Em outubro de 2020, Karina Silva, assistente administrativa da Japan Tobacco International (JTI), enfrentava problemas por conta de obras feitas pelo vizinho da casa em que ela é locatária. Sem saber qual caminho tomar para ser ressarcida pelos prejuízos, lembrou que poderia contar com a empresa em que trabalha para ajudá-la por meio do programa Amparo.
"Eu não sabia quem era o responsável para arrumar os danos da obra e no mesmo dia em que procurei a consultoria jurídica do Amparo, recebi o retorno dizendo que um advogado entraria em contato. No dia seguinte, ele me orientou rapidamente como proceder, foi tudo muito rápido e fácil, assim consegui saber a quem cobrar pelos prejuízos", lembra.
O programa Amparo - Com o slogan, "Se precisar é só chamar", o programa Amparo foi lançado em 2019 e fornece, entre seus serviços, suporte psicológico, financeiro e jurídico aos colaboradores efetivos da organização e suas famílias (filhos menores de 18 anos, cônjuge ou companheiro[a]). Tem como objetivo promover e reforçar a saúde e bem-estar físico e emocional dos colaboradores.
Durante a pandemia - com a tendência de as pessoas apresentarem dificuldades de lidar com o isolamento social, mudanças na rotina e dificuldades financeiras -, houve maior incentivo da JTI para que os benefícios já oferecidos pelo Amparo anteriormente fossem utilizados, o que consequentemente gerou maior adesão ao programa. Entre eles estão aconselhamento sobre como lidar com a ansiedade e preocupações, como comunicar informações relacionadas ao novo coronavírus para crianças, como ser eficiente no trabalho remoto, entre outras ações.
O programa é gratuito, sigiloso e fornece apoio aos colaboradores para que eles possam administrar os desafios da vida pessoal, familiar, social e do trabalho. Os atendimentos são realizados por telefone e e-mail 24 horas por dia, sete dias por semana.
"Entendemos que a pandemia foi um momento desafiador, por isso tivemos a iniciativa de reforçar o programa Amparo para fortalecer o bem-estar emocional dos nossos colaboradores. Além disso, uma pesquisa interna com os colaboradores mostrou que ao longo desse período muitos passaram a utilizar o programa, pois se sentiram mais confiantes para falar sobre seus problemas", afirma Coretti La Cava Junior, diretor de EHS e Sustentabilidade, área responsável por gerenciar o programa na empresa.
Em abril deste ano, Karina contou novamente com a ajuda do Amparo, dessa vez buscando um apoio psicológico para a mãe. "Eu não sabia onde procurar ajuda. Também tive um retorno muito rápido do psicólogo, que me orientou como proceder. Foram cinco consultas on-line, nas quais ele me explicou o que deveria ser feito em cada fase, até o início de um tratamento mais efetivo para ela em outro local", afirma.
A assistente administrativa lembra ainda que nunca havia tido uma experiência desse tipo em outros lugares em que trabalhou anteriormente. Ela recorda que na empresa onde atuava, mesmo quando estava internada por conta de um problema de saúde, teve que trabalhar remotamente do hospital, o que para ela demonstrou grande falta de respeito e cuidado pelo colaborador.
"Trabalhar em uma empresa que enxerga o colaborador como uma pessoa, o respeita e o apoia em todos os momentos, principalmente durante a pandemia, fez com que eu me sentisse segura durante todo esse tempo. Em tudo que precisei, tive todo o suporte da JTI, o que fez com que a minha vida pessoal e profissional ficasse muito mais organizada. Hoje eu consigo dar mais atenção para a minha família e estudos e ao mesmo tempo render no trabalho", comemora.
Top Employer 2022 - O programa Amparo é uma das muitas iniciativas que fizeram com que a JTI fosse avaliada e certificada este ano com o primeiro lugar no prêmio Top Employer Brasil, além de figurar na lista pela quinta vez consecutiva. Além disso, globalmente, a JTI também foi reconhecida como Top Employer América Latina, conquistando também o primeiro lugar, e Top Employer Global.
"Ano a ano, a JTI trabalha para colocar em prática as melhorias trazidas pelos próprios colaboradores por meio de pesquisas de engajamento. A primeira colocação no Top Employer 2022 é prova do compromisso da empresa em cada vez mais aprimorar tais práticas. O nosso objetivo é atrair, desenvolver e reter talentos de alto desempenho. É por isso que os nossos pilares estratégicos estão alinhados para criar um ecossistema que cria experiências positivas, fornecendo as ferramentas necessárias para posicionar e diferenciar a JTI como importante marca empregadora", detalha Thiago Dotto, diretor de Pessoas & Cultura da JTI.
A pesquisa internacional anual é uma avaliação independente realizada pelo Top Employers Institute, que reconhece os principais empregadores em todo o mundo: aqueles que oferecem excelentes condições aos colaboradores, nutrem e desenvolvem talentos em todos os níveis da organização e que se esforçam para otimizar continuamente boas práticas de trabalho.
Karina Silva, assistente administrativa da Japan Tobacco International (JTI).
Foto: Divulgação.