3º Fórum InfraFM Indústrias
 

A tecnologia aliada no combate à pandemia: Chronus i-Passport

[Vitrine Facilities] App funciona como uma carteira de vacinação digital

​Da mesma forma em que a tecnologia colabora com médicos no diagnóstico precoce de enfermidade e indicando processos terapêuticos mais eficazes, aumentando as possibilidades de cura nas mais diversas especialidades, ela é também uma importante ferramenta aliada no combate à disseminação do coronavírus. Destaca-se, neste sentido a Chronus i-Passport, da empresa franco-brasileira Mooh Tech.

Largamente utilizado em vários países e em alguns estados e municípios do Brasil, o i-Passport é um passaporte de profilaxia, ou seja, uma carteira de vacinação digital. Ele registra informações como vacinas e resultados de testes, tendo a funcionalidade de um cartão de vacinação nacional e internacional, e um passaporte convencional, caso esteja condicionado ao acesso de alguns países. Tudo isso em um único e prático aplicativo de smartphone.

O Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) habitual é uma espécie de carteirinha internacional de vacinação. Por meio dela, é possível o cidadão provar às autoridades de imigração que está devidamente vacinado contra diversas doenças. O documento é emitido em papel e em casos de perda ou extravio os percalços são burocráticos e extremamente desagradáveis, principalmente, aos viajantes.

Pensando nisso, e por experiência própria, o piloto de avião e desenvolvedor de software brasileiro residente em Paris, Everton Cruz criou, ainda em 2013, o aplicativo. "Por diversas vezes, trabalhando como piloto, funcionário de multinacionais, como Microsoft, e, ainda antes, como modelo, me encontrei nessa situação de ou não estar com o CIVP ou até mesmo a autoridade imigratória não aceitar o documento" conta Cruz.

A Chronus, que é a plataforma na qual o i-Passport está inserido, é direcionada à segurança e à comunicação de emergência, dentro do conceito de smart cities, que são sistemas com pessoas atuando mutuamente e usando energia, materiais, serviços e financiamento para catalisar o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida em geral, inclusive, no que diz respeito à saúde. "Quando a pandemia surgiu, percebemos que a nossa plataforma poderia ser utilizada também no controle da disseminação do vírus", complementa o desenvolvedor.

O funcionamento é simples e o app é de fácil manuseio. Após o usuário baixá-lo, ele será direcionado para o agendamento de um teste de Covid-19 em qualquer unidade de saúde, pública ou privada, que registrará o resultado. Também notificará sobre a aplicação de vacinas de qualquer tipo, em especial COVID-19, que sejam compulsórias para livre movimentação entre cidades, estados e países como por exemplo, a vacina contra a Febre Amarela. Sendo o resultado do exame negativo e o cidadão estando com as vacinas em dia, o sistema gerará um QR Code que será lido por catracas, leitores manuais ou quaisquer outros pórticos de leitura digital.

"Em caso de resultado positivo, o usuário receberá automaticamente a orientação sobre isolamento e avisos serão disparados, através da localização por georreferenciamento e da tecnologia contact tracing, a todos os outros usuários que, de alguma maneira, teve contato", explica Jonas Carlos Girão, sócio e representante da tecnologia no Brasil.

O i-Passport também envia notificações sobre o vencimento das vacinas do usuário e segue todas as diretrizes de respeito à privacidade, pois, disponibiliza os dados apenas para as autoridades sanitárias locais. Além disso, o aplicativo mantém convênios com laboratórios e redes de farmácias para facilitar a realização de exames e, posteriormente, a vacinação. Sua instalação é gratuita, contudo, algumas funcionalidades são reservadas à versão premium.

Importante salientar que o i-Passport não é o autorizador de entrada nos países, pois, o responsável por isso são as autoridades governamentais. O app é uma ferramenta facilitadora sanitária para tal acesso.

"O grande diferencial do nosso sistema é que ele não é voltado apenas ao Covid-19. É um app multifuncional, com registro de dados, como quaisquer tipos de vacinas, possibilitando o acompanhamento da imunização dos cidadãos e, portanto, podendo estabelecer protocolos médicos e sanitários que permitam evitar o surgimento de novas pandemias e epidemias. Outra vantagem é que o aplicativo pode ser usado como um pequeno prontuário médico, tornando o dia a dia do usuário mais prático e seguro, pois, a equipe de emergência poderá acessar seus dados médicos na eventualidade de um acidente ou mal-estar súbito", finaliza Everton.

Foto: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Cassia e Brita

Mais lidas da semana

Operações

Japan House: de visita da princesa do Japão à conquista de LEED

Bruno Mattedi, supervisor de operações da instituição cultural, compartilha insights sobre desafios do dia a dia e conquista da certificação.

Operações

Quatro iniciativas da Telhanorte Tumelero para reduzir impacto ambiental

Diretora de operações gerais fala sobre programa de sustentabilidade da varejista e impacto do setor de construção no meio ambiente.

UrbanFM

Enel X introduz Zona Sul de SP no mercado de carros elétricos

Novo eletroposto vai de encontro ao crescimento do mercado de veículos sustentáveis no Brasil.

Mercado

De volta ao Brasil, Erika Porcaro retorna a Telelok

Conheça a jornada de coragem, resiliência e inovação da mãe do Noah.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP