscientização sobre seus benefícios pode tornar a abordagem uma prioridade para mais instituições.

Se você se interessa pelo tema e deseja entender mais sobre o varejo hospitalar, não perca a palestra de Lincoln Aragoni no 10º Fórum InfraFM Hospitais & Ambientes de Saúde. Clique aqui para conferir a programação e fazer sua inscrição.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP