Copa: empresas investem em áreas de convivência para estimular encontros nos escritórios

Companhias apostam na evolução de ambientes para cativar colaboradores, estreitar vínculo e promover confraternização durante as partidas no Catar

Com chopeira e telão, espaço da ONE será usado pela empresa durante o Mundial

Depois de precisarem se reinventar no processo de adaptação ao trabalho híbrido ou 100% remoto durante as fases mais críticas da pandemia da Covid-19, as empresas hoje vivem a realidade de tornar os seus espaços físicos cada vez mais atrativos para estimular funcionários a estarem presentes com a maior frequência possível após eles se acostumarem a cumprir as suas tarefas à distância. Em meio a esse novo panorama, muitas companhias apostam em aprimorar os seus ambientes de convivência com a chegada dos jogos no Catar, a partir de 20 de novembro.

A ideia é que esses locais tragam o benefício futuro de poderem ser utilizados com frequência para abrigar outros eventos e serão um legado importante para o cotidiano diário dos funcionários, que desfrutarão de uma nova estrutura para atividades do trabalho, como treinamentos, eventos e pequenas reuniões, além de serem usados para os momentos de pausa e descontração.

Um exemplo de quem investiu de maneira significativa na melhoria dos seus ambientes de trabalho é a ONE (Ocean Network Express), companhia de transporte marítimo com escritório na Avenida Paulista, em São Paulo. E ao promover, a partir de 2019, um processo de mudança cultural, na qual trocou o perfil formal por outro mais descontraído, a firma instalou até uma chopeira em sua remodelada área de convivência.

A AKMX Arquitetura e Engenharia, empresa com 20 anos de atuação no mercado corporativo, executou o projeto para transformar este local da ONE, que teve como resultado espaços mais arejados, funcionais e modernos.

Será justamente neste ambiente, batizado com o nome Ocean Lounge, que os funcionários poderão acompanhar os jogos do Brasil do torneio de futebol mais esperado pelos torcedores. A estreia, contra a Sérvia, acontecerá em 24 de novembro, uma quinta-feira, sendo que as três primeiras partidas da seleção brasileira no Catar ocorrerão em dias normais de trabalho, sempre na parte da tarde (pelo horário de Brasília).

"Durante a competição, que está muito presente na cultura brasileira a cada quatro anos, o país para pra ver a seleção. Com isso, a ideia da empresa é exibir as transmissões das partidas no lounge para que os funcionários possam desfrutar do espaço, interagindo com os colegas de trabalho e com o serviço de conveniência disponível a eles, sem ter a necessidade de sair às pressas para voltar para suas casas, evitando congestionamento no trânsito e transporte público lotado", ressalta Hermírio Inamura, gerente administrativo da ONE.

A arquiteta Denise Morares, diretora de criação da AKMX, também ressalta a importância de as empresas pensarem nestes espaços como aliados em estratégias de retenção de talentos. "Esses locais, denominados como Work Lounges, favorecem a sinergia entre funcionários, colaboradores e clientes. Essas características de 'ajustes físicos' reforçam a tendência de que os escritórios serão um lugar de compartilhar experiências e de encontros dentro das empresas", destaca Denise.

Bárbara Ferreira Alves, gerente de marketing da ONE, descreve as comodidades do lounge da empresa, que possui um enorme telão de LED, com 12,5 m de comprimento e 2,5 m de altura, cuja qualidade de imagem impressiona, e ainda conta com um videogame integrado, disponível para ser utilizado pelos funcionários nas horas livres do expediente. "O espaço tem chamado muito a atenção dos colaboradores, pelos mobiliários atrativos descontraídos e a vista privilegiada do ambiente externo, que favorece bastante a iluminação natural. Trouxemos opções diversas de interação, como uma máquina de fliperama e uma área para quem quiser praticar tênis de mesa, além de alguns jogos de tabuleiro", ressalta Bárbara, lembrando também que o chope é liberado para os empregados às sextas-feiras, após as 17h. "Isso faz com que os colaboradores se identifiquem com o ambiente e torna o escritório um lugar mais amistoso", complementa.

Hermírio Inamura, por sua vez, destaca que a pandemia serviu como um impulso para promover uma revolução na empresa, que se tornou possível, em parte, por conta do projeto que a AKMX executou. "Surgiu a oportunidade de criarmos um novo conceito de escritório e mudar a forma de trabalhar. Como a empresa implementou o trabalho híbrido, pensamos na oportunidade de os funcionários virem ao escritório e terem mais contato uns com os outros. Assim surgiu a ideia do Ocean Lounge, que pode ser utilizado conforme as necessidades, seja de lazer ou trabalho", diz o gerente administrativo da ONE.

Fotos: Divulgação



Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
Reciclagem transforma despesa em receita

Grupo Maeda explica como contar com um parceiro adequado para processar resíduos traz vantagens para empresas de qualquer porte ou segmento

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP