TELELOK
 

Fortalecimento da saúde emocional de crianças

Projeto tem foco em desenvolver habilidades emocionais e sociais sobre o autoconhecimento na infância

​A verdadeira transformação que se espera para o mundo deve começar de dentro para fora. E se inicia, principalmente, com as novas gerações. Porém, como auxiliar crianças a se conhecer, reconhecer seu lugar no mundo e ter equilíbrio emocional para lidar com as adversidades da vida?

O Colégio Marista Arquidiocesano, localizado em São Paulo (SP), lança o Interioridade, um projeto que desenvolve habilidades emocionais e sociais por meio de vivências e reflexões sobre o autoconhecimento na infância, promovendo o exercício da empatia, diálogo para a resolução de conflitos e a entender-se para poder lidar com o que se sente, com o que se faz, com os desafios que se impõe, acolhendo melhor a si e aos outros.  

O projeto estimula o pensamento criativo, a consciência corporal e o equilíbrio emocional do aluno, trabalhando práticas de autoconhecimento e autocuidado com os pequenos da Educação Infantil. É proposto um processo de acompanhamento dos estudantes para possibilitar que cheguem à sua dimensão mais profunda e encontrem o que dá sentido à sua vida.  

"O projeto busca desenvolver as habilidades socioemocionais, a capacidade de se reconhecer e se relacionar a partir do equilíbrio pessoal. Seu maior propósito é formar crianças seguras de si, com amor-próprio e autonomia para atuar de forma empática com o outro e consigo mesmas", ressalta a coordenadora de Educação Infantil do Colégio Marista Arquidiocesano, Márcia Sayoko Nanaka.

"Valores como empatia, gratidão e aceitação também são debatidos em grupo pelo projeto que estará na grade curricular dos estudantes. Práticas de respiração, meditação e autoconhecimento fazem parte do projeto. E como as aulas acontecem em casa, por vezes os familiares também são convidados a participar com os alunos, estreitando relações", explica a coordenadora.

O assunto vem ganhando espaço na rotina dos alunos, permeado pelas interações das crianças entre si e com os adultos, pois, na pandemia, as atividades podem ser vivenciadas em família. As práticas estão apoiadas na pedagogia Marista e na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), documento que estabelece os direitos de aprendizagem e desenvolvimento.

"O autoconhecimento é fundamental para que as crianças consigam traçar seu projeto de vida e ter objetivos relevantes para alcançar. É uma proposta pedagógica que abre caminho para o centro do coração humano, o centro do indivíduo, educando sua dimensão interior", destaca Márcia.

Foto: Divulgação


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Carreira

Saúde mental entra no radar das fiscalizações trabalhistas

Em 2024, o Brasil ultrapassou 470 mil afastamentos por transtornos mentais

Operações

A importância da coleta seletiva em ambientes corporativos

Coleta seletiva se torna critério decisivo em contratos de limpeza corporativa e exige soluções práticas, padronizadas e economicamente viáveis

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

Revista InfraFM

Prédio limpo, negócio forte!

Como a opinião do cliente final está moldando o futuro da limpeza profissional

Revista InfraFM

Infraestrutura Hospitalar como Pilar de Excelência

Como a gestão estratégica de Engenharia, Real Estate e Facilities contribui para consolidar o Hospital Israelita Albert Einstein como referência mundial

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP